• Nenhum resultado encontrado

6. Grupo de Ginastas Selecionados que compõem o Centro de Treino a que

6.1. Caracterização do Centro de Treinos

O grupo de ginastas escolhido para este centro de treino e sobre o qual incide este relatório é composto por doze ginastas, oito da Classe de Competição I e quatro da Classe de Competição II, como se pode verificar no Quadro 10.

Quadro 15: Grupo de Trabalho

SubGrupo Nome Ano

Nascimento Género Escalão 2012 Classe de Trabalho G ru p o Não E lit e

Gonçalo Martins 2002 Masculino Infantil Competição II Sofia Correia 2001 Feminino Iniciado Competição II Mariana Aniceto 2000 Feminino Iniciado Competição II Pedro Pedrosa 1999 Masculino Juvenil Competição II Débora Gonçalves 1999 Feminino Juvenil Competição I Vasco Raminhos 1999 Masculino Juvenil Competição I Luís Afonso 1998 Masculino Juvenil Competição I

G ru p o E lite T RA/DMT

Marco Laginha 1997 Masculino Júnior Competição I Mafalda Brás 1997 Feminino Júnior Elite DMT Júnior Elite TRA Competição I G ru p o E lite D

MT Inês Brito 1995 Feminino DMT Sénior Júnior Elite

TRI

Competição I Márcio Correia 1992 Masculino Sénior Elite

DMT Competição I André Fernandes 1988 Masculino Sénior Elite

DMT Competição I

Os ginastas da Classe de Competição II foram escolhidos para este centro de treino por já realizarem saltos múltiplos no início da época, isto é, em Setembro de 2011.

O centro de treino é composto por cinco ginastas do sexo feminino e sete do masculino, representando várias categorias, de Infantis a Seniores Elite.

Fazem parte deste centro de treinos, um ginasta Infantil, duas iniciadas, quatro Juvenis (três rapazes e uma menina), um Júnior, uma Júnior Elite em DMT e em TRA, uma Júnior Elite em DMT e dois Seniores Elite, também em DMT.

No início da época, a média de idades deste centro de treinos era de 13,6 anos, com um desvio padrão de 4,1 anos, sendo que o ginasta mais novo tinha 8 anos e o mais velho, 23.

Devido às suas caraterísticas técnicas e competitivas, este centro de treinos foi dividido em três grupos diferentes, para efeitos de planificação.

Ao primeiro grupo chamaremos, daqui em diante, “Grupo Elite DMT”, ao segundo, “Grupo Elite TRA/DMT” e ao terceiro, “Grupo Não Elite”.

O Grupo Elite DMT é composto por ginastas Elite que treinam e competem exclusivamente no aparelho de Duplo-Mini-Trampolim.

Este grupo é composto pelos ginastas André Fernandes, Márcio Correia e Inês Brito. A sua média de idades era de 19,3 anos, com um desvio padrão de 3,5 anos, sendo que a ginasta mais nova tinha 16 anos e o mais velho, 23 anos. Uma das ginastas deste grupo, Inês Brito, com 16 anos, integra a categoria de ginasta Júnior Elite em DMT, desde 2009. Esta ginasta representou a Seleção Nacional de Trampolins, no aparelho de Duplo-Mini- Trampolim, nas CMGI do Quebec, no Canadá, em 2007, e nas CMGI de Birmingham, no Reino Unido, em 2011. O ginasta Márcio Correia, 19 anos, passou à categoria Júnior Elite de DMT em 2008 e à de Sénior Elite em 2009,

França. O ginasta André Fernandes, com 23 anos, passou à categoria de ginasta Júnior Elite de DMT em 2004 e Sénior Elite de DMT em 2005, tendo-se mantido na categoria, até hoje. Este ginasta representou a Seleção Nacional de DMT, inúmeras vezes.

O Grupo Elite TRA/DMT é composto por ginastas que treinam e competem tanto em Duplo-Mini-Trampolim como em Trampolim. A sua média de idades é de 13,5 anos, com um desvio padrão de 0,7 anos, sendo que o ginasta mais novo tem 13 anos e o mais velho tem 14. O ginasta Marco Laginha, com 14 anos, é um ginasta que treina e compete nos dois aparelhos e que apesar de em Setembro de 2011 ainda não ter conseguido passar a Elite em nenhum dos aparelhos, enquadra-se mais neste grupo do que no Grupo Não Elite, daí a opção de o enquadrar desta forma. No decorrer desta época o Marco conseguiu cumprir os mínimos para integrar a Categoria Júnior Elite de DMT, na prova de apuramento para o Campeonato da Europa de 2012 que decorreu durante a Prova Qualificativa de DMT. A ginasta Mafalda Brás, com 13 anos, passou à Categoria Júnior Elite em Trampolim e em Duplo-Mini- Trampolim, em 2010, tendo logrado manter-se na categoria, desde então. Esta ginasta representou a Seleção Nacional de Trampolim em TRI e DMT, em 2009, nas CMGI de S. Petersburgo e em 2011, nas CMGI de Birmingham.

O Grupo Não Elite é composto pelos outros sete ginastas escolhidos para integrarem este centro de treino. Estes ginastas, apesar do seu elevado nível técnico, ainda não integram a Categoria de Ginasta Elite, em nenhum dos aparelhos, ou por ainda não terem a idade mínima exigida ou por ainda não terem atingido os pré-requisitos em prova. Todos estes ginastas treinam e competem nos dois aparelhos, DMT e TRA. A média de idades deste grupo é de 11,1 anos, com um desvio padrão de 1,7 anos, sendo que o ginasta mais novo tem apenas 8 anos e o mais velho, 13 anos.

O ginasta Gonçalo Martins, o mais novo do grupo, com apenas 8 anos, conseguiu alguns lugares de pódio a nível distrital, nas épocas anteriores. A ginasta Sofia Correia, com 10 anos, conseguiu sempre ficar no primeiro terço

ou na primeira metade da tabela classificativa, nas competições em que participou nas épocas anteriores. A ginasta Mariana Aniceto, com 11 anos, conquistou vários lugares de pódio a nível distrital e conseguiu ficar classificada sempre no primeiro terço da tabela a nível nacional, nas épocas passadas. O ginasta Pedro Pedrosa, com 12 anos, também já conquistou vários lugares de pódio, a nível distrital, e tem conseguido ficar classificado no primeiro terço da tabela, a nível nacional. Nas épocas passadas, a ginasta Débora Gonçalves, com 12 anos, conquistou vários lugares de pódio, a níveis distrital e nacional, incluindo um 3º lugar na Taça de Portugal, em 2011, na prova de Duplo-Mini- Trampolim. O ginasta Vasco Raminhos, com 12 anos, também conquistou vários lugares de pódio a níveis distrital e nacional, nas épocas passadas, incluindo um 3º lugar, no Campeonato Nacional de DMT, em 2011.O ginasta Luís Afonso, com 12 anos, é oriundo da Ginástica Acrobática e pratica Ginástica de Trampolins, apenas desde Julho de 2010.Nas épocas passadas o Luís conquistou alguns lugares de pódio a nível distrital e tem conseguido ficar classificado no primeiro terço da tabela a nível nacional.

6.2. Caraterização Antropométrica dos Ginastas do Centro

Documentos relacionados