• Nenhum resultado encontrado

O centro de distribuição pesquisado é uma das 24 unidades de um grande CD que opera em nível nacional. Tem por atividade principal a distribuição de produtos acabados, mas também é líder nacional na fabricação de biscoitos e massas alimentícias, atua ainda na moagem de trigo, refino de óleo, margarina, gorduras e cremes vegetais.

A matriz encontra-se localizada em Fortaleza, no Ceará. A organização atende 23 estados da federação e conta com mais de 30.000 colaborados. O CD atua no ramo à 52 anos e tem, em seu planejamento estratégico, a possibilidade de exportação de seus produtos.

A unidade conta com 217 colaboradores diretos e 1142 colaboradores indiretos, têm 40.000m² de área construída e conta de 12 departamentos que integram as atividades logísticas.

A estrutura da unidade pesquisada, instalada na grande João Pessoa, conta com um departamento logístico com apenas duas pessoas que são responsáveis por todo o processo logístico que acontece no CD, mesmo que indiretamente, pois existem departamentos de compra, venda, PCP e expedição, que não são controlados diretamente pela logística.

Trata-se, portanto, de um CD de grande porte e que, aparentemente, tem um sistema de gestão integrado e eficiente. Supre as necessidades de seus clientes, internos e externos, opera de acordo com as normas técnicas e ambientais. Investe na comunidade e, principalmente, nos seus colaboradores.

No CD pesquisado também funciona uma fábrica de moagem de trigo que atende 5 dos 9 estados da região Nordeste, alem de fornecer o trigo para o Estado de São Paulo e mais 2 Estados da região sul.

O CD tem um importante programa de gestão ambiental que é desenvolvido com os colaboradores e com a comunidade mais próxima ao CD. São oferecidos regularmente

workshops de conscientização ambiental e a importância da reciclagem do lixo, entre

outras ações voltadas a preservação do meio ambiente.

No presente momento não há planos para a expansão física da rede do CD pesquisado. Porém há um planejamento em execução para aumentar o espaço de atendimento de cada unidade do CD existente no Brasil, que prevê inclusive uma inserção do CD no mercado internacional, a começar pela exportação de trigo para os países da América do Sul.

Com esse planejamento em fase inicial de execução, alguns aspectos referentes ao CD pesquisado devem ser considerados para, primeiramente, acontecer o desenvolvimento interno da organização para que depois possa entrar no mercado externo, mais sólido e com maiores chances de sobrevivência.

No capítulo a seguir, baseado nas informações coletadas na pesquisa de campo e nas suas interpretações, iremos expor alguns aspectos que necessitam de melhoria, a luz dos conceitos utilizados e da metodologia desenvolvida para que chegássemos a essas considerações.

5 Considerações Finais

Este trabalho enfoca o sistema de mensuração de desempenho, abordando os temas logística e gestão de processos, procurando investigar a gestão dos processos logísticos em um CD da grande João Pessoa - PB, de acordo com os indicadores de desempenho utilizados por organizações desse setor.

Para que fossem alcançados os objetivos, nos norteamos pelas seguintes etapas: - Revisão da literatura, buscando demonstrar as teorias da logística, gestão de

processos e medição de desempenho, pertinentes a esta dissertação;

- Pesquisa de campo para conhecimento e identificação das ferramentas gerenciais utilizadas no CD e como esse trata de seus processos logísticos a partir do seu sistema de medição de desempenho;

- Identificação dos indicadores de desempenho utilizados pelo CD e o gerenciamento estratégico realizado a partir dos indicadores de desempenho pertinentes ao setor.

Após análise dos dados podemos chegar às seguintes considerações finais:

A primeira consideração básica dessa dissertação é a importância dos indicadores de desempenho dentro do ambiente empresarial. O que fica mais evidente quando se trata de uma organização que trata diretamente com distribuição e necessita de uma avaliação contínua dos seus processos, visando sempre uma melhor posição competitiva no mercado.

Podemos afirmar que os gestores possuem bom conhecimento sobre as teorias da logística e da gestão de processos. Porém quando partem para a prática não conseguem consolidar esse conhecimento. Durante o tempo de pesquisa podemos observar que os processos logísticos não ocorrem de forma seqüenciada e que essa forma de execução chega a atrapalhar as operações realizadas pelo CD. A não aplicação otimizada dos conceitos de logística e gestão de processos pelos gestores tem reflexo direto nos colaboradores que não conseguem identificar a importância que cada atividade tem para com atividade posterior à ser executada.

Apesar da aplicação não otimizada dos conceitos supracitados, as atividades acontecem de forma satisfatória e não é fator decisivo para uma paralisação do sistema logístico e nem do serviço oferecido pelo CD.

Quanto às ferramentas gerenciais utilizadas atualmente mostram-se suficientes para a operacionalização das atividades do CD. Porém não caracteriza uma fonte de

informações que possam ser utilizadas para planejamentos e ajustes nas operações realizadas pelo CD. Não há um software que deixe claro e acessível a situação real da empresa para todos os gestores, as informações não são totalmente compartilhadas, ao menos que determinado departamento necessite da informação.

Destacam-se, exatamente, as ferramentas de gerenciamento das operações cotidianas e que, caso não tenham um bom gerenciamento, podem ser prejudiciais caso os gargalos não sejam identificados com rapidez. A partir das ferramentas utilizadas os gestores podem montar planos de ação para a melhoria nas operações, fato que não ocorre no CD pesquisado.

E por fim, observa-se que não há um sistema de mensuração de desempenho dos processos logísticos no CD. Os gestores de logística fazem paralelamente aos relatórios, inspeções e observações diárias, um levantamento de indicadores que eles julgam necessários para o acompanhamento do desempenho dos processos logísticos, mas esses indicadores não configuram ainda um sistema de mensuração de desempenho. Dessa forma, não pode haver ações de gerenciamento estratégico a partir do sistema de mensuração de desempenho dos processos logísticos uma vez que esse sistema não se encontra implantado nesta unidade do CD.

A ação de gerenciamento inerente aos processos logísticos, além do acompanhamento diário, se dá sempre a posteriori, no que tange à resolução de problemas. Esses problemas são identificados a partir do levantamento diário de dados inerentes aos processos logísticos e só há uma intervenção da gerência quando o problema identificado passa a atrapalhar as atividades ligadas a ela.

O modelo conceitual adotado nesta dissertação, apresentado na seção 3.3 e explorado a luz dos dados pesquisados nas seções 4.3 e 4.4, traz uma abordagem de indicadores de desempenho voltados para CDs que parte do principio de que os gestores devem possuir um bom conhecimento não só da teoria como também da aplicação de conceitos de logística e gestão de processos. Além de apresentar os principais processos logísticos inerentes a CDs e os quatro grupos de indicadores de desempenho considerados indispensáveis para uma boa implementação de um sistema de mensuração de desempenho de processos logísticos que vise o aperfeiçoamento contínuo desses processos.