• Nenhum resultado encontrado

Capítulo I – Organização e Caracterização do Contexto

2. Caracterização do Contexto Educativo

2.2. Caracterização da escola

O Agrupamento de Escolas Abade Baçal é o organismo responsável pela escola na qual foram realizados os estágios de 1º e 2º CEB. Este nem sempre teve esta designação. Anteriormente era reconhecido por Escola Industrial e Comercial (ver figura 3) disponibilizando cursos profissionalizantes tais como eletromecânica, contabilidade, economia geral do comércio, entre outros.

Em 1992 passou a designar-se Escola Secundaria do Abade de Baçal, tal como a reconhecemos hoje nas atuais instalações. Em 2013 foi-lhe adicionado o cargo de agrupamento de escolas.

Figura 3: Entrada atual do Agrupamento de Escolas Abade Baçal. Imagem da autoria do autor.

Como agrupamento de escolas, possui atualmente (ano letivo 2014/2015) cinco jardins-de-infância (107 alunos), oito escolas básicas de 1º ciclo (254 alunos), três escolas básicas de 2º (194 alunos) e 3º ciclo (372 alunos) terminando com uma escola secundária/profissional (319 alunos). No total possui mil duzentos e quarenta e seis

13

alunos, sendo que trinta e sete são de nacionalidades estrangeiras provenientes de Brasil, Espanha, França, Moldávia, Roménia e Ucrânia. No que diz respeito aos funcionários, é composto por duzentos e vinte e dois trabalhadores docentes e cento e nove trabalhadores não docentes.

Como já mencionado, a E.B. 1,2,3 Augusto Moreno (ver figura 4) foi a instituição responsável pelo desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada nos primeiros níveis de ensino. Em 1995 sedeou-se nas atuais instalações que pertenceram ao Instituto Politécnico de Bragança. É uma escola distinta de todas as outras, uma vez que não possui instalações estandardizadas para estes níveis de ensino. Esta questão em particular revela algumas vantagens (1) e desvantagens (2). Relativo ao primeiro verificam-se dois grandes auditórios para a realização de inúmeras atividades ao longo do ano, que de outra forma só seria possível deslocando os alunos para outros locais fora do seu meio escolar. O segundo apresenta o inconveniente de possuir gradeamentos de baixa altitude, o que possibilita a entrada ou saída de alunos ou pessoas de um contexto distinto em momentos de menor vigilância.

Figura 4: Entrada principal da E.B. 1,2,3 Augusto Moreno. Imagem da autoria do autor.

A instituição referida possui no seu exterior um recinto fechado com quatro portões, sendo que dois são para a entrada e saída de veículos e os restantes para o controlo dos alunos; um parque de estacionamento reservado para os funcionários e encarregados de educação; um parque de diversões para crianças com escorrega, cordas e outros divertimentos projetados para a faixa etária em questão; um pequeno parque vedado apenas para crianças do 1ºCEB; um campo de desporto vedado e outro não vedado; uma arrecadação; uma ampla variedade de natureza constituída por árvores, plantas e relva.

No interior do edifício principal é possível constatar um recinto adequado para as crianças brincarem no intervalo (principalmente em épocas de chuva), desenvolverem atividades (como por exemplo o S. Martinho) e exporem os seus materiais criados nas aulas (pinturas, poemas, entre outros). Existem casas de banho específicas para

Capítulo I – Organização e Caracterização do Contexto __________________________________________________________________________________________________________

14

funcionários e alunos, sala de professores, uma enorme variedade de salas para os alunos (inclusive duas para a lecionação da disciplina de Expressão/Educação Musical), laboratório, biblioteca, reprografia, dois ginásios, balneários, bar e refeitório.

Atualmente (ano letivo 2014/2015) a E.B. 1,2,3 Augusto Moreno alberga seis turmas do 1º CEB15 (105 alunos), nove turmas de 2º e 3º CEB16 (188 alunos).No total, acolhe duzentos e noventa e três alunos.

2.2.2. 3º CEB

O Agrupamento de Escolas Miguel Torga é responsável pela instituição que possibilitou a realização do estágio no 3º CEB. Nos seus primórdios foi fundada como Escola Secundária nº 3. Na década de 90 tornou-se a Escola Secundária de Miguel Torga, sendo que no ano letivo 2012/2013 tornou-te Agrupamento de Escolas Miguel Torga abrangendo um novo nível de ensino, nomeadamente o Ensino Básio.

Como agrupamento de escolas possui atualmente (ano letivo 2014/2015) dois jardins-de-infância (92 alunos), duas escolas básicas de 1º ciclo (229 alunos), uma escola básica de 2º (114 alunos) e 3º ciclo (111 alunos), uma escola secundária (164 alunos) e uma escola para formação de adultos (50 alunos). No total possui setecentos e sessenta alunos. No que diz respeito aos funcionários, é composto por cento e dois trabalhadores docentes e cinquenta e quatro não docentes.

A EB2,3/S Miguel Torga (ver figura 5) foi a instituição responsável pelo desenvolvimento da PES no último nível de ensino. Esta possui potencialidades únicas que valorizam toda a comunidade educativa. Neste sentido podemos verificar uma escola de grande dimensão, com alto nível de segurança no que caracteriza o gradeamento e a vigilância dos portões existentes. Possui espaços apropriados para o recreio, serviços de apoio aos alunos/encarregados de educação e auditórios para o desenvolvimento de atividades ao longo do ano letivo.

15 As turmas constituintes do 1º CEB são o MO-1, MO-2, MO-3, MO-4, MO-5 e MO-6.

15

Figura 5: Entrada principal da EB2,3/S Miguel Torga. Imagem da autoria do autor.

No exterior do edifício principal existe um recinto rodeado uma ampla variedade de natureza, nomeadamente árvores, plantas e relva. O acesso é realizado por dois portões. O principal é utilizado para o controlo de alunos, entrada e saída de veículos (apenas quando necessário). O secundário permite a entrada nas traseiras da instituição, onde se acede à cantina e Espaço Cultural Miguel Torga. A instituição possui ainda, quatro campos de desporto (para as modalidades de futebol, basquetebol, voleibol e ténis), um pavilhão coberto com ginásio, uma sala de ginástica e balneários.

No interior do edifício principal verificam-se uma enorme variedade de salas para os alunos (inclusive uma para o lecionação da disciplina de Educação Musical), sala de professores, sala de estudo orientado, refeitório, bufete, Espaço Cultural Miguel Torga, biblioteca escolar, laboratórios, sala de apoio social aos alunos e às famílias, sala de computadores e reprografia.

Atualmente (ano letivo 2014/2015) a EB2,3/S Miguel Torga alberga seis turmas do 2º CEB17 (114 alunos), sete turmas de 3º CEB18 (111 alunos), oito turmas do Ensino Secundário19 (164 alunos) e duas turmas do Ensino de Formação de Adultos20 (50 alunos). No total, acolhe quatrocentos e trinta e nove alunos.

2.3. Caracterização da sala de aulas