• Nenhum resultado encontrado

CARGOS: Professor de Educação Básica PEB 1, Professor de Educação Básica PEB 2 e Pedagogo

2.3. Língua Portuguesa Conteúdo Programático

Compreensão e interpretação de textos: informações literais e inferências possíveis. Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia; significados contextuais das palavras. Denotação e conotação. Coesão e coerência textuais. Gêneros e tipos textuais: aspectos formais, objetivos e usos. Ortografia oficial. Pontuação e efeitos de sentido. Classes de palavras: definições, classificações, formas, flexões, funções e usos. Correlação entre os modos e tempos verbais. Estrutura da oração. O período simples e o período composto. As relações semânticas e coordenação e subordinação. As diferentes vozes presentes no texto: discurso direto, indireto e indireto livre. Variação linguística e adequação ao contexto.

Bibliografia sugerida:

ABREU, Antônio Suaréz. Curso de redação. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA, Celso: CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5. Ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2010.

FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: Língua Portuguesa para nossos estudantes. 2. Ed. Petrópolis:Vozes, 1993.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 21. Ed. São Paulo. Contexto, 2007. KOCH, Ingedore Villaça. A Coerência textual. 14 ed. São Paulo: Contexto, 2002.

MARCUSHI, Luís Antônio. Produção textual : análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 5. Ed. São Paulo: Ática, 2006.

Organização: Fundação de Ensino de Contagem

32 2.4. Conhecimentos Políticos Pedagógicos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A história e a filosofia da educação no Brasil. Pensamento pedagógico brasileiro. Evolução dos sistemas de ensino no Brasil. O contexto social, político e econômico brasileiro e a educação. Educação e cultura. A educação básica no contexto da educação nacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações no contexto escolar. Políticas Públicas e Legislações Educacionais. Educação Inclusiva. Histórico da Educação Especial. Estratégias do trabalho coletivo para inclusão. A formação profissional do professor. A educação como processo social. A educação como direito: acesso, permanência e sucesso do aluno na escola. Tendências pedagógicas. Teorias educacionais e práticas educativas. Conceituação de currículo. A didática e a prática pedagógica do professor. Desenvolvimento humano e aprendizagem. A teoria de Jean Piaget; a teoria de Vygotsky; a teoria de Wallon. Planejamento Educacional. Projeto político pedagógico e gestão escolar. Educação e trabalho. Diversidade étnico-racial, sexual e de gênero

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ARROYO, Miguel G. Currículo: território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CANDAU, Vera Maria. Didática em questão. 29. ed. São Paulo: Vozes, 2009. COLL, Cesar, PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (org). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e terra, 2001.

________. Educação e Mudança. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 8 ed. São Paulo: Ática, 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: Componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez e UNESCO, 2000.

NUNES, César Aparecido. Aprendendo Filosofia. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicológicas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

Organização: Fundação de Ensino de Contagem

33 SALVADOR, César Coll (Org.). Psicologia da Educação. Porto Alegre:

Artmed, 2010.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1988.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

STAINBACK, Susan e STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Tradução de Magda F. Lopes. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

VASCONCELLOS, C. S. A construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1999.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro.(Orgs). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

Legislação Educacional Federal

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CASA CIVIL. SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS. Constituição da República Federativa do Brasil – artigos 205 a 214, 217, 225 a 227. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: SEE/MEC, 2008.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

Organização: Fundação de Ensino de Contagem

34 ANEXO V

MODELO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO _____________________________________________________________

Nome do (a) requerente

_____________________________________________________________ Carteira de Identidade – Órgão Emitente

_____________________________________________________________ Cargo Pretendido

_____________________________________________________________ Endereço Completo

_____________________________________________________________ Telefone para contato

O candidato acima qualificado, que, em razão de limitações de ordem financeira, não possa pagá-la, sob pena de comprometimento do seu próprio sustento e da sua família, sendo comprovada essa situação mediante qualquer meio legalmente admitido ou que preencha os requisitos do Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008, que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007 vem REQUERER a isenção de pagamento da taxa de inscrição ao Processo Seletivo Simplificado – PSS para contratação temporária da Prefeitura Municipal de Contagem, Edital nº 01/2014.

Para tanto, o requerente DECLARA que é desempregado, que não dispõe de recursos para arcar com a taxa de inscrição, sob pena de comprometimento do sustento da própria família ou do seu próprio sustento; ou que é membro de família de baixa renda ou que encontrar-se inscrito em algum dos programas sociais mantidos pelo governo federal, respondendo civil e criminalmente pelo inteiro teor de sua declaração, para o que apresenta junto com este requerimento o respectivo comprovante.

Para comprovação do que afirma e nos termos do subitem 5.4 do Edital nº 01/2014,anexa:

( ) Documento comprobatório de inscrição no cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal ;

( ) Fotocópia das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – que contenham a foto, a qualificação civil , a anotação do último contrato de trabalho e data de saída respectiva anotada, e da primeira página subseqüente, de todos os membros da família, bem como comprovante de residência oficial (fatura de água, energia elétrica ou telefone fixo) do último mês, para comprovar o mesmo domicílio.

Outros documentos, tais como declarações de Imposto de Renda (ou de isento), comprovante do número de dependentes, comprovante de renda familiar, etc.

( ) Fotocópia de Documento de Identificação com foto. Nestes termos, pede deferimento.

Contagem, ____ de ________________________de 2014

_____________________________________________________________ Assinatura do (a) requerente ou de seu procurador devidamente credenciado _____________________________________________________________ Nome do procurador

Organização: Fundação de Ensino de Contagem

35 Para uso da Comissão de Concursos Públicos e Processos Seletivos da FUNEC

EDITAL nº. 01/2014 - Processo Seletivo Simplificado – PSS – contratação temporária da Prefeitura Municipal de Contagem

( ) DEFERIDO ( ) INDEFERIDO

De Acordo:_______________________________________________________ Em: ___/ ____/ 2014

_____________________________________________________________ ASSINATURA - MATRICULA

Documentos relacionados