• Nenhum resultado encontrado

1. Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar

1.1. Caraterização do meio envolvente e da instituição

A PSEPE decorreu na sala dos 5 anos, no CIGM da SCMCB. O CIGM está situado no edifício-sede da SCMCB, mais concretamente no pavilhão D. A instituição localiza-se na rua Bartolomeu da Costa na cidade de Castelo Branco, sendo que a rua Dr. Alfredo Mota dá acesso à mesma. (Figura 1).

A instituição encontra-se situada na parte antiga da cidade de Castelo Branco e numa zona turística. Neste local predominam construções antigas, espaços verdes e edifícios, destacando-se algumas instituições, espaços de lazer e cultura, tais como o Jardim de Infância Alfredo da Mota, o Jardim Escola João de Deus e a Escola Básica de 1.º Ciclo de Ensino Básico da Mina; duas Igrejas: a Igreja da Sé e a Igreja da Graça; o Chafariz da Mina e o Chafariz da Graça; o Parque da Cidade, o Paço Episcopal e Jardim do Paço, o Museu Proença Tavares Proença Júnior e as Oficinas do Bordado de Castelo Branco.

19 a 22 de novembro de 2018 Alimentação - Gastronomia de Portugal (Alentejo,

Algarve, Açores e Madeira)

26 a 29 de novembro de 2018 3 a 6 de dezembro de 2018 Natal 10 a 13 de dezembro de 2018 7 a 10 de janeiro de 2019 Os Reis Magos 14 a 17 de janeiro de 2019

Na atualidade, a SCMCB, possui três Centros Infantis: CIGM, Centro Infantil Alberto Trindade e Centro Infantil Jaqueline Albert, e dispõe de diversas valências: Creche, Pré- Escolar, Lar de Idosos, Centro de Dia, Unidade de Cuidados Continuados Integrados, Cantina Social e Rede Local de Intervenção Social.

Como podemos observar na figura seguinte (Figura 2), o corpo docente do CIGM é composto por sete educadoras, pertencentes ao quadro da instituição e distribuídas pelos vários grupos etários, desempenhando uma delas, a função de diretora técnico pedagógica. O pessoal não docente constitui o total de dezassete funcionárias, repartidas por duas categorias: ajudantes de ação educativa (doze) e trabalhadoras de serviços gerais (cinco).

Figura 2 - Organograma da instituição.

Em cada uma das salas de atividades, estão colocadas uma educadora e pelo menos uma ajudante de ação educativa, à exceção da sala dos bebés, onde uma das ajudantes de ação educativa exerce função de responsável, acompanhada tecnicamente e supervisionada pela diretora técnico pedagógica.

Cada educadora, de cada sala, estabelece um horário para a componente social/apoio à família que é definido no início do ano letivo e comunicado aos encarregados de educação.

Para além dos serviços nas salas (acompanhar e auxiliar as crianças em atividades, na higiene, nas refeições...) as ajudantes de ação educativa asseguram ainda, fora das salas, o serviço da carrinha, os dormitórios e receção e saída das crianças da instituição.

As trabalhadoras de serviços gerais exercem as funções de limpeza das instalações. A instituição dispõe de serviço de transporte das crianças, cujos encarregados de educação podem requerer, sendo pago à parte da mensalidade. Para além do condutor, também uma ajudante de ação educativa acompanha as crianças na carrinha.

Os Centros Infantis têm um horário de funcionamento de 12 horas e 30 minutos, abrem às 7 horas e encerram às 19 horas e 30 minutos, trabalhando apenas nos dias úteis. Estão abertos durante todo o ano, mas durante o mês de agosto, existe uma rotatividade entre os três.

O projeto educativo tem a duração de dois anos letivos (2017/2018 e 2018/2019) e tem como tema “Atalhos, Trilhos e Veredas de Portugal”. A seleção desta temática deve-se ao facto de a diversidade cultural ser um tema atual e relevante uma vez que a “escola” desenvolve um ensino que procura atender à diversidade cultural das suas crianças. Assim estas têm a possibilidade de conhecer algumas tradições nomeadamente, uso e costumes da nossa região e de outras regiões do seu país. Foi possível observar algumas atividades onde a participação dos pais era bastante valorizada.

O CIGM foi construído de raiz e apresenta-se com boas condições de luminosidade, é um espaço agradável e dispõe de espaços no rés-do-chão, 1.º andar e terraço (Figura 3). O rés-do-chão dispõe de um hall de entrada com um espaço de acolhimento, onde são guardados os carrinhos e as cadeiras dos bebés (Figura 4).

Figura 3 - Entrada do Centro Infantil Guardado

Figura 4 - Espaço de acolhimento no hall de entrada.

Podemos também encontrar uma sala polivalente (onde são realizadas festas, reuniões, atividades de sala, atividades de vários grupos, algumas AEC e também é utilizada como dormitório), duas arrecadações (diversos materiais de motricidade e materiais que não são usados diariamente), a sala do berçário e respetivo dormitório, uma copa do leite, a sala dos 5 anos, uma casa de banho para crianças e uma casa de banho para adultos.

O espaço interior do 1º andar (Figura 5) é constituído pelas salas de atividades (duas salas de 1 ano, uma sala de 2 anos, uma sala de 3 anos e uma sala de 4 anos), pelo gabinete da diretora, uma sala polivalente (sala de atividades e dormitório para crianças de 1 ano), dois refeitórios (Figura 6), uma copa (espaço que dispõem de dispensadores de toalhetes de papel, sabonete líquido, balde com tampa de pedal, rede mosqueira, bancadas de inox e louças adequadas), quatro casas de banho para crianças (duas casas de banho dispõem de “apoios” para crianças com dificuldades de locomoção), uma arrecadação (produtos de limpeza e higiene), uma rouparia (local onde é tratada a roupa: babetes, lençóis, toalhas, panos, etc.) e pela zona do pessoal (cacifos e casa de banho para adultos).

Figura 5 - Um dos refeitórios do Centro Infantil. Figura 6 - Entrada 1º andar.

O espaço exterior tem um parque infantil (Figura 7), constituído por dois cavalinhos de mola, uma casa com escada e escorrega, um castelo, mesa de picnic, labirinto e chão apropriado à permanência das crianças e uma varanda que interliga as salas de 2, 3, 4 anos e um dos refeitórios.

Por último o terraço é formado por um parque infantil, que no momento não estava a ser utilizado, devido a necessitar de renovação da proteção do chão.

De uma maneira geral, todos os pisos do CIGM obedecem às normas exigidas pelo Despacho Conjunto nº. 268/97, de 25 de agosto de 1997.

Documentos relacionados