• Nenhum resultado encontrado

Nesta secção apresentamos, de uma forma sucinta, os dois contextos onde realizamos a nossa Prática de Ensino Supervisionada.

3.1.1. 2.º Ciclo do Ensino Básico

O contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico a Prática de Ensino Supervisionada (Estágio II), realizou-se na escola EB 2,3 Morgado de Mateus, um estabelecimento de ensino público que pertence ao agrupamento de escolas Morgado de Mateus, em Vila Real.

A escola é constituída por dois blocos e dois polivalentes. Um dos polivalentes é constituído pela sala dos professores, a sala dos diretores de turma, a receção, a biblioteca, um anfiteatro e a reprografia. No outro polivalente podemos encontrar a cantina, o bufete, uma sala destinada a alunos com necessidades educativas especiais (NEE) bem como os serviços de ação social e escolar. No espaço exterior existem corredores cobertos que servem de ligação entre os vários edifícios, escadas e rampas. Os espaços verdes são a imagem de marca desta escola.

O Estágio II, foi realizado em turmas do 6.º ano do 2.º CEB, nas disciplinas de Matemática e de Ciências Naturais. No que diz respeito à disciplina de Matemática a turma era constituída por catorze alunos, dez do género feminino e quatro do género masculino, com idades compreendidas entre os onze e doze anos. A turma em questão estava inserida num projeto escolar chamado “Projeto Morgado Mais Sucesso” cujo objetivo era a construção de turmas mais pequenas, sendo que os alunos que as integravam tinham níveis de aprendizagens semelhantes. Desta forma as turmas eram mais homogéneas o que permitia que o professor pudesse dar um maior apoio aos alunos. A turma em que decorreu a Prática de Ensino Supervisionada era, em termos de classificação, de nível quatro, o que significava que era a segunda melhor turma do projeto na disciplina de Matemática. Se por algum motivo os alunos alterassem o seu nível de aprendizagem no final de um período, poderiam vir a integrar uma turma diferente.

26

O Estágio II foi realizado com mais duas colegas e teve uma duração aproximada de 179 horas entre 25 de outubro de 2016 a 22 de fevereiro de 2017, cinco dias por semana, num exercício semanal de, aproximadamente, dez horas. No que diz respeito à disciplina de Matemática, disciplina fundamental para o nosso trabalho, durante os dois primeiros meses fizemos observação duas vezes por semana o que equivale a três horas semanais. Em janeiro ainda com a prática de observação começamos a observar mais aulas por semana (as que eram possíveis observar, sem interferir no estágio relativo à disciplina de Ciências Naturais).

Decorrida a fase de observação das atividades educativas, sucedeu-se o período de responsabilização individual, de 18 horas para cada uma das estagiárias totalizando- se 54 horas de responsabilização do grupo, decorrido de 31 de janeiro a 22 de fevereiro. A tomada de decisões foi sendo efetuada em articulação com a Professora Titular da Turma e sob orientação científica da docente da UTAD, responsável pela unidade curricular de Estágio II, na área da Matemática.

3.1.2. 1.º Ciclo do Ensino Básico

No contexto de 1.º CEB, a Prática de Ensino Supervisionada, Estágio I, teve lugar no Centro Escolar n.º 3, Escola do Corgo, estabelecimento de ensino público, pertencente ao Agrupamento de Escolas Diogo Cão, em Vila Real.

Relativamente às infraestruturas, a Escola do Corgo, comporta dois pisos integrando salas de aula para o 1.º CEB e salas de aula para a Educação Pré-Escolar. O edifício oferece ainda, um salão polivalente, cantina, sala dos professores, uma sala multiusos (equipada com material didático, computadores, livros e com mesas para trabalhos de grupo), e a sala da fotocopiadora. Todas as salas do 1.º CEB estão equipadas com quadro branco, computador e quadro interativo. Todos estes equipamentos possibilitam um melhor funcionamento da sala de aula, aumentando o bem-estar de todos e possibilitando assim um meio mais propício para a aprendizagem. O espaço exterior da escola é bastante amplo, está devidamente vedado e possui um campo de futebol de relva sintética, baloiços, escorregas, caixas de areia e horta ecológica.

27

O Estágio I realizou-se numa turma constituída por vinte e sete alunos, dezoito do género feminino e nove do género masculino com idades compreendidas entre os 7 e 8 anos de idade que, no ano letivo em causa, 2016/2017, frequentavam o 3.º ano do 1.º CEB. Era uma turma muito trabalhadora, interessada, motivada, empenhada, organizada e apresentava bons resultados no que diz respeito às aprendizagens. Os alunos, demostravam assim uma grande capacidade de acompanhar as diferentes atividades da prática letiva e mostravam uma grande motivação quando lhes era solicitado aprender e trabalhar conteúdos através de jogos. Relativamente às suas áreas curriculares preferidas era notório o gosto pela Matemática e Estudo do Meio e um grande entusiasmo pelas Expressões.

Analogamente ao Estágio II, o Estágio I foi realizado com mais duas colegas e teve uma duração aproximada de 175 horas, decorridas entre 6 de março e 7 de junho, três dias por semana, de segunda a quarta-feira, num exercício diário de cinco horas.

Inicialmente, ao longo de duas semanas, decorreu um período de observação das atividades educativas. Decorrida a fase de observação, sucedeu-se uma semana de responsabilização de grupo, onde, cada uma das estagiárias tinha a cargo um dia da semana para lecionação dos conteúdos propostos pela Professora Titular da turma. Posteriormente seguiu-se o período de responsabilização individual, de 38 horas para cada uma das estagiárias totalizando-se 114 horas de responsabilização do grupo. Durante esta fase de responsabilização que decorreu de 24 de abril a 7 de junho, cada semana ficava a cargo de uma das estagiárias. A tomada de decisões foi sempre efetuada em articulação com a Professora Titular da Turma e sob orientação científica da docente da UTAD, responsável pela unidade curricular de Estágio I.

Documentos relacionados