• Nenhum resultado encontrado

PARTE I I I PARTE PRÁTICA

1 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

1.1 Caracterização da amostra submetida:

Na presente investigação optou-se por um estudo da Hiperactividade e Défice de Atenção, relacionando este tema com as atividades lúdicas

. O universo da amostra incidiu sobre 55 professores, principalmente do Pré-escolar e 1º ciclo. É uma amostra maioritariamente feminina e a faixa etária mais representada é entre os 30 e os 49 anos de idade. Os questionários foram enviados por Correio electrónico, onde se obteve resposta de cerca de 90% das solicitações e os restantes foram respondidos pessoalmente.

O questionário começa com uma apresentação onde inclui a formação para o qual este trabalho foi realizado e a respetiva temática que é: “Importância das atividades lúdicas na criança com Hiperatividade e Défice de Atenção segundo a perspetiva dos professores”. Refere-se o anonimato e confidencialidade das respostas.

Segundo uma forma lógica, e sequencial o questionário estava dividido em 3 partes ou blocos de questões. Assim,

O primeiro bloco refere-se a dados pessoais e profissionais dos professores que responderam ao inquérito: o sexo, a idade, habilitações académicas, se na profissionalização inicial, recebeu formação em Educação Especial, situação profissional, tempo de serviço, nível de ensino que lecciona etc.

O segundo bloco diz respeito ao tipo de formação que o professor tem a nível do tema escolhido para a realização deste trabalho, adquirida tanto na formação inicial, como na formação contínua: Definição e identificação do aluno com TDAH, se o professor sente necessidade de formação e se tem experiência nesta área.

65

O terceiro bloco diz respeito à caracterização e relação da escola, pais e professores do aluno com TDAH. Procura-se saber a opinião do professor, onde teve de exprimir o seu grau de concordância.

Gráfico nº 1

O gráfico nº 1 corresponde à questão nº 1, que mostra a menor quantidade de professores inquiridos é entre a faixa etária dos 20 a 29 anos das idades. Nas outras faixas etárias a diferença é pouca.

66

Gráfico nº 2

Na questtão nº2, que procura mostrar qual o género dos inquiridos envolvidos, este gráfico demonstra que mais do dobro dos inquiridos são do sexo feminino.

67

Gráfico nº 3

Na questão nº3, a que corresponde este gráfico verificamos que a esmagadora maioria dos inquiridos possui Licenciatura, menos de 10 tem uma Pós-graduação, menos de 5, o Mestrado de resto não houve inqueridos com outras Habilitações.

68

Gráfico nº 4

Verifica-se aqui, que a maior percentagem do tempo de serviço anda no intervalo dos 6 aos 10 anos.

69

Gráfico nº 5

Este inquérito baseou-se numa amostra, que incidiu principalmente, em professores do 1º Ciclo e do Pré-escolar.

70

Gráfico nº 6

Nesta questão nº 6 verifica-se que procura saber em que situação o professor se encontra a lecionar, e verifica-se que a esmagadora maioria, cerca de 70% se encontra como titular de turma.

71

Gráfico nº 7

Experiências de Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais.

Na questão nº 7 pergunta-se ao professor se no seu percurso Académico, teve experiências de Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais?

Pelo resultado da amostra verificamos-mos que há muitos professores que tem ou teve alunos com necessidades Educativas Especiais na sua sala de aula.

72

Gráfico nº 8

Na questão nº 8 pergunta-se ao professor se no desempenho da sua atividade pedagógica, trabalhou com crianças com hiperatividade e défice de atenção e verifica-se cerca de 60% respondeu que sim.

73

Gráfico nº 9

Sabe diagnosticar e definir um aluno hipercativo?

A questão nº 9 – Procura saber, se o professor sabe ou não diagnosticar e definir um aluno hiperativo. A maioria diz que sim.

74

Gráfico nº 10

Questão 10 – “Os pais, do aluno hiperativo, devem informar o professor do comportamento que tem em casa e das atividades lúdicas que mais gosta de praticar?”

75

Gráfico nº 11

Questão 11 – “Considera que, as escolas em geral têm boas condições para a prática de atividades lúdicas como o caso do desporto, música, desenho, trabalhos manuais e etc.?

Embora alguns professores acham, que as escolas têm boas condições, a maioria acha que não.

76

Gráfico nº 12

Questão 12 – “No desempenho da sua atividade pedagógica, costuma a trabalhar com atividades lúdicas com os seus alunos?”

É bom saber que a maioria dos professores inquiridos, recorre a atividades lúdicas pedagógicas para motivar os seus alunos.

77

78

Questão 13 – Tentam mostrar a importância das atividades lúdicas e até que ponto, ajudam e contribuem para melhorar a aprendizagem e o comportamento do aluno hiperativo e com défice de atenção, na perspetiva e dos professores inquiridos. Para isso foi elaborada uma série de afirmações, onde o professor inquirido teve de dar a saber o seu grau de concordância. As afirmações foram as seguintes:

A aplicação de atividades lúdicas contribui para o processo de ensino-aprendizagem e estimula o desenvolvimento de diversas habilidades dos alunos.

A inserção de jogos didáticos no ensino, propicia um ambiente descontraído, auxiliando no desenvolvimento de diversos aspetos cognitivos.

A música, jogos interativos, a ginástica entre outras atividades contribuem para que os alunos com hiperatividade estejam mais calmos e menos agressivos.

Jogos e brincadeiras onde se tem de aplicar conhecimentos e raciocínios lógicos, ajudam a criança com hiperatividade a pensar e a estar mais concentrada.

As atividades Lúdicas é uma forma de se divertir e aprender ao mesmo tempo, Incentiva ao estudo do aluno hiperativo e Défice de Atenção.

As regras dos jogos ensinam o hiperativo, a melhor lidar e a cumprir regras do dia-a-dia, assim como melhor diferenciar o que é certo do que é errado.

Certos jogos e brincadeiras ajudam, estas crianças a conviver em grupo, a ter um espírito mais desportivo, saber competir respeitando os colegas.

A utilização de jogos por parte dos professores, pode ser uma boa estratégia pedagógica.

As atividades lúdicas ajudam o aluno hiperativo na aprendizagem escolar.

Verifica-se pela amostra, e tal como se pode observar pelo gráfico, que as respostas variaram só entre “concordo” e “concordo totalmente”. Sendo que a esmagadora maioria respondeu que concorda totalmente.

79 Tabelas: Gráfico nº1 Idades 20 a 29 anos 10 30 a 39 anos 14 40 a 49 anos 16 mais de 49 15 Total 55 Gráfico nº2 Sexo Masculino 11 Feminino 44 Total 55

80 Gráfico nº3 Habilitações académicas Bacharelato 2 Licenciatura 44 Pós- graduação 8 Mestrado 1 Doutoramento 0 Outra 0 Total 55 Gráfico nº4 Tempo de Serviço 0 a 5 anos 10 6 a 10 anos 14 11 a 20 anos 12 21 a 30 anos 12 Mais de 30 anos 7 Total 55

81

Gráfico nº5

Nível de Ensino que lecciona Pré- escolar 10 1º Ciclo 38 2º Cíclo 5 3º Cíclo 2 Total 55 Gráfico nº6

Situação em que se encontra a lecionar o professor Com turma 37 Apoio Educativo 7 Ensino Especial 6 Outra 5 Total 55

82

Gráfico nº7

Tem experiências de Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais.

Sim 29

Não 26

Total 55

Gráfico nº8

Possui experiências de crianças com hiperatividade e défice de atenção? Sim 30

Não 25

83

Gráfico nº9

5. Sabe diagnosticar e definir um aluno

Documentos relacionados