• Nenhum resultado encontrado

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.2 CARACTERIZAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES QUE PARTICIPAM DO PAA NO ASSENTAMENTO ESTRELA DA ILHA

Para Lazzarotto (2002, p.1), o associativismo refere-se às atividades coletivas que tem como finalidade promover o desenvolvimento em um determinado grupo de pessoas ligadas entre si com os mesmos ideais, capaz de facilitar o sistema produtivo e o relacionamento com o mercado e as instituições públicas. O autor ressalta que o objetivo das associações é representar os interesses dos sócios, respeitando o que rege o estatuto.

A organização associativa se constitui em alternativa indispensável e necessária às atividades econômicas, permitindo aos trabalhadores e pequenos proprietários fazer parte do mercado em melhores condições de concorrência. Através da união desses pequenos produtores em associações, torna possível a aquisição de insumos e equipamentos por menor preço e melhores prazos de pagamento, e o uso coletivo de máquinas, implementos entre outros (BRASIL, 2014).

Foram aplicados questionários, por meio do contato direto (presencial), com responsáveis pelas duas associações participantes do PAA pertencentes ao Assentamento Estrela da Ilha, que contam com o total de 104 agricultores familiares que são fornecedores cadastrados no programa em 2014.

Associação dos Trabalhadores Rurais de Ilha Solteira – Terra é Vida

A entrevista na Associação dos Trabalhadores Rurais de Ilha Solteira – Terra é Vida foi realizada com a presidente atual Sr.ª Luiza Helena e seu esposo Sr. Valmir, membros da sua fundação. Iniciam falando da luta pela posse da terra: Foram anos de luta pela terra foram movimentos, marchas, grito da terra, articulações, estamos organizados desde a época do acampamento... (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 1).

A Associação foi fundada em 10 de junho de 2003, com objetivo de unir e manter o grupo organizado e seu primeiro presidente foi o Sr. Valmir. Conta com 60 associados em 2014 e participam além do PAA, também do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 6.

6

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades

A associação é constituída por de 06 (seis) cargos assim distribuídos presidente: vice- presidente, 1º secretario, 2º secretario, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro. Todos os cargos diretivos são exercidos gratuitamente, não sendo devida ao seu titular nenhuma remuneração pelo cargo exercido.

A presidente em 2014, a PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 1 e o seu esposo fizeram parte do grupo de trabalhadores rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Natural da cidade de Avanhandava tem seis filhos, estudou até a 4ª serie do ensino fundamental, mora na comunidade desde sua fundação, há oito anos e o tamanho do lote é de 14 ha.

De acordo com o Estatuto Social a escolha dos representantes da associação deve ser realizada através de eleições diretas, a cada dois anos de mandato. Ninguém quer nos tirar da presidência... Estão satisfeitos com a nossa administração... Já estamos no quinto mandato revezado entre eu e meu marido... (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 1).

Segundo seu relato, os associados se encontram satisfeitos com a administração exercida pela diretoria da Associação porque através dela tem conseguido vários tipos de recursos, como máquinas, implementos e assistência técnica. Observa-se que se tem buscado mais oportunidades com as políticas públicas, com as parcerias, financiamentos e assistência técnica que possam promover o desenvolvimento local. As reuniões da Associação acontecem sempre quando necessário, um assunto que seja de extrema importância para todos os sócios. Por exemplo, será feita uma convocação para que todos os sócios se organizem com a documentação necessária para aderir ao programa das reformas das casas, o Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA como beneficiários do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR7. Essa será a pauta da reunião porque muitas casas precisam dessas reformas. Quando convoco pra as reuniões os associados sempre comparecem, faltam poucos e sempre justificam o motivo da sua falta. (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 1).

comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros (BRASIL, 2014).

7

Os agricultores familiares assentados pelo PNRA serão admitidos como beneficiários do PNHR nos três grupos de renda comprovados pela Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP ou pela Relação de Beneficiários – RB fornecida pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária-INCRA, conforme previsto na Portaria Interministerial nº 78 de 8 de fevereiro de 2013. A contratação, execução e fiscalização da construção ou reforma de unidades habitacionais nos assentamentos do PNRA envolverá a Entidade Organizadora – EO, o Agente Financeiro – AF2, O Gestor Operacional – GO, o INCRA e o Ministério das Cidades, (BRASIL 2013).

A Associação Terra é Vida não tem funcionários, quando há necessidade de usar trator ou algum dos implementos contratam um operador, quando este não pode fazer o serviço, algum sócio ou mesmo o presidente faz o trabalho.

De acordo com as informações obtidas, os sócios estão em dia com as suas mensalidades, pagam R$10,00 ou qualquer outra forma de contribuição fixada pela Diretoria prevista no Estatuto Social da Associação dos Trabalhadores Rurais de Ilha Solteira – Terra é Vida. Além disso, os agricultores pagam 5,88% do valor a ser recebido para Conab e 9,12% para associação, totalizando desconto de 15% do valor total.

A Associação sempre se mantém informada sobre os programas sociais do Governo Federal através das informações dos órgãos oficiais tais como Técnicos da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e Cooperativa de Trabalho e Assessoria Técnica e Extensão Rural – COATER.

Todos os 60 associados estão inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o que os motivou a participarem do Programa, segundo seu relato, foi a possibilidade de aumento da renda, estabilidade da família rural no campo e melhores condições de vida.

Além do PAA a Associação Terra é Vida também participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com o artigo 32 da Resolução FNDE n° 26, sendo o limite individual para venda do agricultor familiar e do empreendedor familiar rural para a alimentação escolar deve ser, no máximo, de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por DAP/ano, sendoindependente dos valores vendidos aos programas do PAA.

As atividades realizadas pela Associação referem-se, ao planejamento das atividades e a comercialização da produção. Geralmente um associado fica responsável por uma cultura, para manter a diversidade de produtos. A associação, através da produção de seus associados, fornece vários tipos de produtos tais como: hortaliças (alface, rúcula. almeirão, couve, cebolinha) frutas (goiabas, maracujá, coco, melancia, laranja, cajá-manga, banana, carambola, manga, acerola, limão) legumes (abobrinha, jiló, berinjela, abóbora) tubérculos e raízes (cenoura, batata doce e mandioca) Tudo que é produzido nos lotes é comercializado, percebe-se grande variedade dos produtos agrícolas que estão sendo

entregues aos beneficiários. Os produtores se organizam para transportarem seus produtos nas quartas-feiras de manhã até o local definido para entregue às instituições beneficiadas8.

Veloso e Hespanhol (2012) verificaram também que o PAA tem estimulado a produção variada de alimentos, mas em alguns municípios do Escritório de Desenvolvimento Rural de Dracena-SP, tem promovido a especialização ao invés da diversificação produtiva e beneficiado os produtores mais capitalizados. Uma dificuldade verificada também na região de Dracena, se refere a prestação de contas para renovação dos projetos, o que leva ao atraso para renovar o convênio com a Conab que deve ser realizado anualmente.

A forma de pagamento aos associados fornecedores, relatado na entrevista, é efetuada após três a quatro entregas semanais. Quando ocorre algum erro na prestação de contas á Conab atrasa o pagamento, sendo a principal desvantagem enfrentada pelos associados. É também a maior dificuldade enfrentada pela Associação na comercialização dos produtos com a Conab, a prestação de contas, causando insatisfação nos agricultores.

A associação possui: um trator agrícola marca New Holland, uma roçadeira marca Baldan, uma semeadora adubadora de precisão C4 linhas especial, uma carreta agrícola com capacidade de 4.000 kg e duas grades. Os implementos são utilizados pela associação na prestação de serviços solicitados pelos associados em épocas de plantio ou quando precisam.

A associação tem como metas, a construção de um barracão maior com câmara fria para armazenar os produtos (maior durabilidade e qualidade) e pretendem ampliar a produção.

Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Estrela da Ilha- Grupo Sol Nascente

A Associação foi fundada em 20 de outubro de 2009, conta com 44 associados em 2014, todos participantes do PAA, único programa do governo federal que a Associação Grupo Sol Nascente está inserida.

A entrevista foi realizada como seu presidente Sr. Cícero. Casado, estudou até o ensino médio incompleto, tem cinco filhos, mora na comunidade desde o início do Assentamento, há oito anos, o tamanho do seu lote, como de todos é de 14 ha.

8

A prefeitura Municipal de Ilha Solteira fornece o caminhão para transporte dos produtos do PAA dos assentados do Assentamento Santa Maria da Lagoa que é mais distante da cidade.

De acordo com o Sr. Cícero está no terceiro mandato como presidente da Associação, não existe oposição, considera que o cargo exige muito e que não é fácil lidar com pessoas. Haverá novas eleições, mas até o momento ninguém se interessou em se candidatar ao cargo. Não quero mais o cargo, vou ter que passar pra alguém, de qualquer jeito preciso descansar... (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 2).

A diretoria da associação que é composta presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários, 1º e 2º tesoureiros. Todos os cargos diretivos não possuem remuneração e são escolhidos através do voto dos associados, que devem ter o título de eleitor e estejam em dia com as suas obrigações eleitorais. O mandato é de dois anos como rege o Estatuto da Associação.

Os motivos que os levaram a se organizar em Associação segundo o Sr. Cícero foi:

“Para conseguir benefício, melhorar as condições de vida da comunidade, porque quando se está sozinho pra conseguir apoio dos órgãos públicos ninguém te escuta você não tem voz, então quando se vai, em nome do coletivo, um grupo, associação ou cooperativa é diferente, se consegue o que se quer, o povo unido é forte” (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 2).

A Associação possui uma sede para realizar reuniões, um trator, duas grades, um cultivador, uma roçadeira e um pulverizador para prestação de serviços gerais aos associados. As aquisições dos implementos foram feitas através de doações.

Por ser considerado um processo endógeno o desenvolvimento local registrado em pequenas unidades territoriais e agrupamentos humanos é capaz de promover o dinamismo econômico e a melhoria da condição de vida da população (BUARQUE, 2002). Com a união dos produtores familiares, através das associações, torna-se possível aquisição de máquinas, equipamentos, implementos, entre outros, através de doações, ou aquisições a preços menores e melhores prazos de pagamentos. É uma maneira de se obter recursos e benefícios para a comunidade.

Uma das dificuldades enfrentada pela Associação Sol Nascente é falta de comprometimento, por parte dos associados, ao não participarem ativamente das atividades relacionadas à associação, deveres esses que constam no Estatuto da Associação.

A maior dificuldade é conseguir reunir todos os associados, segundo o entrevistado, sempre vai existir uma desculpa para não participarem das reuniões, deixando as mesmas sem sentido para alcançarem os interesses comuns a todos. Essas atitudes atrapalham as decisões que devem ser tomadas, atrasando o andamento dos processos burocráticos da

política. Organização e falta de união, para acessarem outros programas do Governo Federal como o PNAE.

A freqüência das reuniões deveria ser a cada trinta dias, já aumentei o prazo pra cada noventa dias e aos domingos, mais mesmo assim ainda não está dando certo. Comparece apenas a minoria, ninguém está interessado, agora quando se fala que tem dinheiro vem o assentamento inteiro. Antigamente quando não eram assentados, quando se fazia uma reunião era todo mundo unido, agora não é mais assim. (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 2).

Quando marcam as reuniões todos os associados são convocados com antecedência de cinco dias antes e é feita através da imprensa local e com convites que são entregues de casa em casa. A pauta das reuniões é prestação de contas, uso dos maquinários, hora do trator e ou outros assuntos de interesse de todos.

Outra dificuldade é a falta de reconhecimento e de confiança por parte dos sócios sobre a cobrança de 20% sobre o valor recebido por cada associado na comercialização de seus produtos para o PAA. A associação fica com 14,12%, para cobrir despesas operacionais e de acesso ao programa, e 5,88% é repassado a Conab. Segundo relato do presidente da associação 2:

Uma associação não se mantém sozinha ela se faz com o pagamento de uma taxa de inscrição, pagamento de mensalidade ou doações para custear despesas da própria associação. Pensam que estou desviando recursos e que ganho mais que todo mundo (...). Estou no terceiro mandato e ainda tem muito pra se fazer, mais não quero ser mais presidente, porque dá muito trabalho e poucos reconhecem meu trabalho e ainda desconfiam (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 2).

De acordo com relatos do técnico em extensão rural da Casa da Agricultura esses conflitos são constantes, Este afirma que há várias dificuldades entre os assentados com relação ao PAA: falta de união entre os associados, inadimplência das mensalidades, falta de empenho dos associados com os interesses da associação, repercutindo na qualidade dos produtos produzidos e enviados ao PAA, dificuldade pra se organizarem para ingressar em novas políticas públicas (no caso o PNAE).

É evidente que o fomento do associativismo constitui a pedra angular do desenvolvimento e a problemática está em captar os equívocos e organizar as pessoas, uni- las e engajá-las em torno de interesses coletivos e individuais, dando assistência a todas as suas necessidades (CANTERLE, 2004, p. 8).

Novamente, assim como ocorre na Associação Terra é Vida a maior insatisfação com relação ao Programa é quando ocorre atraso no pagamento, devido a erros na

prestação de contas á Conab. Alguns associados não entendem que o processo é burocrático, trabalhoso e falavam em deixar de fazer as entregas, enquanto outros entendem que mais cedo ou mais tarde iam receber o pagamento e pretendiam até ampliar a produção.

As culturas fornecidas ao PAA são todas as produzidas nos lotes, pelos associados, hortaliças, legumes, frutas, carnes e outros. Neste caso as entregas são realizadas às sextas- feiras na parte da manhã e o transporte novamente é organizado pelos próprios produtores.

A Associação não possui funcionários para usar o trator. É necessário contratar um tratorista. Os serviços solicitados: gradagem e pulverização e quando precisam de assistência técnica são indicados os técnicos da prefeitura.

Para se manter informada sobre as possibilidades de acesso as políticas públicas, a associação sempre mantém contato com os Técnicos da Prefeitura, COATER, INCRA e outros.

Quando tomamos conhecimento do projeto do PAA foi no ano de 2011 e logo começamos a nos articular pra fazer parte do Programa de Aquisição de Alimentos PAA. No inicio foi muito complicado, precisamos de um contador pra nos ajudar, quando enviamos a documentação pela primeira vez minha prestação de conta demorou pra ser aprovada e liberarem o dinheiro. Agora demora poucos dias contanto que a papelada esteja certa. (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 2).

A Associação tem como metas construir um barracão e comprar um tanque de resfriamento de leite, Está sendo realizados estudos sobre a possibilidade de a Associação produzir e comercializar o leite, que é a principal atividade do assentamento.

6.3 O PAA NA VISÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES (BENEFICIÁRIOS

Documentos relacionados