• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.9. CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA DO FILTRO CERÂMICO

Comparando a filtragem da água das formulações FA, FB, FC, FD e FE, pela análise visual a formulação FD apresentou melhores propriedades físico-mecânica e microestrutural de acordo com os resultados, analisado nos ensaios de RL (8,26%), PA (26, 24%), MEA (1,68%) a 110ºC. (Figuras: 22, 23, 24, 25).

A água residual utilizada no processo foi utilizada a partir da mistura da água de uso doméstico com areias (silicáticos). O processo de filtração ocorre de acordo com a Figura 32

Figura 34: Processo antes da filtração

Figura 35: Processo depois da filtração

Observa-se na Figura 33 que todas as formações apresentam um excelente desempenho no processo de filtração, com destaque na formulação FD. Este resultado corroboram com os resultados de AA (19,888 %), PA (26,236%), MEA (1,322%),

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

sinterizados a 1100ºC (Tabela 6) e características microestruturais, como o tamanho e quantidades de poros e morfologia.

A tabela ** mostra a analise de filtração de cada formulação em relação ao tempo, o peso da água antes da filtração e o pH das amostras.

Tabela 11: Análise de filtragem do filtro cerâmico Peso da água em ml e ph Padrão ml FA FB FC FD FE 112,19 ml 96,60 ml 79,22 ml 84,72 ml 109,73 ml 104,84ml Água com pH impurezas solida FA FB FC FD FE 6,77 7,18 7,24 7,17 7,10 7,19

De acordo com a tabela 11 podemos definir qual a formulação obteve uma melhor filtração em relação ao tempo. Com 112,19 ml de água com impurezas solidas colocada para filtragem em um tempo de 24h, foi observado que a formulação FD obteve 109,73 ml de água pura, com um pH relativamente neutro de 7,19. Em relação ao pH, água com impurezas sólida apresentou um pH de 6, 77 um pouco ácida.

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

Capítulo 5

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

5. CONCLUSÕES

Com base nos resultados apresentados neste trabalho algumas conclusões são destacadas a seguir:

o Todos as formulações apresentaram utilidades para fabricação de filtros cerâmicos. o Os resultados de caracterizações preliminares induziram a viabilidade técnica do

aproveitamento de rejeito de gesso e chamote de telha em massas cerâmicas para a produção de filtros cerâmicos, devido as características físico-químicas dos rejeitos se assemelharem a das matérias-primas convencionais utilizadas na indústria de filtros cerâmicos.

o Comparando as formulações FA, FB, FC, FD e FE conclui-se que a FD apresentou

melhores propriedades fisico-mecânicas e microestruturais de acordo com os resultados, principalmente de RL (8,26%), AA (19,89%), PA (26,24%), MEA (1,68%) a 1100°C, sendo viável a substituição das matérias-primas convencionais por formulações de massas contendo 70% de rejeito de gesso e 30% de chamote de telha, evidenciando um produto cerâmico de alto valor agregado.

o Os resultados morfológicos obtidos por MEV potencializaram o aproveitamento de

rejeito de gesso e de chamote de telha no desenvolvimento de massas para filtros cerâmicos, apresentando tamanho médio de poros abaixo de 1 µm, principalmente na formulação FD. Com isso, devido a uniformidade do tamanho de poros, ocorre à retenção, quase em totalidade, dos sólidos suspensos que possuem em média sólidos com tamanho de diâmetro médio superiores a 1,2 µm em águas residuais.

o Filtros que possuem tamanho de poro maior proporcionam uma queda de pressão

voltada pela interação fluído-sólido.

o A aplicação desses rejeitos em massas cerâmicas trará benefícios como a possibilidade

de minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte indevido desses rejeitos, além de contribuir para a diminuição dos custos dos produtos finais e diversificar o leque de matérias-primas para a indústria cerâmica.

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

Para trabalhos futuros:

o Elaborar um procedimento para melhorar a distribuição e uniformidade nas amostras

de pó das formulações;

o Verificar a capacidade e testar a eficiência do filtro em águas residuais.

o Melhorar os parâmetros de processamento para se obter filtros cerâmicos com um

número menor de defeitos, principalmente a porosidade nos corpos cerâmicos;

o Desenvolver estudos sobre outros métodos de processamento para obtenção de filtros

cerâmicos;

o Desenvolver outros modelos para descrever comportamento mecânico desses

materiais;

o Adicionar percentuais de ligantes CMC (Carboximetilcelulose), buscando assim

aumentar ainda mais a porosidade.

o Verificar a análise de fluidodinâmica dos filtros cerâmicos desenvolvidos com as

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, R. P. N.; Estudo da Influência da Cal Hidratada nas Pastas de Gesso. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia), Universidade de São Paulo, 1999.

ASSIS, R , B, Síntese e caracterização de ferrita ni-zn pelo método dos precursores poliméricos calcinada por energia de microondas. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 109p.2013

ALBERO, J.L. A., “A Operação de Prensagem: Considerações Técnicas e sua Aplicação Industrial Parte I: O Preenchimento das Cavidades do Molde", Cerâmica Industrial, 5 (5) Setembro/Outubro, 2000.

ALTABA, M.F. Atlas da mineralogia. Edição especial revisada para livro Ibero-Americano, Ltda. 5º ed. Editora Ediciones. 1980. ISBN 84-7093-172-5.

BARSOUM, M. “Fundamentals of Ceramics”, McGraw-Hill International editions, materials Science Series, International Editions (1997).

BARBOSA, A. A, Estudo da conversão química de compósitos a base de gesso em hidroxiapatita. Juazeiro-BA, 2012. Dissertação de mestrado em Ciência dos

Materiais da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, Juazeiro-BA, 2012.

BRITO, F. V. Processamento de meios porosos à base de sílica. Dissertação para obtenção dotitulo de mestre, Rio de Janeiro, 2005.

CANUT, M. M. C. Estudo da viabilidade do uso do resíduo fosfogesso como material de construção. Belo Horizonte,2006. Dissertação de mestrado em construção civil, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

COURY, J. R.. N. et al.: Filtration of aerosols at high temperatures using a double layer ceramic filter: influence of the particle diameter in the collection efficiency. Ceramic 50, p. 355-361, 2004.

COSENTINO, P. A. De Souza L., Efeito de Carbetos Metálicos na Sinterização do

Carbeto de Boro por Prensagem a Quente, Tese de Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, COPPE- UFRJ, 2006.

DANA, J. D. Manual de Mineralogia. v.1. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1969. 642 p

DIAS, A. T. Incorporação de resíduos de cerâmica vermelha como adição pozolânica na substituição parcial do cimento em argamassas. Trabalho de licenciatura. Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Ciências Departamento de Química. Maputo, Julho de 2013.

FERREIRA, O. P.; ALVES, O. L.; MACEDO, J. S.; GIMENEZ, I. F.; BARRETO, L. S. Ecomateriais: desenvolvimento e aplicação de materiais porosos funcionais para proteção ambiental. Campinas/São Cristõvão: Unicamp. Instituto de Química / São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Química, 2006. CP 6154,13084-971. FERNANDES, F. R. F.; da Luz, A. B.; Castilhos, Z. C.; Agrominerais para o Brasil. Centro de Tecnologia Mineral, Rio de Janeiro, 2010.

FERREIRA, D. D.M .et al. Gestão de resíduos da construção civil e de demolição: contribuições para a sustentabilidade Aambiental. V Congresso de Excelência em Gestão Niterói, RJ, Brasil, 2009.

FIGUEIREDO, S.C. Estudo Exploratório de Incorporação da Lama de Filtros Rotativos a Vácuo (Lfrv), Gerada na Millennium Inorganic Chemicals, em uma Matriz Cerâmica Vermelha. Mestrado Profissional em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais no Processo Produtivo. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2008

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

FREITAS, R.D: Efeitos da adição de resíduos de gesso da indústria da construção nas propriedades mecânicas do concreto asfáltico usinado a quente. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil e Ambiental. Universidade Federal de Campina Grande - PB, 2010

GERMAN, R.. M, 1996, SINTERING THEORY AND PRACTICE, 1sted. John Wiley &

Sons, Inc. New York.

GERMAM, R.M.; Pawder metallurgy science, New Jersey: Metal Powder Industries Federation, (1984)

GERMAN, R. M. Sintering theory and practice. New York, NY: John Wiley & Sons, 1996. p. 227-312.

KARNI, J.; KARNI, E. Gypsum in construction: origin and properties. Materials and Structure. 1995. n.28, p. 92-100.

KWON, O. H. :Liquis-Phase Sintering In: Engineered Materials Handbook, v. 4. Ceramics and Glasses. ASM International. Metals Park, Ohio (1991), p. 285-289.

KANNO, W. M. O. Seleção Propriedades mecânicas do gesso de alto desempenho. Tese de Doutorado. Universidade de são Paulo. Escola de engenhara de São Carlos. 132 p. 2009.

LINHALES, F. Caracterização do gesso. Dissertação (Engenharia de Minas e Metalúrgica, Universidade Federal de Minas Gerais), Belo Horizonte, 2003.

LIN. K. L. et. Al. Water Retention Characteristics of Porous Ceramics Produced from Waste Diatomite and Coal Fly As. Journal of Clean Energy Technologies, Vol. 1, No. 3, July 2013

MARINHO, R. M. M. Filtro cerâmico- Uso como suporte de SrSnO3: Para aplicação em

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

MENEZES, R. R. et al. Análise de co-utilização do resíduo do beneficiamento do caulim e serragem de granito para produção de blocos e telhas cerâmicos. Cerâmica Industrial, cerâmica 53, p. 192-199, 2007.

MORAES, M. L. V. N. Aproveitamento de resíduo de beneficiamento do caulim na produção de porcelanato cerâmico. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tese de Doutorado- Natal - RN, 2007.

MUNHOZ, F. C.; RENOFIO, A. Uso da gipsita na construção civil e adequação para a p+l. XXVII encontro nacional de engenharia de produção. A energia que move a produção: Um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade. Foz do Iguaçu, PR, Brasil, outubro de 2007.

NEVES, G. A.; MENEZES, R. R.; FERREIRA, H. C. O estado da arte sobre o uso de resíduos como matérias-primas cerâmicas alternativas. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.6, n. 2, p. 303-313, 2002.

NASCIMENTO, F. S. F., PIMENTEL, L.L.: Reaproveitamento de resíduo de gesso. Anais do XV Encontro de Iniciação Cientifica da PUC- Campinas, 2010.

NECKEL. I. T, Crescimento e morfologia de ligas de Cox Fe100-x Eletrodepositadas sobre Si

(111) tipo-n. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009

OLIVEIRA. R.M. desenvolvimento de elementos sensores de cerâmicas porosas de ZrO2-

TiO2 para aplicação no monitoramento do conteúdo de água em solo. Tese de Doutorado

Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais/ Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores, (IMPE), São José dos Campos, 2010

PUKASIEWICZ, A.G.M. Tecnologia dos processos de fabricação IV materiais cerâmicos. Ponta Grossa, Paraná, 2001

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

and use in Design. New York, 1992.

RIBEIRO, A. S.: Produção de gesso reciclado a partir de resíduos oriundos da construção civil. Dissertação de mestrado em engenharia urbana. Universidade Federal da Paraíba- PB, 2006.

RICHERSON, D.W., 1991, “Forming and Predensification, and Nontraditional Densification Processes”, Engineered Materials Handbook – V. 4 – Ceramics and Glasses, Section 1 – Pp. 123, Asm International.

ROCHA, C. D. Estudo do Processamento da Alumina Visando Aplicação em Geometria Hemisférica. Dissertação de mestrado em Engenharia Metalúrgica e de materiais, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio Janeiro, 2011.

SOARES, S. R. S.: Sinterização de TiB2 em Altas Pressões. Tese de doutorado, em Ciência

dos Materiais da UFRGS. Porto Alegre, 2003

SHINGO, A.: Ceramic Foam Filters. U.S. Pat. NO 5.190. 897, Mar 2, 1993

SILVA, G.M.C.: Desempenho de filtros cerâmicos na filtração de gases a alta temperatura. Tese de doutorado em Engenharia química. Universidade

SALVANI, V. R.., PUPIM. A. M., INNOCENTINI. M.D.M., PADOLFELLI V.C.: Otimização do processo para fabricação de filtros no sistema SiC-Al2O3. Ceramica.

V.47.p.13-18, 2001

SOUZA.R .P .A. Obtenção de filtro cerâmico a partir da diatomita e casca de arroz carbonizada visando tratamento de efluente têxtil. Dissertação para obtenção do titulo de mestre. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 140p. 2011

SOARES, R. A. L. Efeito da Adição de Carbonatos em Formulação de Massa para Revestimento Cerâmico Utilizando Matérias-Primas do Piauí. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, maio de 2010.

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

SMITH, W. F. “Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais”, McGraw-Hill de Portugal (1998).

SALVANI, V. R.., PUPIM. A. M., INNOCENTINI. M.D.M., PADOLFELLI V.C.: Otimização do processo para fabricação de filtros no sistema SiC-Al2O3. Ceramica.

V.47.p.13-18, 2001

SILVA, G.M.C.: Desempenho de filtros cerâmicos na filtração de gases a alta temperatura. Tese de doutorado em Engenharia química. Universidade Federal de São Carlos – SP, 2008.

TERPSTRA, R.A.; Pex, P.P.A.C.; de Vries, A.H. “Ceramic Processing”, Ed. Chapman & Hall, 1995

VALCACER, M, S. :Estudo da viabilidade do sistema LZAS para uso como selante de pacos de PaCOS. Dissertação de mestrado em engenharia urbana. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – RN, 2012.

VASCONCELOS, W .L. Description of Permeability in Porous Ceramics. Cerâmica 43, p.281-282, 1997

VIEIRA, C.M.F., SOUZA, E.T.A., MONTEIRO, S.N: Effect of grog incorporation in the processing and microstructure of red ceramic. Cerâmica 50, p. 254-260, 2004

TULIANNI, J. , MOTANARO, L., BELLI, T.J., SWAIN, M.V. Semiclosed- Cell Mulitte Foams: Preparation and macro end micromechamical characterization. J. Am. Ceram. Soc., 82 (4). P. 961-968, 1999.

WEST, A. R., Solid State Chemistry and its Applicattions, John Wiley & Sons, New York, 1984.

Dissertação de Mestrado PPGEM/ UFRN

Estudo das formulações cerâmicas, utilizando rejeito do gesso e chamote de telha visando à obtenção de filtros cerâmicos.

Documentos relacionados