• Nenhum resultado encontrado

Características de parques presentes no TECNOPUC, segundo a visão das empresas

4.2 ANÁLISE DAS ENTREVISTAS DAS EMPRESAS

4.2.4 Características de parques presentes no TECNOPUC, segundo a visão das empresas

Na presente subseção serão listadas as características genéricas do TECNOPUC que foram reconhecidas pelos respondentes das empresas como presentes no Parque.

Esta pergunta teve como objetivo identificar se as referidas características influenciam as empresas a adotarem iniciativas sustentáveis pelo fato de estarem instaladas no TECNOPUC. Assim, foram avaliadas as características genéricas dos ecoparques industriais (EPI), na mesma linha dos gestores do Parque (ver subseção 4.1.4), desta vez ante a percepção das empresas com a intenção de descobrir se essas características fazem parte também dos parques tecnológicos e entender se existe relação entre os dois (parques tecnológicos e ecoparques) como fatores influenciadores na adoção de iniciativas sustentáveis.

Seguindo a mesma linha desenvolvida na classificação das características reconhecidas pelos gestores do TECNOPUC, as características genéricas apresentadas no Quadro 29 são somente aquelas marcadas como existentes por alguma das empresas. Optou-se por excluir desse quadro as características marcadas por unanimidade pelas empresas como não existentes ou não aplicadas no parque.

Quadro 29 – Características genéricas reconhecidas pelas empresas

Código Características genéricas Empresa A Empresa B Empresa C

GG1 As empresas recebem apoio de gestão e assessorias

ofertadas pelo Parque.

GG2 O Parque proporciona atividades de P&D para as

empresas.

GG3 Favorece a realização de pesquisas acadêmicas.

GG4 Promove o desenvolvimento local e regional.

GG5 Desenvolve atividades de investigação científica.

GG6 Desenvolve atividades com ênfase na criação de empresas

por meio da oferta de suporte ao empreendedor.

GG7 Permite o desenvolvimento de atividades empresariais.

GG8 Facilita atrações de empresas a partir da empresa âncora. X X

GG9 Permite a integração de negócios centralizados como uma

cidade.

GG10 Há a presença de incubadoras como sendo importantes

elementos do Parque.

GG12 Promove a relação entre instituições de ensino e empresas.

GG13 Permite a transferência de tecnologias de pesquisas das

instituições acadêmicas para as empresas do Parque.

GG14 Proporciona elo entre pesquisa acadêmica e aplicada.

GG15 Está próximo a centros de P&D.

GG16 Está próximo à instituição de ensino.

GG17 Está inserido em projetos maiores, produto das relações

ciência–indústria–governo. X

GG19 Disponibiliza bons ambientes profissionais.

GG20 Promove o crescimento e o desenvolvimento econômico

das regiões onde está inserido.

GG21 Fornece vínculos com P&D.

GG22 Fornece vínculos com instituição de ensino. X

GG23 Fornece vínculos com setores tecnológicos de ponta. X

CG24 Impulsiona o desenvolvimento de projetos ambientais nas

empresas. X X

GG27 Promove a parceria entre empresas. X X

GG29 Permite a redução de custos e o aumento de

produtividade.

GG33 Promove a boa imagem pública das empresas.

GG35 Promove a eficiência energética. X X

GG36 Promove a eficiência ambiental e econômica. X X

GG37 Facilita o acesso a novas fontes de capital e a um menor

custo. X X

GG38 Promove a economia de recursos e a proteção do meio

Código Características genéricas Empresa A Empresa B Empresa C

GG39 Permite o melhoramento dos processos de engenharia. X X

GG40 Promove a cooperação entre diferentes setores.

GG42 Facilita o alinhamento à cultura organizacional. X

GG43 Fomenta o apoio externo por parte de entidades

governamentais e não governamentais. X X

GG44 Fornece infraestrutura amigável com o meio ambiente.

Total de características reconhecidas pelas empresas

como existentes no TECNOPUC 30 25 25

Fonte: A autora.

Como o acontecido com os gestores do Parque (ver subseção 4.1.4), de acordo com o quadro anterior, as empresas reconheceram como presentes no TECNOPUC a maioria das características genéricas. Não se observa uma diferença marcante de desacordos entre as empresas quanto às características presentes no Parque, dado que, das 46 características listadas, foi reconhecida pela Empresa A a presença de 30 características aplicáveis no TECNOPUC. Essa empresa marcou como não presentes no Parque as características de códigos CG24, GG35, GG36 e GG38. No caso da Empresa B, foram reconhecidas como presentes 25 características genéricas e como não presentes 9 delas, as de códigos CG8, CG17, CG22, CG23, CG27, CG37, CG32, CG42 e CG43. Observa-se que, segundo a Empresa C, estão presentes no Parque o mesmo número de características identificado na Empresa B, 25 características, não estando presentes nesta empresa as de códigos CG8, CG24, CG27, CG35, CG36, CG37, CG38, CG39 e CG43.

Com a finalidade de confirmar a presença das características listadas no Parque, os respondentes argumentaram sobre algumas delas. Sobre se o parque proporciona atividades de P&D para as empresas (CG2), por exemplo, a Empresa A aludiu ao fato de ter essa oportunidade por estar inserida dentro do TECNOPUC, podendo transformar recursos financeiros em projetos de P&D. Nem sempre se encontraram respostas positivas quanto à presença de algumas características dentro do Parque, como foi o caso da característica de código CG8 – Facilita atrações de empresas a partir da empresa âncora, visto que, para o caso da Empresa A, nem sempre foi bom ter acesso às empresas âncoras, porque essas careciam de mão de obra para as menores por almejar muitos colaboradores, afetando, com isso, negativamente as pequenas. Esse fato precisou da intervenção do Parque, com vistas à promoção de um equilíbrio na oportunidade de participação de todas as empresas de forma proporcional às demandas de seus colaboradores. Sobre a característica de código CG19, essa empresa comentou que, embora exista essa interação

de cidades dentro do Parque, ainda é muito tímida e que se precisa de muitas melhorias nos serviços prestados pelo campus. Sobre a característica CG33, a mesma empresa afirmou que, indiscutivelmente, estar no Parque dá um status maior à imagem da empresa. Concluiu seu comentário fornecendo informações sobre o desenvolvimento de atividades que confirmam a presença da característica de código CG 37, que trata do acesso a novas fontes de capital, alegando que o Parque possibilita o acesso a editais.

A Empresa B também fez menção a alguns aspectos negativos, como foi o caso do argumento fornecido pelo respondente para marcar a característica de código CG16, tendo comentado que o ambiente do TECNOPUC e o da universidade são extremante colaborativos, com pessoas de várias áreas de conhecimento trabalhando em um único projeto. O que se percebe na Universidade é a desintegração interdisciplinar dos diferentes programas de estudo, como citou: “Um aluno de administração trabalha só com outro de administração, os de engenharia trabalham com engenheira”. Acrescentou que não existe uma integração interdisciplinar entre os programas de estudo fornecidos pela Universidade, o que existe são várias faculdades, mas não uma universidade. Conclui sua resposta dizendo:

O Parque está muito próximo da Universidade e a anos luz de distanciamento da Universidade. Essa tem muita dificuldade de se aproximar do mercado. Existem muitos conceitos que a pessoa precisar entender para depois aplicar na prática, mas eu vejo esse distanciamento muito grande do que se aprende dentro da Universidade, do que se precisa pelo menos no TECNOPUC. O TECNOPUC vai muito até a Universidade, mas a Universidade não vem até o TECNOPUC. (Empresa B).

A Empresa C não se referiu a como estão se desenvolvendo essas características no TECNOPUC, senão fez menção a aspectos que poderiam ser melhorados pelo Parque no desenvolvimento dos seus processos. Afirmou que o Parque se movimenta num padrão estritamente burocrático e, ao contrário, deveria trabalhar para ser mais aberto a discussões, dado que, para essa empresa, alguns processos internos do Parque não têm sentido e deveriam ser revisados e atualizados. A empresa enfatizou que deveria haver uma melhor divulgação da riqueza dos recursos inseridos nas características genéricas para facilitar sua disponibilidade às empresas dentro do Parque.

O Quadro 30 a seguir apresenta as características genéricas eliminadas por unanimidade pelos respondentes das empresas.

Quadro 30 – Características genéricas não reconhecidas pelas empresas

Código Característica genérica Empresa A Empresa B Empresa C

GG11 É especializado em ferramentas de gestão. X X X

CG18 Há a presença de sistemas de informação (TI), bons e

atualizados. X X X

GG26 É um exemplo de como minimizar impactos ao meio

ambiente. X X X

CG28 Compartilha informação referente ao consumo de água,

energia, infraestrutura e espaços naturais. X X X

Fonte: A autora.

Para a característica de código CG28, as empresas avaliaram que, definitivamente, o Parque não impulsiona a sustentabilidade nas empresas. Elucidaram a ausência de mecanismos facilitadores e promotores dessa dinâmica referentes ao consumo de água e energia, entre outros aspectos envolvidos no cuidado dos recursos da natureza. Também mencionaram a falta de comunicação ou assessoria por parte do Parque e a respeito de suas áreas de atuação, como, por exemplo, sobre o tema da legislação. Com a transmissão desses conhecimentos às empresas, essas poderiam ser incentivadas a desenvolver estratégias para pensar mais nos impactos ao meio ambiente. A maioria das empresas disse que, por ora, só pensa que não tem impactos negativos ao meio ambiente por ser uma indústria limpa.

4.2.5 Relacionamento das características de parques com as iniciativas sustentáveis, na