• Nenhum resultado encontrado

Caracterização da organização onde a pesquisa foi realizada

CAPÍTULO IV MÉTODO

4.7 Caracterização da organização onde a pesquisa foi realizada

- Funcionamento Geral

Segundo o Estatuto da Universidade pesquisada, a mesma é uma autarquia com autonomia didático-científica, administrativa, patrimonial e financeira. Ela é composta de corpo docente (responsável pelas atividades letivas, professores com atividade regular de ensino, pesquisa, extensão ou administração universitária), corpo discente (estudantes

regularmente matriculados nos diversos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu mantidos pela Universidade) e corpo técnico-administrativo (servidores que exercem atividades de suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, necessárias ao cumprimento dos objetivos institucionais). É instituição é de grande porte, com cerca de 39.795 matrículas em 106 cursos de graduação, em todas as modalidades e campi. Na pós- graduação stricto sensu, são 6.172 discentes matriculados em 143 cursos de mestrado e doutorado. Quanto ao quadro de pessoal, entre docentes do quadro permanente, substitutos, visitantes, com variados regimes de trabalho, há mais de 2.800, sendo que 80,6%, dos docentes do quadro permanente possuem com doutorado.

Quanto aos servidores técnicos-administrativos, a instituição possui mais de 3.100 dos colaboradores quadro efetivo, nos mais diversos cargos de carreira própria, os quais possuem um alto grau de qualificação tendo em vista que 51,2% possuem pós-graduação. Ainda como colaboradores, mas por meio de mão de obra terceirizada em prestação de serviços, a instituição possui cerca de 2.448 funcionários terceirizados sob contrato de apoio e serviços como serviços de saúde, segurança, manutenção predial e conservação de áreas verdes.

- Funcionamento e estrutura da instituição

A estrutura da universidade é composta por Órgãos Superiores de Deliberação denominados de conselhos, de Administração Central, de Órgãos Acadêmicos (de Ensino, Pesquisa e Extensão), de Controle e de Fiscalização e Supervisão, conforme descrito em seu Regimento Geral.

i. Órgãos Superiores de Deliberação

O Conselho Universitário

Composto pelo Reitor; Vice-Reitor; pró-reitores de áreas administrativas; diretores das Unidades Universitárias; presidentes dos Conselhos Acadêmicos; 2 (dois) representantes do corpo docente; 04 (quatro) representantes do corpo técnico-administrativo; 02 (dois) representantes da comunidade; e representação do corpo discente. Este é o órgão superior

deliberativo responsável pelos aspectos administrativos e institucionais e lhe compete deliberar acerca de diretrizes orçamentárias, normas gerais que regulam a universidade (Regimento Geral e Estatuto, Regimento Interno e resoluções), quadro de pessoal (recrutamento, seleção, alocação) e questões referentes ao patrimônio da instituição. Além disso, deve eleger o eventual substituto do Vice-Reitor dentre os diretores das unidades e supervisionar o desempenho das Unidades e demais órgãos da instituição, dentre outras competências.

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão

Composto pelo Reitor; Vice-Reitor; pró-reitores das áreas de atividades-fim da Universidade; representantes docentes de cada Unidade Universitária, representantes do corpo técnico-administrativo, representantes da comunidade e representantes do corpo discente. É de sua incumbência deliberar, aprovar e gerenciar sobre questões referentes a área fim (de Ensino, Pesquisa e Extensão). Dentre suas competências se encontram: aprovação de calendário acadêmico, normatização e aprovação de propostas de programas estratégicos e de políticas que integrem os três eixos, regulamentação de aspectos éticos, acadêmicos, pedagógicos, profissionais e de pesquisa.

Conselhos Acadêmicos

Conselho Acadêmico de Ensino e o Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão são compostos por pró-reitores das áreas de ensino ou pesquisa, criação e inovação e de extensão universitária, membros docentes representantes das Unidades Universitárias, representante do corpo técnico-administrativo, representante da comunidade e representantes do corpo discente. Tais conselhos são responsáveis por deliberar e supervisionar as atividades acadêmicas do ensino de graduação e de pós-graduação, normatizar e regulamentar questões que se referem ao ensino, pesquisa e extensão, deliberar acerca da gestão dos cursos de graduação e pós (criação, extinção, funcionamento, número de vagas etc).

Órgãos de execução das atividades acadêmicas e de lotação de pessoal docente e técnico-administrativo, podendo ser: faculdades/escolas ou institutos. São estruturados por: Congregação, Diretoria e seus setores administrativos de apoio, departamentos e coordenações de curso de graduação e pós-graduação. Conforme organograma abaixo:

Figura 13 - Estrutura básica de uma unidade acadêmica na Instituição Federal de Ensino Superior pesquisada

Fonte: elaborado pelo autor com base nas informações do Regimento Geral da Instituição pesquisada.

A Congregação é um órgão de deliberação à nível da unidade universitária, com representações de diversas categorias e órgãos competentes para discutir aspectos da unidade universitária, sendo presidida pelo diretor da mesma. A congregação delibera a respeito da gestão da própria unidade universitária e das instâncias que a estruturam, por meio da apreciação de propostas e projetos de ensino, pesquisa e extensão que se adequem ao que está proposto no planejamento anual. Dentre outras, delibera sobre aspectos orçamentários, fixando prioridades para aplicação dos recursos e inclusive, avaliando sobre a realização de concursos para carreira do magistério. É de sua competência, ainda, organizar as listas de nomes para escolha e nomeação, pela autoridade competente, do Diretor e do Vice-Diretor da Unidade Universitária.

A Diretoria da unidade é exercida pelo diretor ou, em caso de ausência, vice-diretor e lhe cabe, dentre outras, superintender as atividades, atos e serviços dos órgãos administrativos e acadêmicos da Unidade Universitária. (conforme Estatuto da Instituição pesquisada). O diretor representa a Unidade Universitária no âmbito do Conselho Universitário, descrito na subseção anterior. Vinculado à diretoria existem setores administrativos cujas funções são de

suporte e apoio às atividades administrativas e acadêmicas da unidade universitária. Esses setores são chefiados por servidores de carreira técnico-administrativa.

Os cursos de graduação e pós-graduação possuem colegiados com representação docente, de departamentos que ofertam componentes curriculares e de discentes. A função dos colegiados é deliberar acerca de aspectos pedagógicos e científicos do curso e questões da vida estudantil. Os coordenadores de cursos são responsáveis por gerir cursos de graduação e ou programas de pós-graduação ofertados pelas unidades. A coordenação de curso é exercida por um docente eleito pelo colegiado e sua função é, além de presidir e representar o colegiado, executar as deliberações do Colegiado e gerir as atividades do curso ou programa, elaborar o Relatório Anual de Atividades, além de organizar, em consonância com a direção da Unidade Universitária, procedimentos e ritos referentes a colações de grau.

Por fim, os departamentos são órgãos de lotação dos docentes e são responsáveis por coordenar, organizar, avaliar a execução e integrar os planos de trabalho, programas e atividades programadas dos seus membros; propor e controlar admissão, regime de trabalho, relotação ou afastamento de professores. Os departamentos são chefiados por docentes e as decisões tomadas nessa instância são de caráter colegiado, uma vez que são apreciadas pelos seus membros.

iii. Administração Central

Na estrutura organizacional da Instituição pesquisa a administração central é formada pela reitoria da universidade e por órgãos diretamente a elas vinculados. Na instituição esses órgãos são denominados de pró-reitorias e superintendências, além de órgãos suplementares. Tais órgãos compõem a linha estratégica na hierarquia da universidade e suas atividades são planejadas, desenvolvidas e executadas por gestores responsáveis pela gestão da área meio que dá suporte para que as atividades da área fim sejam devidamente executadas.

Reitoria

A reitoria é chefiada pelo reitor e vice-reitor, sendo necessariamente ocupada por um docente, nomeado pelo Ministro da Educação após consulta à comunidade universitária. A função básica do reitor é executar deliberações dos Órgãos Superiores de Deliberação,

supervisionar todos os órgãos, atos e serviços da Universidade, submeter propostas de políticas gerais, planejamento global e diretrizes orçamentárias para a Universidade, apresentar a proposta orçamentária e a prestação de contas da Universidade e assinar convênios e contratos.

Pró-reitorias e Superintendências

De acordo com o Estatuto da Instituição, os órgãos executivos da administração central são as pró-reitorias, superintendências e órgãos suplementares vinculados à Reitoria da Universidade. Esses órgãos são responsáveis pela coordenação, fiscalização e superintendência das atividades da Universidade, tais como: ensino, pesquisa e extensão; planejamento e orçamento; gestão de pessoas; assistência aos estudantes; manutenção patrimonial e gerenciamento de obras; segurança e gestão ambiental; administração; tecnologia da informação; gestão das bibliotecas; gestão das unidades de saúde; e desenvolvimento e avaliação institucional.

Pró-reitor / Superintendente Coordenador A Coordenador B Coordenador C Chefe de Núcleo 1 Chefe de Núcleo 4 Chefe de Núcleo 7 Chefe de Núcleo 2 Chefe de Núcleo 5 Chefe de Núcleo 8 Chefe de Núcleo 3 Chefe de Núcleo 6 Chefe de Núcleo 9

Fonte: elaborada pelo autor com base nas informações do Regimento Interno da Reitoria da Instituição pesquisada

Tais órgãos se inserem na linha estratégica da hierarquia da universidade. Desse modo, os pró-reitores e superintendentes são gestores executivos estratégicos responsáveis pelas áreas administrativas e pela elaboração e atingimento dos planos e metas de gestão dentro de cada área. Na hierarquia, abaixo dos pró-reitores e superintendentes, estão os coordenadores que são responsáveis pela gestão e coordenação das equipes e pelas decisões de nível intermediário nos temas que competem, sendo, portanto, gestores táticos. Mais abaixo, os chefes de núcleos, são subordinados aos coordenadores e representam a linha operacional na hierarquia, sendo responsáveis por acompanhar a execução das atividades dos servidores e equipes no dia a dia de trabalho.