• Nenhum resultado encontrado

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.2. Caracterização dos sujeitos da pesquisa

Nosso estudo foi realizado em duas fases – a primeira com a realização de dois grupos focais, e a segunda com as entrevistas individuais. Participaram dos grupos focais 17 adolescentes, sendo que destes sete foram entrevistados individualmente.

O primeiro grupo focal foi constituído por nove adolescentes, que foram selecionados aleatoriamente através de lista disponibilizada pelo abrigo com os adolescentes que atendiam aos critérios de inclusão do estudo. Destes, quatro eram do sexo masculino e cinco do sexo feminino; três tinham 17 anos, quatro tinham 16 anos e dois tinham 15 anos. Todos estavam freqüentando a escola no momento da realização do grupo.

O segundo grupo foi constituído por oito adolescentes, sendo quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Destes adolescentes, um tinha 17 anos, três tinham 16 anos, dois tinha 15 anos, e dois tinham 13 anos. Neste grupo, como no anterior, todos freqüentavam a escola.

9 8

Sexo feminino Sexo masculino

Gráfico 1 – Distribuição dos adolescentes participantes segundo sexo. Campinas, SP, Brasil, 2010. 4 7 4 2 17 anos 16 anos 15 anos 13 anos

Gráfico 2 – Distribuição dos adolescentes participantes segundo faixa etária. Campinas, SP, Brasil, 2010

Conforme observamos no gráfico abaixo, existe uma disparidade considerável entre a idade dos adolescentes e o nível de escolaridade, já que a maioria destes quando no convívio familiar não freqüentavam a escola. Esta questão revela a grande evasão escolar dos sujeitos do estudo, o que certamente aumentou a vulnerabilidade destes sujeitos.

10 11 12 13 14 15 16 17

6ª série 7ª série 8ª série 9º ano 1º ano EM 2º ano EM 3º ano EM

Gráfico 3 – Distribuição dos adolescentes participantes segundo faixa etária e escolaridade. Campinas, SP, Brasil, 2010.

As entrevistas individuais foram realizadas com sete adolescentes, que participaram previamente dos grupos focais. Outros adolescentes se dispuseram a participar das entrevistas, porém houve saturação dos dados e não houve a necessidade de realizar novas entrevistas. Todas as entrevistas foram realizadas pela própria pesquisadora, como também os grupos focais.

Os adolescentes entrevistados eram quatro do sexo feminino e três do sexo masculino. O quadro abaixo mostra um resumo com as principais informações sobre os adolescentes participantes da entrevista:

Tabela 03 – Distribuição dos adolescentes participantes das entrevistas. Campinas, SP, Brasil, 2010.

Adolescente Idade Sexo Escolaridade Tempo de abrigamento Violência sofrida Duração da entrevista

Negro 17a4m M 8ª série 4 anos Violência

física

40 min

Super Man 18a M 1º ano EM 1a5m Violência

física e negligência

50 min

Céu 17a2m F Encerrou EM 1 ano Violência

física

1h05min

Flor 14a2m F 8ª série 2 anos Negligência 32 min

Mary 17a1m F 2º ano EM 10 meses Violência

física e sexual

60 min

Pincel 15 anos M 7ª série 2a5m Negligência 35 min

Jaci 16a11m F 3º ano EM 1a10m Violência

física

28 min

Negro é um adolescente do sexo masculino, de 17 anos, que durante a coleta de dados freqüentava a 8ª série do Ensino Fundamental na escola da própria instituição (antes de ser abrigado, estava em evasão escolar). Mantinha contato com familiares, recebendo visitas da mãe, da avó materna e de alguns irmãos quinzenalmente. Não fazia acompanhamento à saúde; freqüentava grupo de teatro externo à unidade. Estava institucionalizado há quatro anos, sendo retirado do convívio familiar devido violência física perpetuada pelo pai, e após este fato permaneceu em circulação de rua por aproximadamente dois anos, quando foi abrigado. Durante a coleta de dados, estava sendo realizado um trabalho com a família de Negro visando seu desabrigamento, principalmente com a mãe do adolescente, que realizava atendimentos com técnicos de referência da família. Ao final deste estudo, Negro já havia sido desabrigado e retornado ao convívio familiar, sendo que a mãe assumiu a responsabilidade pelo adolescente.

A adolescente Jaci possuía 16 anos durante a coleta de dados, sexo feminino, freqüentava o 3º ano do Ensino Médio em uma escola da região. Freqüentava os passeios proporcionados pela instituição, mas não participava de nenhum grupo externo à unidade. Estava abrigada há um ano e 10 meses por sofrer violência física pela avó materna, que havia assumido sua guarda após a morte da mãe. Já havia sido abrigada uma primeira vez,

quando ainda criança, logo após a morte da mãe. A equipe técnica do abrigo está trabalhando com a adolescente em seu Projeto da Vida, pois não existem familiares que possam assumí-la.

Flor é uma adolescente de 14 anos, sexo feminino, estudante da 8ª série do Ensino Fundamental. Não faz acompanhamento à saúde; participa de um grupo de teatro externo à unidade. Recebe visitas e mantém contato com um irmão que está em outro abrigo e um irmão que está em família acolhedora. Está abrigada há dois anos, devido negligência da mãe; já foi transferida de abrigo duas vezes, devido encerramento das atividades de uma unidade, e depois devido transferência de acordo com a idade. Os pais foram destituídos do poder familiar; a equipe técnica está trabalhando seu Projeto de Vida, pois não existem familiares que possam assumir sua guarda.

Pincel é um adolescente de 15 anos, sexo masculino, que freqüenta a 7ª série do Ensino Fundamental na própria instituição, sendo que antes de ser abrigado também estava evadido da escola. Recebe visitas semanais da mãe. Não faz acompanhamento à saúde, e não participa de outros grupos na comunidade. Está abrigado há 2 anos e 5 meses, devido negligência da mãe e violência física pelo tio materno. Foi transferido para o atual abrigo devido evasões freqüentes do abrigo anterior. Até o final deste estudo, Pincel e sua família estavam sendo trabalhados pela equipe técnica para possibilitar seu retorno ao convívio familiar.

Céu é uma adolescente de 17 anos, sexo feminino, que já encerrou o ensino médio e se prepara para cursar a universidade. Mantém contato telefônico com a mãe, pois esta não residia em Campinas. Participa de grupo de teatro externo à unidade e está matriculada em curso pré-vestibular. Realiza acompanhamento com ortopedista. Está abrigada há um ano, devido violência física por parte do pai. Seu processo judicial está em andamento, mas existe um desejo da adolescente permanecer na unidade para dar seqüência ao seu Projeto de Vida.

Mary é uma adolescente de 17 anos, sexo feminino, que está freqüentando o 2º ano do Ensino Médio de uma escola da região. A mãe e uma irmã a visitam semanalmente no abrigo, e o pai estabelece contatos telefônicos pois é motorista e viaja freqüentemente. Não participa de grupos na comunidade ou faz acompanhamento à saúde. Está abrigada há 10 meses devido violência física, sexual e psicológica por parte do irmão portador de transtorno mental. Sua família tem sido acompanhada pela equipe técnica do abrigo para sua reinserção familiar.

Super Man é um adolescente de 18 anos, sexo masculino, que freqüenta o 1º ano do Ensino Médio de uma escola da região (estava em evasão escolar antes de ser abrigado). No final da coleta de dados já freqüentava a república, fora do abrigo, porém ainda não havia iniciado no mercado de trabalho. Não realizava acompanhamento à saúde. Estava abrigado há um ano e cinco meses devido negligência por parte da mãe, mas já havia sofrido outros tipos de violência. Logo que nasceu, a dona da residência, onde sua mãe trabalhava como doméstica, assumiu seus cuidados; neste período foi vítima de violência física e psicológica por parte desta família, que residia em outro município. Voltando para Campinas, permaneceu em um abrigo, pois sua mãe não tinha condições financeiras para assumí-lo. Após alguns anos, voltou a morar com sua mãe, mas passou a sofrer negligência, e mantinha circulação de rua; neste período, foi abrigado nesta atual unidade. Ao final deste estudo, Super Man foi desabrigado para morar com a avó paterna de seu irmão.