• Nenhum resultado encontrado

Das 33 amostras colhidas na área de estudo foi feita a caracterização e análise petrográfica de 26 amostras e a estas amostras foi adicionado o prefixo PAB. As amostras de granulometria muito fina e bastante friáveis não fazem parte deste estudo.

No capítulo anterior foi feita a descrição das camadas amostradas no campo, a seguir é apresentada a descrição das amostras de mão a partir da qual foram feitas lâminas delgadas.

PAB-1: arenito amarelo de grão médio micáceo, mal calibrado com grãos angulosos a sub-angulosos de quartzo, feldspatos e cimento argiloso (figura V.1). Boa porosidade.

PAB-2: arenito cinzento grosseiro, mal calibrado com abundantes grãos angulosos de quartzo, feldspatos, rara mica e cimento carbonatado (figura V.2). A porosidade é moderada.

PAB-3: arenito cinzento de grão médio, mal calibrado com grãos angulosos a sub-angulosos de quartzo, feldspatos, presença de mica e cimento argiloso (figura V.3). Boa porosidade.

PAB-4: arenito cinzento amarelado de grão médio, micáceo, mal calibrado com abundantes grãos sub- angulosos a sub-rolados de quartzo, feldspatos e cimento carbonatado (figura V.4). Têm-se laminações de biotite (figura V.4). Baixa porosidade.

Figura V-1 Amostra PAB- 1.

Figura V-2 Amostra PAB-2.

31

Figura V-4 Amostra PAB-4.

PAB-5: arenito cinzento escuro grosseiro, mal calibrado com abundantes grãos angulosos de quartzo, feldspatos, mica e cimento carbonatado. Presença de concreções carbonatadas (figura V.5). Baixa porosidade.

PAB-7: arenito cinzento claro de grão médio, bem calibrado com abundantes grãos angulosos de quartzo, feldspatos, carvão e alguma mica, cimento carbonatado (figura V.6). Baixa porosidade.

Figura V-6 Amostra PAB-7.

PAB- 9.1 – base – arenito cinzento claro de grão médio, bem calibrado com abundantes grãos angulosos a sub-angulosos de quartzo, feldspatos, micas e carvão. Presença de cimento carbonatado (figura V.7). Baixa porosidade.

32 Figura V-7 Amostra PAB-9.1.

PAB-9.2 – camada intermédia – arenito cinzento de grão fino, bem calibrado com abundantes grãos angulosos de quartzo, feldspatos e mica (figura V.8). Presença de cimento carbonatado. Baixa porosidade.

Figura V-8 Amostra PAB-9.2.

PAB-9.3 – topo – arenito cinzento de grão fino, bem calibrado com abundantes grãos angulosos a sub- angulosos de quartzo, feldspatos, carvão e mica (figura V.9). Presença de cimento carbonatado. Baixa porosidade.

Figura V-9 Amostra PAB-9.3.

PAB-10: arenito cinzento grosseiro a microconglomerático, mal calibrado com grãos angulosos de quartzo, feldspatos e grãos esparsos de carbonato rolados a sub-rolados (figura V.10). Presença de carvão e cimento carbonatado. A porosidade é baixa.

33 PAB-11: arenito cinzento de grão fino, bem calibrado

com abundantes grãos angulosos de quartzo, feldspatos, carvão e mica (figura V.11). Presença de cimento carbonatado. A porosidade é moderada.

PAB-12: arenito castanho acinzentado de grão fino micáceo, bem calibrado com grãos angulosos de quartzo e feldspatos (figura V.12). Presença de cimento carbonatado. Baixa porosidade.

Figura V-12 Amostra PAB-12.

PAB-13: arenito cinzento de grão fino, bem calibrado com abundantes grãos angulosos de quartzo, feldspatos e mica (figura V.12). Presença de cimento carbonatado. Baixa porosidade.

Figura V-13 Amostra PAB-13.

PAB-14: arenito cinzento de grão fino, bem calibrado com abundantes grãos angulosos de quartzo, feldspatos, micas e carvão (figura V.14). Presença de cimento carbonatado. Nesta amostra observa-se a existência de estratificação paralela. Baixa porosidade.

34 Figura V-14 Amostra PAB-14.

PAB-17: Aaenito castanho claro de grão médio, bem calibrado com grãos angulosos a sub-angulosos de quartzo, feldspatos, mica, carbonato e cimento argiloso (figura V.15). Trata-se de uma amostra friável e que apresenta boa porosidade.

PAB-18: arenito castanho escuro de grão fino, micáceo, bem calibrado com grãos angulosos de quartzo e feldspatos, argilas e cimento carbonatado (figura V.16). Boa porosidade.

PAB-19: arenito cinzento de grão fino, bem calibrado com grãos angulosos a sub-angulosos de quartzo, feldspatos e mica. Presença de cimento carbonatado (figura V.17). Boa porosidade.

Figura V-15 Amostra PAB-17.

Figura V-16 Amostra PAB-18.

35 PAB-N1: siltito com abundantes fragmentos de conchas de

ostras variando de 0,5 a 1 cm de diâmetro. Também se observa grãos grosseiros, angulosos e disseminados de quartzo, feldspatos e plagióclase (figura V.18). Presença de micas, carvão e cimento carbonatado. Baixa porosidade.

PAB-20: arenito grosseiro castanho acinzentado, mal calibrado com grãos angulosos a sub-angulosos de quartzo, feldspatos e mica (figura V.19). Presença de carbonatos e cimento argiloso. Trata-se de uma amostra bastante friável. A porosidade é elevada/excelente.

PAB-21: arenito castanho de grão médio, mal calibrado com grãos sub-angulosos de quartzo, feldspatos e mica (figura V.20). Presença de carbonatos e cimento argiloso. Trata-se de uma amostra bastante friável. A porosidade é boa.

Figura V-20 Amostra PAB-21.

PAB-22: arenito bege/creme de grão médio, mal calibrado com grãos sub-angulosos a sub-rolados de quartzo, feldspatos e mica (figura V.21). Presença de carbonatos e cimento argiloso. Trata-se de uma amostra bastante friável. A porosidade é elevada/excelente.

PAB-23: arenito bege/creme de grão fino, bem calibrado com grãos sub-angulosos a sub-rolados de quartzo, feldspatos e mica (figura V.22). Presença de carbonatos e cimento argiloso. A porosidade é moderada.

Figura V-18 Amostra PAB-N1 colhida aos 17 metros da coluna estratigráfica.

Figura V-19 Amostra PAB-20.

Figura V-21 Amostra PAB-22.

36 PAB-24: arenito bege/creme de grão fino, bem calibrado com grãos sub-angulosos a sub-rolados de quartzo, feldspatos e mica (figura V.23). Presença de carbonatos, clastos de vasa na base e cimento argiloso. A porosidade é baixa.

Figura V-23 Amostra PAB-24.

PAB-25: arenito cinzento laminado de grão grosseiro, mal calibrado com grãos sub-angulosos a sub-rolados de quartzo, feldspatos e mica e cimento carbonatado (figura V.24). A porosidade é baixa.

PAB-26: arenito cinzento de grão médio, bem calibrado com grãos sub- angulosos a sub-rolados de quartzo, feldspatos e mica (figura V.25). Presença de carbonatos e cimento argiloso. A porosidade é elevada/excelente.

PAB-27: arenito cinzento de grão fino, mal calibrado com grãos sub-angulosos a sub-rolados de quartzo, feldspatos e mica (figura V.26). Presença de carbonatos e cimento argiloso. A porosidade é moderada.

Figura V-26 Amostra PAB-27.

Figura V-24 Amostra PAB-25.

37

Documentos relacionados