• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia (UDESC, 2010) e Processo de renovação de reconhecimento de curso: licenciatura em pedagogia (UDESC, 2012).

O curso de Licenciatura em Pedagogia desta instituição teve início em 1963, regulamentado pelo Decreto Federal nº 563/63, de 14/08/1963 e reconhecido pelo Decreto Federal nº 63.615, de 13/11/1968, com reconhecimento renovado pelo Decreto Estadual nº 4663 de 25/08/2006. É integrante do Centro de Ciências Humanas e da Educação. Tal centro foi criado em 1963, constituindo-se a primeira faculdade de Educação do Brasil, “amparada na Lei de Bases [sic] de 1961” (UDESC, 2012), que, atualmente, possui os cursos de Pedagogia, de Biblioteconomia, de Geografia e de História.

O atual Projeto Pedagógico do Curso tem carga horária total de 3.852 horas-aula, correspondentes a 214 créditos, que contemplam 2.718 horas-aula destinadas a disciplinas obrigatórias, 306 horas-aula destinadas a disciplinas optativas, 360 horas-aula destinadas ao estágio curricular supervisionado, 342 horas-aula destinadas ao trabalho de conclusão de curso e 126 horas-aula destinadas a atividades complementares.

A duração do curso é de oito semestres, com o tempo máximo para integralização em sete anos. É oferecido em fases semestrais, cada qual com a duração de 100 dias letivos estabelecidos no calendário acadêmico. O regime é de créditos, sendo que cada crédito corresponde a dezoito horas de trabalho. O Curso oferece 80 vagas anuais, a partir de duas entradas semestrais (uma entrada no período matutino e outra no período noturno) sendo 40 vagas em cada uma delas.

De acordo com o PP, o curso de Licenciatura em Pedagogia da UDESC visa “formar docentes para atuar prioritariamente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com uma sólida fundamentação teórica e metodológica com base na relação teoria e prática para uma atuação crítica e comprometida com a Educação Básica” (UDESC, 2010). Conforme relato do coordenador do curso, o foco da formação, pós DCNs 2006, é a docência, no âmbito da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, as habilitações para as diversas áreas de atuação do pedagogo foram extintas. Segundo a coordenação, era intenção da universidade continuar oferecendo essas habilitações, em função das demandas da escola publica, sobretudo no que diz respeito a formação de orientadores e supervisores educacionais: “Não tem mais habilitações, conforme o atendimento às Diretrizes Nacionais... porque a

intenção da UDESC era continuar oferecendo as habilitações, ciente de que ela estava andando na contramão das diretrizes nacionais... porque ela sempre tinha essa demanda da rede publica... em relação à formação, sobretudo na formação do supervisor e do orientador... no entanto, na ultima avaliação que foi feita pelo conselho estadual, foi dado o imperativo de que não podíamos mais continuar ofertando essas habilitações... mesmo comprovando que a rede continuava abrindo concurso para especialistas... mas mesmo assim, não conseguimos mais bancar”. (coordenador do curso de Pedagogia da UDESC).

Conforme o Projeto Pedagógico, os profissionais formados também podem atuar em espaços educativos, onde possam identificar problemas socioculturais e educacionais e também na gestão de instituições escolares. O curso visa formar uma “postura investigativa, integrativa e propositiva com vistas a contribuir para superação de desigualdades, que geram situações de exclusão” (UDESC, 2010).

Segundo este documento, as diretrizes desse curso foram construídas com vistas a possibilitar uma “formação multidisciplinar, contextualizada e implicada com o cotidiano educacional complexo, multifacetado e contraditório da contemporaneidade” (UDESC, 2010). Para tanto, sua matriz curricular foi estruturada três eixos articuladores do currículo. São eles:

- “Educação, Cultura e Sociedade”: composto por disciplinas obrigatórias que tem como “objetivo precípuo subsidiar a prática docente a partir das diferentes bases epistemológicas que compõem o campo de estudos da Pedagogia” A elaboração deste eixo almeja “auxiliar o futuro pedagogo na compreensão do mundo atual (...), a partir de um trabalho que envolva compromissos éticos, políticos e sociais” (UDESC, 2010).

- “Teoria e Prática Pedagógica”: neste eixo articulador, estão inseridas disciplinas de caráter obrigatório, além do Estágio Curricular Supervisionado, “voltadas aos saberes teórico-práticos relacionados à profissão (UDESC, 2010). Segundo o PP, este eixo possui um caráter integrador, que está expresso nas disciplinas relacionadas às práticas docentes, como a disciplina denominada “Práticas Educativas”. - “Diversificação e Aprofundamento de Estudos”: Esse eixo é formado atualmente por oito Núcleos de Aprofundamento, cada um composto por três disciplinas optativas. Neste eixo, os acadêmicos fazem a sua opção

pelo núcleo de aprofundamento desejado. Desse modo, ao optar por um dos núcleos, cursará as três disciplinas oferecidas por cada um. As disciplinas dos núcleos são oferecidas em forma de seminários. Cada um aborda aprofundamentos temáticos, pesquisas contemporâneas e práticas pedagógicas de cada núcleo. Estes seminários são originários dos grupos de pesquisa constituídos, dos núcleos e laboratórios existentes no curso, bem como da articulação com o Programa de Pós-Graduação em Educação (strictu senso) a partir de suas linhas de investigação.

Além disso, esse eixo também é composto pelas Atividades Complementares previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Resolução nº 15/2007-CONSEPE, específica da UDESC. Segundo o Projeto Pedagógico, a partir de novas demandas e necessidades do curso, podem ser propostas novas temáticas que configurarão novos núcleos.

Uma vez que este curso oferece um grande número de créditos em disciplinas teóricas, um vasto número de horas destinadas aos estágios supervisionados, à atividades de pesquisa e extensão, à elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, e considerando sua organização didático-pedagógica, pode-se afirmar que o curso de Pedagogia da instituição investigada tenta assegurar em seu currículo, uma consolidada formação docente, oportunizando uma qualificação acadêmica elevada ao corpo discente. No entanto, é importante destacar que o Projeto Pedagógico do curso não aborda nenhuma preocupação com a formação para ES de forma explicita.

A seguir apresento uma análise do currículo investigado, de acordo com os blocos analíticos, tal como estão listados e apresentados no capitulo três.

Documentos relacionados