• Nenhum resultado encontrado

A história da Câmara Municipal começa no dia em que Taubaté foi elevada à categoria de Vila, em 5 de dezembro de 1645. Os "oficiais da Câmara" (vereadores) começaram a trabalhar no dia 1º de janeiro de 1646, com a realização da primeira sessão. Os vereadores eram chamados "oficiais" porque eram designados a desempenhar um ofício, conforme relatam os historiadores.

Hoje, 367 anos após sua fundação, a Câmara está na 15ª Legislatura com 14 vereadores. As legislaturas passaram a serem contadas a partir da reabertura das Câmaras, com a 1ª Legislatura em 1948, após longo período de extinção das câmaras em 1890 por decreto federal.

A Câmara Municipal de Taubaté é uma empresa pública, atualmente com sede na avenida Professor Walter Thaumaturgo, 208, no centro de Taubaté – SP, e tem como função primordial legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Seus departamentos eram divididos conforme a Figura 4, antes da Lei Complementar nº 213/2010, que modificou a estrutura administrativa.

No ano de 2002, a Câmara Municipal de Taubaté contava com 21 vereadores na legislatura, a frota e o número de servidores eram insuficientes para que cada gabinete utilizasse seu próprio veículo oficial.

Desta forma, ocorriam as seguintes situações: um veículo com motorista para atender a dois vereadores, sendo um vereador por dia, de maneira que o vereador possuía carro um dia sim e outro não, e quando o motorista empreendia viagem, o gabinete ficava a pé.

Com a redução do número de vereadores nas eleições de 2004, a frota, que antes era defasada, passou a atender cada gabinete com o seu próprio veículo.

Também podemos afirmar que as licitações de compra, que antes giravam em torno de três a cinco veículos, dobraram de quantidade, o que tornava a frota

cada vez mais numerosa e nova, desta forma acabando com os veículos deteriorados pelo uso e tempo de serviço, que foram repassados ou doados para à Prefeitura de Taubaté, para reforçar seus departamentos.

O setor público, já por tradição, possui como características estruturas burocráticas, cristalizadas e de desenvolvimento moroso, quando não estagnado. Uma das maiores dificuldades que encontramos no setor público é a burocratização. Esta palavra lembra morosidade e complicação, mas, para o setor público, ainda traz alguns benefícios, tais como o protocolo e arquivamento de todos os trâmites de processos, que podem ser consultados ou continuados por outros gestores mesmo depois de muitos anos, uma vez que, por se tratar de cargos eletivos, a presidência muda todos os anos, e a cada quatro anos pode-se renovar todos os vereadores. E como comprovar decisões e apurar fatos e responsabilidades de pessoas que não pertencem ao quadro de funcionários há muitos anos? Por isso, a quantidade de relatórios e papéis gerados é enorme.

Figura 4 – Organograma da Câmara Municipal de Taubaté antes da Lei Complementar nº 213/2010

Fonte: Secretaria da Câmara Municipal de Taubaté

O setor de Garagem da Câmara Municipal de Taubaté começou a ser ampliado em função do aumento populacional da cidade e do surgimento de vários bairros a partir da década de 1970. Naquela época, contava apenas com um veículo oficial; no ano de 2012, conta com 37 veículos entre novos e seminovos.

Diante do aumento do número de veículos, houve a necessidade da criação do Setor de Transportes no ano de 2006. O setor, atualmente, precisa da aplicação de técnicas administrativas a exemplo do Anexo G - Informações sobre viagens, e Anexo K - Relação e situação da frota, para a gestão de seus veículos, visando à melhor prestação de serviços à população

Foto 1: Fachada da Câmara Municipal de Taubaté Fonte: SILVA (2012)

Na foto 1, é destacada a fachada principal do prédio da Câmara Municipal de Taubaté, situada na Av. Professor Walter Thaumaturgo 208.

Foto 2: Estacionamento oficial da Câmara Municipal de Taubaté Fonte: SILVA (2012)

Na foto 2, é possível observar o estacionamento oficial que fica ao lado do prédio da Câmara e que disponibiliza duas vagas para cada gabinete, vaga para deficiente, OAB, Presidência, diretor-geral e uma destinada às autoridades.

Foto 3: Estacionamento anexo da Câmara Municipal de Taubaté Fonte: SILVA (2012)

Nesta foto 3, é apresentado o estacionamento alugado para a guarda dos veículos oficiais da Câmara Municipal de Taubaté.

Segundo a Lei Complementar nº 213/2010, as atribuições do cargo de motorista ficam definidas conforme a Tabela 2 - Atribuições do cargo de motorista.

Tabela 2 - Atribuições do cargo de Motorista Carreira

AGENTE DE APOIO LEGISLATIVO Cargo Agente de Apoio Legislativo Nível IV Área de Atividade Apoio Especializado Especialidade Direção Veicular Descrição Resumida

Executa trabalhos qualificados, que requerem certo esforço físico, como o de condução de veículos automotores leves, para transporte de passageiros ou cargas.

Descrição Detalhada

- dirigir automóveis para transporte de passageiros cuja lotação não exceda a 08 lugares;

- vistoriar os veículos diariamente, antes e após sua utilização, verificando o estado dos pneus, nível de combustível, óleo do carter, bateria, freios, faróis, parte elétrica e outros, para certificar-se das condições de tráfego;

- requisitar a manutenção dos veículos quando apresentem qualquer irregularidade;

- transportar pessoas, materiais, correspondências e equipamentos, garantindo a segurança dos mesmos;

- observar a sinalização e zelar pela segurança dos passageiros, transeuntes e demais veículos; - realizar reparos de emergências;

- controlar e orientar a carga e descarga de materiais e equipamentos, para evitar acidentes e danos na carga;

- observar e controlar os períodos de revisão e manutenção recomendados preventivamente, para assegurar a plena condição de utilização do veículo;

- realizar anotações, segundo as normas estabelecidas e orientações recebidas, da quilometragem, viagens realizadas, objeto ou pessoas transportadas; itinerários percorridos, além de outras ocorrências, a fim de manter a boa organização e controle da Administração;

- recolher o veículo após sua utilização, em local previamente determinado, deixando-o corretamente estacionado e fechado;

- executar outras atribuições afins.

Habilidades e Competências

Formação Ensino médio Especialização CNH “C”

Experiência Nenhuma Sexo Masculino ou feminino

Idade Superior a 18 e inferior a 65 anos

Liderança Nenhuma

Esforço Físico Moderado Esforço Mental Moderado

Formas de Ingresso concurso público ou progressão na carreira Descrição do Local de Trabalho

Jornada de trabalho 40(quarenta) horas semanais, de 2ª a 6ª feira. Riscos Ambientais (não quantificados)

Risco Agente Caráter da exposição

Conclusão da exposição ambiental:

Tabela 2 - Atribuições do cargo de motorista Fonte: TAUBATÉ (2012)

Figura 8 – Organograma da Câmara Municipal de Taubaté segundo a Lei Complementar nº 213 de Fevereiro de 2010. Fonte: TAUBATÉ (2012)

Documentos relacionados