• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa empírica foi realizada na Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), mais especificamente a Coordenadoria de Medicina Legal do Ceará. Onde de acordo com o Manual de Patologia Forense do Colégio de Patologistas Americanos (1990 apud FREITAS, 2003, p. 7) a ciência forense pode ser definida com “a aplicação de princípios das ciências físicas ao direito na busca da verdade em questões cíveis, criminais e de comportamento social para que não se cometam injustiças contra qualquer membro da sociedade”. Ou seja, tal ciência se coloca como um instrumento para garantir que a justiça seja cumprida e que os indivíduos possam gozar de seus direitos e deveres, bem como, possui um viés social, muito acentuado, vista a sua relação de proximidade com a sociedade. Daí a pertinência das informações e conhecimentos produzidos obterem um tratamento e organização adequado.

A Perícia Forense do Estado do Ceará foi criada em 07 de janeiro de 2008, por meio da Lei Nº 14.05514 e instituída

através do Decreto 29.304 de 30 de maio de 2008. Constituindo-se como um órgão técnico-científico, do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará –

SSPDSC. Desse modo, a PEFOCE possui a

Independência Administrativa, Financeira e Patrimonial e incorporou as atividades dos extintos Instituto de Identificação (II), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal15 (IML), além da criação do Laboratório de Perícia Forense. Hoje a Pefoce possui um corpo funcional formado de aproximadamente 400 (quatrocentos) servidores entre Peritos, Peritos Auxiliares, Auxiliares de Perícia e Corpo Administrativo que estão lotados em 09 (nove) sedes, sendo 04 (quatro) na capital e 05 em núcleos no interior do estado (Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Canindé, Iguatu, Tauá e Russas). (PEFOCE, 2013[ONLINE]).

Desse modo, vale destacar que a PEFOCE possui autonomia e reúne as Coordenadorias de Medicina Legal - COMEL; Coordenadoria de Perícia Criminal - COPEC; Coordenadoria de Identificação Humana e Perícia Biométricas – CIHPB; Coordenadoria de Planejamento e Gestão – CPLAG; Coordenadoria de Análise Laboratorial Forense – CALF; e Coordenadoria de Tecnologia da Informação – CTI. Trata-se, portanto, de uma reivindicação antiga daqueles que compõem essa instituição e buscam ampliar a sua credibilidade junto à sociedade Cearense. A PEFOCE coloca- se em um nível superior às Policias Civis e Militares, bem

15 Instituto Médico-Legal - Órgão Técnico científico subordinado, hierárquica e administrativamente, ao Estado, a Secretaria de Segurança Pública e ao qual incumbe a prática de perícias médico- legais requisitadas por autoridades policiais, judiciais e administrativas bem como a realização de pesquisas científicas relacionadas com à Medicina Legal. (FARIAS, 2010)

como ao Corpo de Bombeiros, tendo em vista garantir maior respaldo aos laudos periciais16 emitidos, mesmo quando o

alvo de estudo seja um policial (civil, militar) ou bombeiro militar, tal reivindicação agora é reconhecida pelo Poder Legislativo do Estado do Ceará, sendo respaldado na criação desta nova organização. Nesse sentido, apresentamos o mapa do Ceará que apresenta a atuação e abrangência da PEFOCE no Estado.

Figura 6 – Mapa do Ceará de atuação e abrangência da PEFOCE

16 Laudo Pericial - É o resultado da perícia expresso em conclusões escritas e fundamentadas, onde serão apontados os fatos, circunstâncias, princípios e parecer sobre a matéria submetida a exame do especialista. (FARIAS, 2010).

Fonte: PEFOCE. [Online]. Disponível em: <http://www.pefoce.ce.gov.br/>. Acesso em: 10 Jan. 2014.

Tal instituição vislumbra atribuir uma maior autonomia e transparência a estes órgãos, garantindo desse modo a idoneidade das informações produzidas e serviços fornecidos

a sociedade. Já que a instituição tem como missão

Implementar políticas eficazes, pesquisas e estudos a respeito de Perícias técnico-científicas no campo da medicina legal, de análise laboratorial, no campo da criminalística, da identificação humana e perícias biométricas, no campo da cibernética e em outras áreas de atuação criminal, com vistas à produção de meios de provas, executadas por peritos oficiais, em tempo hábil, demandadas por autoridades policiais ou judiciárias do Estado do Ceará, com a finalidade de instruir o processo criminal para a elucidação de delitos e contravenções penais, sempre na busca do aprimoramento dessas técnicas e meios de comprovação da materialidade e/ou autoria das infrações penais, utilizando-se, para tanto, fundamentalmente, de instrumentos técnicos e métodos científicos. (PEFOCE, 2013[ONLINE]).

A PEFOCE ainda possui como valores:

Cidadania: respeito aos direitos humanos, consagração indistinta da dignidade de todos os cidadãos;

Legalidade: decisões e ações rigorosamente de acordo com as leis;

Compromisso social: as decisões devem ser baseadas em preceitos legais, respeito às pessoas, às comunidades e ao meio- ambiente;

Responsabilidade: desenvolver suas atividades com responsabilidade e respeito pelos cidadãos e pelas autoridades;

Hierarquia: respeito à ordenação progressiva de

níveis de autoridade;

Compromisso com os resultados: contribuição e

obtenção de resultados transformadores em prol do objetivo comum;

Convicção: produzir conclusões com convicção, dentro dos limites da moral e da lei;

Eficiência: otimização dos recursos utilizados para a obtenção de resultados;

Equipe: diligenciar para a estruturação de uma equipe capacitada, valorizada e motivada;

Disciplina: observância às normas e decisões

legais, respeitando à hierarquia conforme às funções que desempenha;

Espírito de cooperação: convivência e trabalho baseados em valores de apoio mútuo e solidariedade; Ética: guardar comprometimento incondicional com a ética;

Excelência: busca da qualidade sempre direcionada

ao usuário do serviço;

Integração: aproximação, união e complementação para otimizar os resultados.

Agilidade: atender aos prazos legais e cumprir, com agilidade, as urgências de caráter humanitário.

A título de ilustração segue abaixo a figura 7 que apresenta a Sede da PEFOCE e a figura 8 referente ao site da referida instituição, a PEFOCE.

Figura 7 – SEDE DA PEFOCE

Fonte: PEFOCE. [Online]. Disponível em: <http://www.pefoce.ce.gov.br/>. Acesso em: 10 Jan. 2014.

Figura 8 – SITE DA PEFOCE

Fonte: PEFOCE. [Online]. Disponível em: <http://www.pefoce.ce.gov.br/>. Acesso em: 10 Jan. 2014.

Destacamos ainda os serviços ofertados pela PEFOCE, sejam estes:

 Constatação de veneno da classe dos carbamatos em amostras não-biológicas;

 Constatação de venenos da classe dos organofosforados em amostras não biológicas;

 Documento de identidade civil (município de fortaleza – postos de identificação; região metropolitana e interior – postos on-line);

 Documento de identificação civil – sede da coordenadoria;

 Exame de constatação da presença de esperma em manchas;

 Exame de ossada;

 Exame para constatação de crime sexual;  Expedição de declaração de óbito;

 Identificação Criminal; e

 Necropsia médico-legal. (PEFOCE, 2013, [Online]). A PEFOCE é dirigida, no nível de direção superior, pelo Perito-Geral da Perícia Forense e Perito-Geral Adjunto da Perícia Forense, cargos privativos de perito legista ou perito criminal, ambos de classe especial, em exercício. É um cargo de livre escolha, nomeação e exoneração sob a responsabilidade do Governador do Estado do Ceará. Para a efetivação desse estudo conforme exposto anteriormente focaremos na Coordenadoria de Medicina Legal - COMEL, mais especificamente no setor de arquivos e estatísticas onde foi realizada a coleta de dados. Desse modo, busca analisar um objeto, especifico, no caso a COMEL.

7 ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A discussão dos resultados segue a seguinte ordem: inicialmente apresentamos a documentação analisada; demostramos a ontologia Onto_Médico_Legal, tendo como norteador a methotology, onde está é uma metodologia proposta por Gómez-Pérez (2002); posteriormente apresenta- se a análise dos questionários aplicados aos usuários da COMEL; e em sequência abordamos as percepções e resultados obtidos a partir do estudo em lide, tendo em vista os objetivos propostos.

7.1 A DOCUMENTAÇÃO DA COMEL: O LAUDO MÉDICO-

Documentos relacionados