• Nenhum resultado encontrado

3.2 Desenho metodológico

3.2.1 Caracterização dos sujeitos da pesquisa

Aprofundamos a descrição dos procedimentos e etapas da pesquisa, desde a escolha dos sujeitos colaboradores até a análise das entrevistas. É preciso salientar que o Lócus da pesquisa, assim como os sujeitos participantes desta, foram selecionados a partir de experiências anteriores, como explicitado no capítulo anterior.

Elegeu-se a entrevista semiestruturada, juntamente com a análise do Projeto Político Pedagógico, como os principais instrumentos de coleta de dados. A entrevista nos oferece novos questionamentos, na medida em que refletimos e discutimos as narrativas dos sujeitos participantes da pesquisa, gerando novas hipóteses da realidade pesquisada, característica peculiar da pesquisa de abordagem qualitativa.

A entrevista teve a finalidade de confirmar ou refutar o que está posto no Projeto Político Pedagógico da escola, verificando se os princípios da Educação Popular do Campo, que regem o documento, têm se configurado nas práticas pedagógicas dos professores. Nesse sentido, elencamos os critérios de análise: 1. Se PPP está em consonância com as práticas pedagógicas dos docentes; 2. Se o PPP está organizado de forma a contemplar a realidade multisseriada; 3. Se há princípios da Educação Popular do Campo na organização desse currículo; 4. Se os princípios da Educação Popular do Campo estão nas práticas pedagógicas dos professores.

A entrevista semiestruturada, segundo Triviños (1987, p. 138) se constitui como um dos procedimentos “[...] mais decisivos para estudar os processos e produtos nos quais está interessado o investigador qualitativo”. Segundo Silveira (2002), a entrevista semiestruturada é compreendida como um jogo no qual as pessoas envolvidas (entrevistados e entrevistador) ocupam lugares diferentes, têm objetivos também diferenciados, mas todos exercem seu poder, ou seja, mesmo que, aparentemente, quem entrevista conduz as perguntas, quem é entrevistado também determina o que vai ser dito sobre o que lhe foi perguntado, selecionando sua fala a partir do que considera importante ser expresso, ser conhecido pelos entrevistadores ou, ainda, o que eles ou elas acham que seus entrevistadores querem ouvir.

Necessário se faz enfatizar que esse conhecimento “do outro”, de suas práticas, nunca acontece na sua totalidade, pois só é possível conhecer do outro o que ele nos permite conhecer. E o que se conhece, elabora-se e resinifica-se esse outro, a partir do nosso olhar, da nossa cultura (SANTOS, 1997). A postura do pesquisador observador, nesse enfoque teórico metodológico deve ser de uma pessoa que faz parte do contexto que observa, contribuindo

com este, ao passo que tal envolvimento possibilita a construção e/ou reelaboração de conhecimentos.

Para essa pesquisa selecionamos para colaborar 6 professores da Escola Zumbi dos Palmares, localizada no assentamento da Reforma Agrária Zumbi dos Palmares, no município de Mari, no Estado da Paraíba. Para preservar suas identidades, os denominaremos de P1, P2, P3, P4, P5 e P6.

A partir de informações colhidas nos momentos das entrevistas, traçamos o perfil dos sujeitos colaboradores desta pesquisa de doutorado.

Quadro 05: Perfil dos (das) colaboradores (as) da pesquisa.

Fonte: Elaboração própria, a partir de dados da pesquisa (2018).

23 O professor também possui graduação em Biologia, e Geografia.

Identificação Idade Formação Composição

da turma que atua Tempo de atuação na área da educação Tempo de atuação na Escola Zumbi dos Palmares Tempo de atuação em escola do campo/multisseriada Local onde mora Função que atua na Escola Zumbi dos Palmares

P1 34 Pedagogia 2º e 3º Anos 8 anos 7 anos 4 anos Área Urbana

(Sapé)

Docência

P2 44 Pedagogia 18 anos 6 anos 18 anos Área Urbana

(Sapé)

Supervisora

P3 34 Pedagogia 1º Ano 8 anos 2 anos 2 anos Área Urbana

(Mari)

Docência

P4 33 Pedagogia23 4º e 5º Anos 12 anos 2 anos 12 anos Área Rural

(Mulungu)

Docência

P5 31 Pedagogia Pré-Escola I e

II

7 anos 2 anos 6 anos Área Rural Docência

P6 32 Pedagogia 13 anos 13 anos 13 anos Área Rural

(Marí)

Os professores foram convidados pessoalmente, para narrar algumas de suas experiências, a partir de questões contempladas em um roteiro composto por 16 perguntas abertas, sobre as práticas pedagógicas da escola Zumbi dos Palmares.

O roteiro foi organizado em duas partes, sendo estas: identificação-o participante da pesquisa deveria preencher informações sobre a formação, idade, tempo de atuação na educação, tempo de atuação na escola Zumbi dos Palmares, tempo de atuação em classes multisseriadas e composição da turma que estava lecionando; práticas pedagógicas em escola do campo multisseriadas-o participante deveria narrar suas experiências escolares, a partir de questões abertas, levantadas pelo pesquisador, contemplando as seguintes temáticas: projeto político pedagógico, planejamento, avaliação, contexto escolar, aprendizagem, diversidade, conteúdo, dentre outros. Apesar de utilizar o mesmo roteiro de entrevista com todos os participantes, algumas falas foram adaptadas conforme à função ocupada pelos professores, quais sejam: docência; gestão escolar e supervisão escolar, conforme os roteiros em apêndices 2.

Pode-se afirmar que a escola Zumbi dos Palmares é multisseriada, pois de acordo com o censo escolar da educação básica do INEP, no ano de 2018, a instituição tinha 60 alunos matriculados nos níveis Educação Infantil (Pré I e Pré II), e Anos Inicial do Ensino Fundamental, organizadas por multisseriação, com exceção do 1º Ano, conforme quadro apresentado abaixo.

Quadro 06: Alunos Matriculados na Escola Zumbi dos Palmares no ano 2018, distribuídos

por nível, série, quantidade e forma de organização de turma.

NÍVEL SÉRIES QUANTIDADE FORMAS DE

ORGANIZAÇÃO Educação Infantil Pré-escola I - 4

anos

10 Multisseriada

Pré-escola II - 5 anos

06 Anos Iniciais do Ensino

Fundamental 1º Ano 08 Seriada 2º Ano 08 Multisseriada 3º Ano 05 4º Ano 09 Multisseriada 5º Ano 14

Fonte: Quadro organizado pelo autor, com base nos dados do INEP (2018).

Com base nesse dado, podemos afirmar que a Escola Zumbi dos Palmares tem uma configuração escolar que se diferencia do modelo seriado urbanocêntrico, demonstrando a

importância de pensar uma organização curricular diferenciada que considere o contexto das escolas do campo multisseriadas.