• Nenhum resultado encontrado

4. METODOLOGIA

4.1. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA

A área de estudo corresponde à Candangolândia, que tem sua origem confundida com o início da construção de Brasília. A região que hoje é a Candangolândia abrigava os candangos, como eram chamados os operários que viam de outras regiões para que trabalharam na construção da nova capital, e teve seu primeiro acampamento construído em 1956 (LEÃES, 2014).

Atualmente, a Candangolândia corresponde à Região Administrativa-RA XIX do Distrito Federal. Como pode ser visto na Figura 4.2, a localização da Candangolândia limita-se:

• Ao sul, RA XXIV – Park Way;

• Ao norte, RA I – Brasília;

• A leste, RA XVI – Lago Sul;

• A oeste, RA VII – Núcleo Bandeirante e RA X - Guará.

Figura 4.2 Localização da RA XIX – Candangolândia (Adaptado de CODEPLAN, 2018).

Segundo os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio de 2018 (PDAD 2018), a população urbana estimada da Candangolândia é de 16.489 habitantes. A totalidade dos

30

domicílios conta com abastecimento de água e 97% contam com coleta de rede de esgoto.

Já a rede de água pluvial atende 76,6% dos domicílios pesquisados.

4.4.1. Drenagem Urbana

De acordo com o PDDU-DF e com o Plano Distrital de Saneamento Básico, a Candangolândia possui seu sistema de drenagem implantado com uma rede cobrindo essa área correspondente 2,52 km². A Figura 4.3 apresenta o mapa do sistema de drenagem urbana da área de estudo. O mapeamento da drenagem urbano foi realizado por meio da base de dados disponibilizada pela ADASA e NOVACAP.

Figura 4.3 Mapa do Sistema de Drenagem Urbana da RA XIX- Candangolândia.

A RA-XIX encontra-se em local onde a rede de drenagem é considerada problemática. Isso deve ao fato do sistema ter sido implantado há pelo menos 30 anos e, ao longo dos anos, a região sofreu grande adensamento populacional e, consequente, aumento da impermeabilização do solo, apresentando alto coeficiente de impermeabilização. A Figura 4.4 apresenta o processo de ocupação da região. A RA em questão apresenta duas áreas críticas de alagamento: Via do Contorno e Ruas do Transportes próximo ao balão e CBMDF.

31

Figura 4.4 Processo de ocupação urbana da RA XIX - Candangolândia (Adaptado de CODEPLAN, 2018).

A Figura 4.5 a seguir apresenta o mapa de suscetibilidade a alagamento no Distrito Federal e a Candangolândia encontra-se em uma região de médio e alto risco de alagamento de acordo com a metodologia utilizada pelo Plano Distrital de Saneamento Básico que adotou os seguintes parâmetros:

• Declividade;

• Evento crítico monitorado o avaliado (Defesa Civil);

• Ocupação do solo;

• Densidade;

• Sistema de drenagem;

• Tipo de solo;

• Pluviometria;

• Volumes excedentes (PDDU- DF).

32

Figura 4.5 Mapa de Zoneamento de Risco de Alagamento no Distrito Federal (Serenco, 2017).

4.1.2. Ordenamento territorial

O Plano Diretor Local (PDL) da Região Administrativa da Candangolândia foi instituído pela Lei Complementar nº 97 de 1998 que regula o uso e a ocupação do solo na região. O território da RA XIX está inserido na APA das Bacias do Gama e Córrego do Veado, e conforme o macrozoneamento do PDOT-DF, localiza-se nas Zona Urbana de Consolidação e Zona de Conservação Ambiental. O PDL divide o uso do solo urbano em residencial e não-residencial. O uso não residencial divide-se em comercial, institucional e industrial. Além disso, a região compreende a Área Relevantes de Interesse Ecológico (ARIE) “Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo”, Parque Ecológico da Candangolândia e o Jardim Zoológico de Brasília. O Santuário é área de proteção permanente criada através do Decreto nº 1.138 de 1988 e o Parque foi criado pela Lei nº 1300 de 1996.

As Figuras 4.6 e 4.7 a seguir representam, respectivamente, o zoneamento territorial e mapa de uso e ocupação da área de estudo. Para a elaboração do referido mapa foi utilizada ortofoto disponibilizada pelo GeoPortal/DF da SEGETH datada de 2019. O mapa de uso e

33

ocupação foi elaborado por vetorização manual em escala de 1/5000 e foram propostas quatro categorias para a classificação do uso e ocupação.

Figura 4.7 Mapa de uso do solo da RA XIX – Candangolândia

Figura 4.6 Zoneamento da RA XIX – Candangolândia (Adaptado de CODEPLAN, 2015).

34 4.1.3. Hidrografia

A área de estudo está inserida na bacia hidrográfica do Lago Paranoá e engloba o córrego Guará e curso final do córrego Riacho Fundo. O córrego Guará é afluente do córrego Riacho Fundo, encontro este que ocorre dentro da Candangolândia. O córrego Riacho Fundo, por sua vez, se estende até o encontro do Lago Paranoá fato que ocorre fora da região administrativa. A Figura 4.8 mostra a hidrografia da região.

4.1.4. Clima, solo e vegetação

A Candangolândia está dentro do território Distrito Federal que se caracteriza pelo clima com duas estações bem definidas ao longo do ano. Uma estação fria e seca, de maio a setembro, e outra estação quente e úmida, de outubro a abril. A temperatura média anual varia de 18º a 22º C (LEÃES, 2014). A vegetação predominante na região é Cerrado com manchas de cerrado denso e campo limpo (Figura 4.9).

De acordo com a classificação da Embrapa, a região de estudo, assim como a cidade de Brasília e outras áreas urbanizadas, é caracterizada como Área Urbana, onde a cobertura do solo já foi modificada a ponto de perder as características naturais. Para a finalidade deste trabalho foi considerado que o solo das sub-bacias analisadas possui característica de Latossolos Vermelho-Escuros e Latossolo Vemelho-Amarelos. Estes solos são altamente Figura 4.8 Hidrografia e Bacia Hidrográfica da RA XIX - Candangolândia (Adaptado de

CODEPLAN, 2018).

35

intemperizados, profundos e produzem baixo escoamento superficial e alta infiltração, incluídos, portanto, no grupo hidrológico A.

Figura 4.9 Solo e vegetação da RA XIX – Candangolândia.

4.1.5. Relevo

Para obter a caracterização do relevo da Candangolândia, foi necessária gerar um Modelo Digital de Elevação (MDE) com curvas de nível espaçadas de 1 em 1 metro. Depois de gerado o MDE, utilizou-se a ferramenta Slope no programa ArcGIS para gerar as declividades. A declividade foi, então, calculada em porcentagem e dividida, de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos da EMBRAPA, nas seguintes classes:

• Plano: 0 a 3%;

• Suave-ondulado: 3 a 8%;

• Ondulado: 8 a 20%;

• Forte-ondulado: 20 a 45%;

• Montanhoso: 45 a 75%;

• Forte-montanhoso: > 75%.

A Candangolândia caracteriza-se pelo relevo plano e suave-ondulado, com declividades menores que 8%, conforme pode ser visto no mapa da Figura 4.10 e nas fotos das Figura 4.10.

A partir do MDE foi possível ainda a análise da hipsometria da região que permitiu a melhor visualização dos aspectos topográficos da região. A variação de altitude da área chega a 62,3

36

metros conforme pode ser visualizado na Figura 4.11. O ponto de menor cota da área está a 1000,00 metros de altitude e o de maior cota a 1062,29 metros de altitude.

Figura 4.10 Mapa de declividade da RA XIX – Candangolândia.

Figura 4.11 Relevo das ruas da RA XIX – Candangolândia.

37

Figura 4.12 Mapa Hipsométrico da RA XIX – Candangolândia.

4.1.6. Uso e ocupação da RA XIX - Candangolândia

Em visita, realizada em 28 de outubro de 2018, verificou-se intenso adensamento urbano formado, majoritariamente, por edificações geminadas com aproveitamento de todo o lote.

O arranjo urbano e a pouca disponibilidade de áreas verdes são fatores que prejudicam a infiltração no local, e, portanto, favorecem com que águas urbanas escoem diretamente nos sistemas de drenagem (Figura 4.13). Além disso, foram avistadas pessoas lavando seus carros na própria via de circulação, processo que acarreta no transporte de poluentes associados à lavagem de carros para as galerias de drenagem urbana e, consequentemente, para os corpos hídricos. Por fim, outro problema identificado foi a presença de resíduos sólidos em alguns pontos da região, o que pode ocasionar na obstrução do sistema de drenagem (Figura 4.14 e 4.15).

38

Figura 4.13 Vista superior do arranjo urbanístico da Candangolândia (LEÃES, 2014).

Figura 4.14 Lavagem de carro na calçada. Figura 4.15 Detritos obstruindo a boca de lobo com grelha.

Documentos relacionados