• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DOS CURSOS INVESTIGADOS

No documento Avaliação institucional: o caso da UFSCar (páginas 90-93)

5 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS

5.2 CARACTERIZAÇÃO DOS CURSOS INVESTIGADOS

O texto a seguir contém a história de implantação dos cursos investigados e, em seguida, a análise dos dados coletados por meio do questionário fechado online e das entrevistas semiestruturadas.

5.2.1 Ciências Sociais

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Sociais da UFSCar, campus de São Carlos, apresenta sua trajetória de criação. A origem deu-se no Núcleo de Ciências Sociais do Departamento de Fundamentos Científicos e Filosóficos da Educação (DFCFE), que ficava no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Nesse Núcleo era ofertado apenas o curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Após a reestruturação do CECH, o DFCFE deixou de existir e foram criados seis novos Departamentos, sendo um deles o Departamento de Ciências Sociais (DCSo), instituído pela Portaria GR nº 463, de 1987.

Em 1990, os servidores docentes José Albertino R. Rodrigues, Marina Cardoso, Flávio Luizeto e Ramón Peña Castro elaboraram uma proposta para a criação do Curso de Graduação em Ciências Sociais no DCSo e o mesmo foi aprovado pelo Parecer CEPE nº081/90, de 1990. No ano seguinte, o curso teve início com a oferta de 40 vagas. Em 2003 recebeu ampliação de 10 novas vagas devido à demanda crescente de candidatos inscritos. O período de funcionamento é diurno, com 8 semestres de duração e forma bacharéis em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia ou Ciência Política ou Sociologia. O currículo está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso (UNIVESIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2004). Em adição, o PPC do curso de Ciências Sociais expõe que a avaliação está alinhada com a Portaria GR nº 1048, de 199647.

Em 2007, com a adesão voluntária da UFSCar ao Programa REUNI, o curso recebeu a ampliação de 40 vagas, passando a ofertar 90. O período de funcionamento foi mantido, bem como a duração dos semestres e a formação com as habilitações.

47Ressalta-se que o PPC do curso de Ciências Sociais é do ano de 2004. A Portaria GR nº 1048, de 1996 foi

revogada pela Portaria GR nº 522 de 2006c, que esclarece qual é a concepção de avaliação de desempenho acadêmico entendida na UFSCar.

5.2.2 Engenharia Mecânica

O Curso de Engenharia Mecânica está localizado no campus de São Carlos e foi criado a partir da expansão REUNI. As atividades foram iniciadas em 2009, com a oferta de 45 vagas por ano. Essa situação permaneceu até 2012, pois no ano de 2013 houve o aumento de 45 novas vagas. O período de funcionamento do curso é integral, possui 10 semestres de duração, o currículo cumpre as DCNs e forma o Engenheiro Mecânico Pleno.

A avaliação de desempenho acadêmico segue as orientações da regulamentação interna da UFSCar. Conforme está apresentado no PPC (UFSCar, 2012d), a avaliação está presente em diversos momentos formativos do curso, proporcionando ao discente e ao servidor docente o desenvolvimento de habilidades e de competências. O uso de teste não é descartado na produção do conhecimento, bem como avaliação coletiva, atividade acadêmica, relatório, projeto, apresentação de seminário individual e coletivo, publicação de artigo, entre outras atividades.

Em relação à avaliação institucional, especificamente a autoavaliação, esta ocorre por meio do Conselho de Coordenação de Curso e do Núcleo Docente Estruturante que avaliam e planejam, a partir dos resultados da avaliação, para melhoria do curso (UFSCar, 2012d).

5.2.3 Gerontologia

O curso de Gerontologia está situado no campus de São Carlos, foi criado a partir da expansão REUNI e iniciou as atividades em 2009 com a oferta de 40 vagas. O período de funcionamento é diurno, possui 8 semestres de duração, sendo o currículo orientado pelas Diretrizes Curriculares da Área da Saúde e forma bacharéis em Gerontologia.

No que diz respeito à avaliação do curso, ocorre em processo contínuo de ação- reflexão-ação que envolve servidor docente, discente, servidor técnico administrativo e coordenação de curso em constante aperfeiçoamento. A avaliação de disciplina acontece a cada semestre, em que os resultados são debatidos em assembleia, com a presença dos atores institucionais envolvidos. Há também a avaliação servidor docente que o aluno faz por meio do preenchimento de instrumento avaliativo específico do curso, os resultados são discutidos e refletidos com o Conselho de Coordenação de Curso e com os servidores docentes que buscam adotar propostas de melhoria das disciplinas.

5.2.4 Medicina

A implantação do curso de Medicina, campus de São Carlos, ocorreu por meio da adesão da UFSCar ao Programa de Expansão do Sistema Federal de Educação Superior (2004-2006)48. Após os trâmites legais de criação aprovados em suas instâncias, a Gestão da UFSCar editou a Resolução ConsUni nº 500, de 2005b, que dispõe sobre a criação do curso. A oferta anual é de 40 vagas, funcionamento integral e forma bacharéis em Medicina.

De acordo com o Parecer do ConsUni n. 391 (UFSCar, 2006d), para o estabelecimento do curso na UFSCar houve o convênio de cooperação com a Prefeitura de São Carlos. Ambas as instituições ficaram acordadas em estabelecer ações conjuntas para o atendimento em saúde à comunidade, a formação profissional dos discentes, além da realização de pesquisa que beneficie todos os envolvidos.

O currículo desse curso é orientado por competência49 e está estruturado em três ciclos educacionais de aprendizagem50 de acordo com as DCNs.

Em acréscimo, a avaliação ocorre com o envolvimento do servidor docente e do discente na construção reflexiva da prática, e está em conformidade com a missão da IES; com a Secretaria Municipal de Saúde; e com o Sistema Único de Saúde (SUS). Cada discente possui um portfólio que registra seu desenvolvimento durante todo o curso. A avaliação discente é feita pelo critério-referenciada, em que, a cada ciclo educacional deve ser aprendido por competência e critério de excelência. Há também a avaliação servidor docente realizada pelo discente que ocorre por meio do preenchimento de um instrumento avaliativo específico do curso ao final de cada atividade curricular.

No próximo texto, apresentar-se-ão as análises dos questionários e das entrevistas na percepção dos atores institucionais.

48 Segundo está exposto no PPP do Curso de Medicina (2007c, p. 4) o processo de implantação ocorreu da

seguinte forma: Aprovação da Resolução ConsUni nº 500, de 29 de abril de 2005, seguido do Ofício nº 2931/2005 MEC/SESu/DEDES, de 27 de abril de 2005, e segundo processo nº 23000.013637/2005-84 e parecer CNE/CES nº 446/2005, de 14 de dezembro de 2005.

49 No PPP do Curso de Medicina (2007c) expõe o que vem a ser currículo orientado por competência.

50 Os três ciclos educacionais de aprendizagens são: Integralidade do Cuidado I, Integralidade do Cuidado II, e

5.3 A PERCEPÇÃO DOS ATORES INSTITUCIONAIS SOBRE OS PROCESSOS DE

No documento Avaliação institucional: o caso da UFSCar (páginas 90-93)