• Nenhum resultado encontrado

CARATRIZAÇÃO ESTRUTURAL

No documento A gestão das piscinas municipais em Pataias (páginas 104-109)

CAPÍTULO III – AS PISCINAS MUNICIPAIS EM PATAIAS (Contexto Funcional)

1. CARATRIZAÇÃO ESTRUTURAL

As Piscinas Municipais em Pataias foram inauguradas em 23 Novembro de 2008 e estão localizadas na Freguesia de Pataias, na Rua Nossa Senhora da Vitória, 2445-356 Pataias.

Este Projecto resultou de um protocolo assinado entre o Município de Alcobaça e a cimenteira SECIL, patrocinadora do projecto, a qual concedeu a maior parte dos materiais usados na obra (betão branco, preto e óxido de ferro, painéis Viroc, argamassas, cimentos cola, prefabricados, etc.). Desde o primeiro momento ficou a intenção de construir um edifício onde o betão assumisse um papel de destaque por ser o produto nuclear da Secil e mais especificamente o betão branco por ser em Pataias que se localiza a única fábrica de cimento branco do país, a Cibra. O investimento que rondou os 2.5 milhões de euros, foi assim comparticipado em 70% pela SECIL e em 30% pela Autarquia Alcobacense.

O projecto das Piscinas Municipais de Pataias visou dotar a freguesia onde se insere, assim como as freguesias vizinhas de Cós, Alpedriz, Montes e Martingança - cerca de 12 mil habitantes - de um equipamento desportivo coberto propício à aprendizagem, lazer e recreio na área da natação, adequado às exigências de conforto e higiene mais modernas e dando cumprimento a toda a legislação aplicável em vigor com destaque para a Directiva CNQ 23/93.

O edifício está implantado num lote com a área total de 20.720m2. A área bruta de construção ronda os 2.480m2, distribuídos por uma galeria técnica em cave, piso 0 e piso superior, onde se encontram as bancadas (160 lugares) para o público e o Bar.

O tecto do edifício, construído em madeira lamelada, proporciona as melhores condições acústicas, além de uma grande beleza e conforto visual ao espaço interior complementado por uma grande área envidraçada na fachada

sul, permitindo, a quem está dentro de água, poder contemplar o pinhal. Ao mesmo tempo, ilumina todo o interior da nave, diminuindo o tempo de utilização de iluminação artificial durante o dia. De modo a reduzir o risco de sobreaquecimento no Verão, a fachada possui uma pala superior em betão, além de ter sido colocada uma cortina de ar para eliminar a entrada de calor. O vidro escolhido, é baixo emissivo e possui um coeficiente de correcção térmica. De referir que a madeira e o betão são dois materiais resistentes ao desgaste que um equipamento desta natureza sofre. O ambiente corrosivo assim como as dezenas de pessoas que todos os dias passam pelas piscinas, levam a que o edifício se degrade muito depressa, logo a escolha de materiais muito resistentes a estas condições foram um bom contributo para o bom aspecto permanente das instalações, assim como uma garantia de menor necessidade de manutenção.

Nas fachadas nascente e poente, a solução arquitectónica, com grandes paredes opacas, evita o sobreaquecimento provocado por um sol baixo ao nascer e ao ocaso.

O lote da implantação deste equipamento desportivo é também constituído por uma ampla zona verde, essencialmente vocacionada para recreio, desporto e lazer, complementada com um parque infantil com vários materiais infantis para crianças dos 3 aos 12 anos.

É ainda de referir que as Piscinas estão localizadas tangencialmente a várias ciclovias que se estendem por dezenas de quilómetros em zonas de Pinhal e Praia, o que lhe confere características únicas e fora do comum para a prática desportiva diversificada.

O recinto desportivo poderá então ser classificado pela alínea g) do art.5º do Decreto-Lei n.º 317/97 de 25 de Novembro, como Instalações Desportivas com bases recreativas e formativas

Figura 3 – Fachada Poente Piscinas Municipais em Pataias, Fonte: Autor

Figura 5 – Fachada Principal Piscinas Municipais em Pataias, Fonte: Autor

Figura 6 – Fachada Sul (exterior e interior) Piscinas Municipais em Pataias, Fonte: Autor

2. ACESSIBILIDADES

“Os espaços para implantação de Piscinas devem estar racionalmente integrados em espaços urbanizados, com boas condições de acessibilidade, próximos de escolas e de zonas residenciais e, prefencialmente complementares de outros espaços públicos de lazer e de desporto existentes no território”

As condições de acessibilidade de uma instalação desportiva são assim factores de extrema relevância para a boa dinâmica e desenvolvimento dos diversos serviços prestados na mesma. Estas deverão garantir facilidade nas deslocações, proporcionando de forma mais rápida e eficaz a circulação de todos os envolvidos.

As Piscinas Municipais em Pataias têm uma localização próxima do Mercado Municipal e das Escolas, locais estes de extrema importância para divulgação massiva das actividades existentes, acções de marketing e angariação generalizada de novos utentes/clientes.

Apesar da localização periférica da infra-estrutura em relação ao centro da vila, consideramos que esta é uma zona em crescimento, que se encontra apenas a cerca de 200 metros do centro da vila e, para além de já possuir um centro de dia, um lar e o respectivo mercado, irá também receber o centro escolar da freguesia, a cerca de 20 metros das Instalações.

Este lote serve então de charneira entre o espaço urbano ou urbanizável e o espaço florestal, encontrando-se junto ao entroncamento da estrada do Mercado com a estrada de Paredes (uma variante da Estrada Atlântica). Este entroncamento é realmente uma das “portas” de entrada na vila de Pataias.

Assim podem-se distinguir 3 vias com hierarquias bem distintas: a estrada para Paredes de Vitória que, com um perfil maior e dotada de uma ciclovia, se caracteriza como a via principal com uma velocidade de circulação superior à de uma estrada urbana; segue-se a estrada do Mercado (rua Nossa Senhora da Vitória) que faz a ligação ao centro de Pataias por Noroeste, sendo uma via transversal ao crescimento urbano da vila; existem ainda outras 2 ruas (rua Currais Velhos e a rua da Habitação Social) perpendiculares respectivamente às outras 2 estradas já mencionadas, e que pelo seu carácter secundário não exercem a força das estradas mas que delimitam o lote com muita precisão.

Pelo anteriormente descrito consideramos que as condições de acessibilidade rodoviária e rede de transportes públicos são por isso bastante razoáveis, sendo o vasto parqueamento automóvel existente na instalação uma excelente mais-valia.

Grande parte dos utentes/clientes deslocam-se às nossas instalações em viatura própria.

Figura 7 – Fotografia com vista dos acessos às Piscinas Municipais em Pataias, Fonte: EDP

No documento A gestão das piscinas municipais em Pataias (páginas 104-109)