• Nenhum resultado encontrado

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, fundada no ano de 1500, caracteriza-se como uma instituição vocacionada para a prática de obras de caridade tal como as restantes Misericórdias criadas em Portugal a partir de 1498. No que concerne à forma jurídica a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos adquiriu o estatuto de pessoa coletiva de utilidade pública no ano de 1977. Ao longo dos 513 anos de atividade (1500-2013) num sector que mais recentemente começou por ser destacado e definido como terceiro sector, a SCMB tem prestado vários serviços quer na área da saúde quer na área social. Para além destas áreas, e tal como as restantes Misericórdias, também esta instituição se caracteriza pela prática de culto da religião católica. A área social, que integra a valências de apoio à infância e à terceira idade, constitui a génese da atuação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Essencialmente, as respostas sociais oferecidas à Terceira Idade, compreendem os serviços de apoio domiciliário, lar e centro de dia. Na valência infância a SCMB caracteriza-se por ter uma variedade significativa de serviços dispondo de creche, pré-escola, Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) e serviço de amas ou também designado de creche familiar. No ano de 2012, a instituição expandiu ainda mais o seu leque de respostas sociais através da criação da cantina social.

A instituição define como sua missão “promover o desenvolvimento de respostas sociais direcionadas para a terceira idade, Infância, Saúde e Religião,” a fim de privilegiar os grupos mais vulneráveis e contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde se insere. Para concretizar a sua missão, a instituição concentra-se fundamentalmente na qualidade e promove acima de tudo o bem-estar dos seus utentes bem como dos seus recursos humanos salvaguardando desde sempre os seus valores culturais e históricos. A aposta na qualidade é agora comprovada com o empenho na implementação de um sistema de gestão de qualidade e certificação de todas as valências de acordo com a norma ISO 9001:2008. O objetivo de dar respostas ajustadas às necessidades da comunidade onde se insere a SCMB é comandado pelos valores institucionais de solidariedade, respeito, confiança, responsabilidade, eficiência e motivação dos recursos humanos. No anexo 1 é possível observar o organigrama da SCMB.

39

Valências

Valência Saúde

Na área da Saúde, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos possui uma Clínica de Medicina Física e Reabilitação, que presta serviços a cerca de 6743 utentes anualmente. Nesta unidade são prestados tratamentos de fisioterapia e hidroterapia. O trabalho da instituição nesta área desenvolve-se há 20 anos com a aquisição e acumulação de experiência e know-how. As melhorias nos serviços de saúde foram mais sentidas no ano de 2008, aquando da inauguração das novas instalações. Até esta data, os serviços de saúde funcionavam no espaço onde atualmente estão instalados os serviços centrais. Esta nova unidade entrou em funcionamento em 2008 e detém uma das mais modernas e bem equipadas unidades de todo o país.

O propósito dos serviços prestados nesta valência é oferecer uma maior qualidade de vida aos indivíduos com complicações na sua motricidade a fim de integrá-los a nível sócio familiar e ocupacional.

O empenho da instituição no campo da saúde não fica apenas por esta unidade. A Misericórdia de Barcelos, já desde o mandato da anterior Mesa administrativa, tinha a pretensão de criar em Barcelos uma Unidade de Cuidados Continuados. A Mesa administrativa atual deu continuidade à iniciativa e em 2008, aquando da abertura do Centro de Medicina Física e Reabilitação, procedeu à cerimónia do “lançamento da primeira pedra”. Com o lançamento de um concurso para atribuição de apoio financeiro a projetos inseridos no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (criada pelo Governo em 2006), a Misericórdia de Barcelos apresentou a respectiva candidatura ao concurso Programa Modelar que foi aprovada por um ofício em 14/05/2010 com um financiamento Estatal de 750 000€. A empreitada de construção com o valor acordado de 1 992 762.94€ teve início em Novembro de 2012, e prevê-se a sua conclusão no 1º trimestre de 2014. Este novo projeto, para além das vantagens que traz para os Barcelenses (que até aqui tinham de se deslocar para outros concelhos), tem também um impacto positivo no emprego uma vez que irá criar 52 novos postos de trabalho. Para além disso, existe a possibilidade de criar sinergias entre recursos da Misericórdia já existentes, designadamente, recursos humanos, equipamentos e estruturas.

40

Valência Idosa

Diariamente, a valência idosa da SCMB presta diferentes serviços a 314 utentes do concelho. Na área da Terceira Idade, a Instituição dispõe de cinco unidades de alojamento permanente:

- Lar da Misericórdia que atualmente presta serviços de alojamento a 37 utentes;

- Lar Rainha Dona Leonor que acolhe diariamente 62 utentes;

- Lar Nossa Senhora da Misericórdia que regista uma ocupação de 67 utentes;

- Lar Santo André que presta serviços de alojamento a 52 utentes;

- Lar Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa que apesar de concentrar uma maior diversidade de serviços de duas valências presta serviços de alojamento a 20 utentes.

Para além dos serviços de Lar, nestas unidades (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas – ERPPI) são também oferecidas respostas à terceira idade através dos serviços Centro de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário. O Centro de Dia, instalado no edifício do Lar Nossa Senhora da Misericórdia, presta serviços de acolhimento diurno a 24 idosos diariamente. Os serviços disponíveis no centro de dia compreendem todas as refeições, bem como higiene pessoal, tratamento de roupas, animação e atividades desportivas organizadas por técnicos da área. O transporte dos idosos é assegurado pela instituição. O serviço de apoio domiciliário é prestado a partir de duas unidades desta valência: a primeira está localizada em Barcelos no Lar de Nossa Senhora da Misericórdia e serve 39 utentes do concelho. A segunda está localizada na freguesia de Silveiros no Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e presta serviços a 13 idosos. Este serviço conta com equipas de trabalho que se deslocam diariamente ao domicílio dos idosos para garantir a estes a satisfação de necessidades básicas como alimentação, higiene pessoal e habitacional, tratamento de roupas, entre outras. As quatro equipas de trabalho operam de segunda a sábado e dias de feriado.

Esta valência recebe uma grande dedicação por parte da instituição na medida em que exige maiores cuidados, mais recursos e uma grande motivação das pessoas no sentido de acolher os idosos proporcionar-lhes bem estar para a sua vida enquanto acolhidos no lar. Com o objetivo de promover a qualidade, existem nos lares serviços de psicologia

41 clínica, psicologia gerontológica, enfermagem, nutrição, animação, cabeleireiro e estética.

Valência Infância

A valência infância abrange um elevado número de utentes. Nesta valência são prestados serviços de creche, pré-escola, centro de atividade de tempos livres (CATL) e serviço de amas. Estes serviços acolhem e acompanham o processo evolutivo de cerca de 506 crianças.

As creches pertencentes à instituição abrangem um total de 191 crianças com idades compreendidas entre 1 e 3 anos. Os serviços pré-escolares atingem um total de 194 crianças atualmente. A nível de atividades pré-escolares existe uma variada oferta desde o ensino de música, iniciação ao inglês, informática, ginástica, dança, karaté até outras atividades na época balnear.

O centro de atividade de tempos livres (localizado no Infantário Rainha Santa Isabel) funciona para crianças com idade superior a 6 anos. Com uma capacidade para acolher 60 crianças, este centro que dispõe de salas de estudo, atelier de culinária, expressão plástica, ginásio e instalações sanitárias equipadas com chuveiros. O serviço de amas, também denominado de creche familiar, é prestado no domicílio de amas em diversas freguesias do concelho. Consiste num serviço prestado por pessoas formadas e supervisionadas por técnicos da instituição. Atualmente o número de utentes que usufrui deste serviço abrange 52 crianças entre os 4 meses e os 3 anos.

A valência infância centraliza os seus esforços no sentido de proporcionar bem-estar às crianças assim como promover o seu desenvolvimento integral. Existe uma atenção especial para manter sempre um ambiente acolhedor em que transpareça segurança física e afetiva.

Na área de intervenção Infância a SCMB dispõe de quatro unidades onde se prestam todos os serviços mencionados nesta secção:

- Infantário Rainha Santa Isabel que possui uma creche com 47 crianças, uma pré-escola que acolhe 52 crianças e um centro de atividades de tempos livres que proporciona diariamente atividades lúdicas a 25 crianças;

42

- Centro Infantil de Barcelos que integra os serviços de creche e o serviço pré-escolar frequentados por 45 e 118 crianças respetivamente;

- Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa situado na freguesia de Silveiros (unidade que integra também a valência idosa) abrange a área infância através dos serviços de creche e pré-escolar. Nesta unidade, para além dos idosos do lar e centro de dia, a SCMB apoia simultaneamente a infância acolhendo nas suas instalações 44 crianças na creche e 24 na pré-escola. Nesta unidade a cozinha, a lavandaria, a sala de pessoal, vestiários e polivalente formam uma estrutura comum de apoio para ambas as valências;

- Creche As Formiguinhas situada na freguesia de Arcozelo onde está instalado apenas o serviço de creche. Esta unidade apenas recebe crianças com idade compreendida entre 1 e 3 anos. Atualmente 55 crianças frequentam esta unidade apesar de a unidade ter capacidade para receber 80 utentes.

No âmbito da valência infância, a SCMB concede serviços de nutrição, psicologia educacional e clínica em todos os sectores.

Recursos Humanos

A organização no seu todo é a segunda maior entidade empregadora do concelho de Barcelos sendo a Camara Municipal de Barcelos a maior entidade empregadora. No quadro de pessoal integra aproximadamente 300 funcionários em regime full-time estando os restantes colaboradores em regime de prestação de serviços. O número de recursos humanos subcontratados atinge cerca de 27 colaboradores. A área de atuação à qual a organização afeta o maior número de recursos humanos corresponde ao âmbito social. A valência idosa, para além da grande exigência na quantidade e qualidade dos serviços que presta 24 horas por dia, exige que, ao longo dos 7 dias semanais exista maior disponibilidade de recursos humanos o que faz com que seja afetado um número visivelmente superior de recursos relativamente à valência Infância. A nível de concentração por função, os quadros de pessoal contêm um maior número de colaboradores nas funções de “Ajudantes de Lar e Centro de Dia” e “Auxiliares de ação Educativa”, correspondendo a 60 e 43 colaboradores respetivamente. A área da saúde constitui o ramo de atividade com menor exigência em número de recursos humanos.

43 Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos os custos com Pessoal apresentam um peso de cerca de 60% do total de custos da instituição segundo dados globais do ano de 2012.

44

CAPÍTULO 4 - METODOLOGIA DE ANÁLISE DAS

Documentos relacionados