• Nenhum resultado encontrado

4.3 CARACTERIZAÇÃO QUANTO AS OBSERVAÇÕES DE AULAS

As observações foram realizadas tendo como roteiro os seguintes aspectos:

- Relações didáticas de ensino aprendizagem, verificando a maneira como os professores se relacionam com seus alunos. Conforme Carvalho, (1985), “[...] a sala de aula promove a interação entre professor e aluno, e que talvez, seja uma das variáveis mais importante no ensino, visto promover situações de aprendizagem bastantes significativas”.

- O conteúdo proposto para aula e o grau de conhecimento e/ou entendimento sobre a contextualização dos conteúdos aplicados no ensino de Biologia; observando a tendência pedagógica predominante em sala de aula.

Foi observado em geral, que as aulas tem início com o professor fazendo menção do assunto da aula passada, uma breve introdução sobre o assunto que vai ser desenvolvido, e posteriormente copiando o conteúdo na lousa.

Quanto a abordagem do conteúdo, procuram fazer esquemas no quadro, demonstrações através de imagem e correlacionar entre o cotidiano do aluno e o assunto apresentado na aula.

Em relação a interação, percebe-se uma relação amistosa e de respeito entre professores e alunos. Estas acontecem através de questionamentos feitas pelos professores, onde na maioria das vezes, esclarecida por eles mesmos. Pouco ocorreu questionamento através dos estudantes, e quando incidiu, foram feitos sempre através de exposições orais.

Durante o período em que se observou as aulas (um bimestre), não houve aulas extra classe nem práticas de experimento, muito embora, os professores afirmarem realiza-la para uma melhor compreensão do aluno. Conforme Amaral, (2006), “[...] se em uma aula é usado à técnica expositiva para introduzir um determinado conteúdo, certamente seriam privilegiados elementos contextuais, além de aspectos polêmicos e instigantes sobre assunto”. Desta forma, se confirma que, na maioria das aulas predomina a transmissão de noções e conteúdo, sendo este o foco das atenções dos alunos. Sendo assim, a metodologia foi a tradicional, prevalecendo a exposição oral dos conteúdos.

No que diz respeito à contextualização dos conteúdos, é perceptível que precisa evoluir. Diante da intenção do professor em passar todo o conteúdo, dentro de um prazo de certa forma pequeno, acaba contribuindo com a pressa e a superficialidade das abordagens em sala de aula. Em se tratando de conteúdo, fica claro, a preocupação em trabalhar o que foi planejado anualmente, mesmo que de forma linear, isto é, sem abordagens interdisciplinares.

Entende-se desta forma, que se faz necessário, o professor primeiramente contextualizar o conteúdo dentro de sua disciplina, para em seguida ampliar o processo de forma multi ouinterdisciplinar. Dentro dessa ótica e em análise de algumas aulas onde houve a contextualização, percebeu-se o interesse e a significação que aulas representaram para os alunos, onde houve uma melhor interação, nas intervenções e na compreensão do conteúdo por parte dos estudantes, ainda que de forma superficial.

Diante disso, se torna importante a busca pela inovação da prática docente em sala de aula. Segundo Lopes, (2006, p.35), o professor está sempre envolvido com a tarefa de definir as técnicas de ensino que vai usar para a explicação dos assuntos a serem transmitidos, podendo ele, dinamizar as atividades desenvolvidas num perspectiva de melhor aprendizado para os alunos. Conforme ainda o autor, “uma forma de melhor dinamizar a aula, seria variar as técnicas utilizadas durante o momento de explicação”. O que tornaria uma aula expositiva interessante, levando a mesma ser participativa, trazendo estimulo para o aluno pensar, produzindo significado em seu aprendizado. Contribuindo desta forma, para que estudante e professor desenvolva um processo de busca na autonomia de seus saberes

Nesse ponto, tem-se a metodologia do ensino de Ciências e/ ou Biologia, como uma preocupação entre o processo de aprender e ensinar. Sendo ciente o professor, que o conhecimento de diferentes práticas pedagógicas sobrepõe a aula verbalística e auxilia no crescimento formativo de indivíduos competentes, tornando-os aptos a rever seus conhecimentos e utilizá-los para uma melhor qualidade de vida. O que torna necessário uma aula ser dinâmica e que leve a interação de pensamentos e de ação. Aliado a isso, descobre-se que a função de aprender e de ensinar é tanto do professor quando do aluno.

De acordo com os vários estudos já realizados, percebe-se, dentre as várias maneiras de ensino, a aula expositiva é mais adotada no ensino da Biologia. Entretanto segundo Moreira, (2006), esse método, pode apresentar tanto desvantagens e ineficiência, se for mal empregado, como ser bastante eficiente na formação dos alunos, quando relacionado a qualquer outro método ou abordagem instrucional no que se refere à aquisição de conteúdo cognitivo. Concordando com essa linha de pensamento, Krasilchik, (2008), discorre que: “cabe apenas a escolha da modalidade didática, a observação da classe a ser aplicado, do tempo e dos recursos disponíveis, do conteúdo e dos objetivos a serem alcançados, levando em conta os valores e convicções do professor”.

42

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao concluir este trabalho verificou-se alguns fatores que contribuem em determinadas situações, a uma aprendizagem deficiente do ensino em sala de aula, tornando possível compreender melhor a realidade do ensino de biologia no cotidiano escolar. Em que, as causas de maior atenção, está relacionado a reestruturação profissional individual e no nível de sistema do ensino público.

Consideramos também, que o uso de diferentes metodologias e técnicas de ensino, contextualizando os conteúdos, conforme os professores pesquisados, torna-se uma maneira eficaz para melhoria da aprendizagem dos educandos. Para que isso aconteça, reitera-se, que há necessidade de formação continuada e permanente para os docentes. Com vistas a esta formação, uma atenção maior deve ser levada em conta, são as reais necessidades da educação básica no nível médio, nesse caso, a biologia.

Confirmando que, para detrimento de um conhecimento maior dos conteúdos e o desenvolvimento de metodologias que traga resultados satisfatórios em sala de aula pelos professores da educação básica, específico em biologia, se faz necessário a ocorrência de acontecimentos promovidos por cursos, encontros e seminários. Aliado a isso, tem-se a carga horária excessiva de trabalho, que contribuem para dificultar que determinadas melhorias para formação individual aconteça. Nesse contexto, aumenta a dificuldade para os professores, de compreender os desafios educacionais contemporâneos e as transformações que vem ocorrendo na sociedade e no sistema educacional nas últimas décadas.

No contexto geral e sem querer esgotar a temática com os resultados apresentados, se torna importante para os docentes, mesmo que não tenha a sua disposição os recursos necessários para obtenção de um resultado satisfatório do ensino em sala de aula. Quando da implementação de uma prática pedagógica, deve-se buscar alternativas para que a intervenção se processe de forma positiva nos resultados. Observando sempre, as particularidades e as especificidades de cada estabelecimento de ensino e da turma, que são determinantes para o desenvolvimento da ação pretendida. E que todo recurso voltado para a prática pedagógica, que se coloca em sala de aula com o intuito de desenvolver o raciocínio, estímulo, promover incentivo e aprendizado do aluno, tornando-os consciente de sua vivência em sociedade e visão crítica de mundo, se torna válido Desta forma, existe muitas possibilidades que são encontradas no ambiente escolar, e que cada professor pode fazer adaptação à sua realidade.E estar sensível a essa necessidade, é o que vai trazer mudanças significativas na prática de

professores. Haja vista, que a sala de aula é um ambiente de situações variáveis que diretamente influenciam as decisões do ensino, muitas vezes, instantâneas.

Ficando registrado com o resultado desse trabalho, a tentativa de colaborar para o desenvolvimento e compreensão de uma prática pedagógica apta a auxiliar o conjunto de operações significativas de ensino-aprendizagem, em uma sociedade bastante complexa Esperançoso que o ensino de Biologia no nível médio, possa trazer subsídio para a formação de indivíduos críticos e responsáveis por suas atitudes e pelas implicações decorrentes das mesmas.

44

6 REFERÊNCIAS

Amaral, R.M. Desenvolvimento e aplicação de um método para o mapeamento de competências em inteligência competitiva. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. Disponível em: <http://bdtd.ufscar.br>. Acesso em: 08/abr/2013.

BIZZO, N. Ciências Biológicas. In: Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasilia DF – Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica (SEB): Deptº. de Políticas de ensino Médio, 2004.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientação curricular para o ensino médio. Brasília: 2006.

CAMBI, F. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo:UNESP, 1999.

CARVALHO, A. M. P. Prática de Ensino: Os estágios na Formação do professor. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1985.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Pulo: Moderna, 1997.

CORDEIRO, Jaime. Didática. 2.ed – São Paulo: Contexto 2010.

DELIZOICOV, C. NAGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências; fundamentos e métodos. São Paulo; Cortez, 2002.

DELORS, J. Educação, um tesouro a descobrir - Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 1999.

GONÇALVES, C. L.; PIMENTA, S. G. Revendo o ensino de 2º grau – Propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez. 1991.

HENNIG, Georg J. Metodologia do Ensino de Ciências. 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998. Cap. 1, p.22-97.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Divulgados os resultados finais do Censo Escolar 2006. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acessado em 10/042013.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EDUSP, 1987.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. − 4, ed. Ver. e ampl. São Paulo: EDUSP, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez. 10ª ed. 2007.

LOPES, M.M. Sobre convenções em torno de argumentos de autoridade. Cadernos Pagu, v. 27, p. 35-61, 2006.

Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN+ Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2001.

Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Brasília, DF: MEC – Secretaria de educação Média e Tecnológica (SEMTEC), 1999.

MOREIRA, M. A. A Teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

SAVIANI, Demerval, et al. O legado educacional do século XX no Brasil, Campinas: Autores Associados, 2004.

46

SCHWARTZMAN S., DURHAM E. R., GOLDEMBERG, J. A Educação no Brasil em uma perspectiva de transformação. Disponível em: www.schwartzman.org.br/. Acessado em 09/04/2013.

SCHWARTZMAN, S. and. ET AL 1995-1996. Ciência e tecnologia no Brasil. A new policy for a global world (vol.1). Política Industrial, mercado de trabalho e instituições de apoio (vol.2). A capacitação brasileira para a pesquisa científica e tecnológica(vol.3). Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

SGUISSARDI, V. Educação superior - velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000. http://portal.inep.gov.br/resumos-tecnicos. Acessado em 07/04/2013.

TRIVELATO JR., J. Um obstáculo à aprendizagem de conceitos em biologia: geração espontânea x biogênese. In: NARDI, R. Questões atuais no Ensino de Ciências. Escrituras, 2001.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZIBAS, D.; FRANCO, M. L. P. B. O Ensino médio no Brasil neste final de século: uma análise de indicadores. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1999. (Textos FCC, n.18).

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Prezado (a) Senhor (a)

Esta pesquisa é sobre Reflexões das metodologias utilizadas no ensino de Biologia e está sendo desenvolvida por licenciando Ivaldo Marinho do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba/Virtual, sob a orientação da prof. Eliete Lima de Paula Zarate. O objetivo do estudo é analisar investigar as metodologias utilizadas para o ensino de Biologia e o grau de motivação dos alunos nestas aulas. A finalidade deste trabalho é contribuir para os estudos críticos e fomentar pesquisas posteriores sobre a temática retrocitada. Solicitamos a sua colaboração para participar da pesquisa, como também sua autorização para apresentar os resultados deste estudo em eventos acadêmicos e publicações científicas. Por ocasião da publicação dos resultados, seu nome será mantido em sigilo. Informamos que essa pesquisa não oferece riscos, previsíveis, para a sua saúde. Esclarecemos que sua participação no estudo é voluntária e, portanto, o(a) senhor(a) não é obrigado(a) a fornecer as informações e/ou colaborar com as atividades solicitadas pelo Pesquisador(a). Os pesquisadores estarão a sua disposição para qualquer esclarecimento que considere necessário em qualquer etapa da pesquisa.

Diante do exposto, declaro que fui devidamente esclarecido(a) e dou o meu consentimento para participar da pesquisa e para publicação dos resultados. Estou ciente que receberei uma cópia desse documento.

__________________________________ Assinatura do Participante da Pesquisa

João Pessoa, ____/____/_____

Caso necessite de maiores informações sobre o presente estudo, favor entrar em contato com os endereços eletrônicos: lidyane107@yahoo.com.br lilazarat@hotmail.com Atenciosamente, ___________________________________________ Pesquisador Responsável João Pessoa, ____/____/_____

48

ANEXO B – Questionário para alunos ensino médio

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

QUESTIONÁRIO PARA ALUNOS ENSINO MÉDIO

Caro aluno(a), gostaria de saber a sua perspectiva em relação ao Ensino Médio e sobre os conhecimentos de Biologia, para um breve estudo que visa contribuir com a formação dos professores. Se estiver de acordo em contribuir responda as questões abaixo.

Idade______________ Sexo_____________ Turno de estudo: ( )M. ( )T. ( )N.

Repetente do 1º ano do Ensino Médio? ( )sim ( )não

1 - O Ensino Médio trará benefício para minha vida.

( ) não sei opinar ( ) muito ( ) pouco ( ) razoável ( ) nada

2 - O primeiro ano do Ensino Médio é mais difícil de acompanhar que o 8º e 9º ano? ( ) não sei opinar ( ) muito ( ) pouco ( ) razoável ( ) nada

3 - Após o Ensino Médio, pretendo:

( ) Fazer curso de superior ( ) Trabalhar ( ) Prestar concurso ( ) Fazer curso técnico

( ) Outro:_________________________________________________________________

4 - Os conteúdos de Biologia, em relação aos conteúdos de Ciências Naturais são: ( ) Mais difíceis ( ) Mais Fáceis ( ) São somente diferentes ( ) Não sei dizer

5 - Os conteúdos de Ciências Naturais vistos nos anos anteriores, em relação aos conteúdos de Biologia que você está aprendendo foram:

( ) Úteis para melhor compreender os conteúdos de biologia

( ) Estou vendo conteúdos muito diferentes agora em biologia

( ) Não sei dizer

6 - Espero aprender em Biologia:

( ) Sobre plantas ( ) Sobre animais ( ) Sobre o meio ambiente ( ) Sobre o corpo humano

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS 7 - Qual seu estado civil?

( ) Solteiro(a). ( ) Casado(a) ( ) Separado(a) / divorciado(a) / desquitado(a).( ) Viúvo(a) e/ou ( ) Outros.

8 - Cidade e estado onde você nasceu? __________________________________________ Atualmente reside em que cidade? _______________________________________________

9 – Situação que mora atualmente?

( ) em casa, com minha família ( ) em casa própria ( ) república

( ) Outra situação___________________________________________________________

10 - Quantas pessoas moram em sua casa? (Incluindo você) ________________________ 11 - Você tem filhos?

( ) Sim / Quantos___________ ( ) Não

12 - Qual sua participação na vida econômica de sua família? ( ) Não trabalho(a) ( ) Trabalho(a) e não dependo da família.

( ) Trabalho(a) e tenho participação no sustento da família.

13 - Qual a renda mensal familiar?

( ) até 03 salários mínimos ( ) de 03 até 05 salários mínimos ( ) de 05 até 08 salários mínimos

50

ANEXO C – Questionário para professores de biologia ensino médio

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

QUESTIONÁRIO PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA ENSINO MÉDIO Prezado(a) prof(a), estamos realizando uma coleta de dados para subsidiar nossa formação de professor, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB O estudo diz respeito ao ensino dos conteúdos de Biologia no ensino médio. Nesse sentido, solicitamos sua contribuição com informações da sua prática profissional. Se estiver de acordo, responda ao questionário abaixo. Os dados serão utilizados para fins específicos de pesquisa e só serão visualizados por mim, Ivaldo Marinho - Reg. Matric.90922037, aluno do curso.

Escola________________________________Munícipio_____________________________

Nome do prof. (a)__________________________Formação__________________________

Ano/série em que atua_____________ tempo no magistério _____________tempo com o ano/série___________

1. Quantas aulas/horas dedica ao ensino dos componentes curriculares

( )Leitura e escrita (Alfab/L. Port.) ( ) Matemática ( ) História ( ) Geografia ( ) Ciências Naturais ( ) Biologia

2. Quais livros utiliza como fonte para o estudo e ensino de Ciências Naturais e Biologia?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

3. Conhece a proposta dos PCNs? O que acha dela?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

4. Quais os principais assuntos/temas que ensina para os alunos em Ciências Naturais/ e ou Biologia, durante o período letivo?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

5. Quais recursos utiliza ao ensinar os conteúdos de Ciências Naturais/ Biologia com seus alunos?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

6. Realiza atividades (experimentos) com os alunos, em Ciências Naturais e/ou Biologia? Quais?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

7. Quais os assuntos/temas que mais gosta de ensinar em Ciências Naturais e Biologia?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

8. De que maneira estimula a participação dos alunos nas aulas de Ciências Naturais e Biologia? Descreva uma situação!

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

52

PERFIL DO PROFESSOR(A) DE BIOLOGIA

9. Formação acadêmica e Experiência profissional:______________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

10.Motivo de escolha do curso e satisfação:_____________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

11. Quais os seus conceitos para:

Biologia ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Profissão professor? __________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

12.Em sua opinião, quais os objetivos do Ensino de Biologia? ______________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

13. Hoje, diante de outra oportunidade profissional, você deixaria de ser professor?

Por que?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

14.Quais são suas expectativas futuras diante desta profissão?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

15.Você já participou de algum curso de formação continuada nos últimos anos?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

16.Você faz uso do plano de aula? Quantas horas semanal é dedicado para o planejamento das Aulas?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

17.Em relação aos materiais pedagógicos necessários ao seu trabalho, os que estão disponíveis nesta escola, você entende como suficiente?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

18.As metodologias que ora estão sendo aplicadas, você as considera satisfatória nos dias de hoje para o desenvolvimento e aprendizado do aluno? Porque?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

19. Considera satisfatório a relação entre os professores de Biologia com outras disciplinas? Quais delas interagem melhor para contextualizar o ensino desta?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

20. Quais os métodos avaliativos estão sendo aplicados para medir o conhecimento e desenvolvimento do aluno? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ __________________________________________ Professor(a) Local / Data:__________________________________________

Documentos relacionados