• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 – Um estágio na Junta de Freguesia de Carnide

4.6 Análise dos resultados

4.6.3 Carnide Centro

Avaliação aos Coordenadores a) Avaliação atribuída pelos encarregados de educação

Após observarmos o gráfico 13 (referente à resposta ao questionário por parte de 98 encarregados de educação) podemos aferir que a transmissão de informações foi o que mereceu uma avaliação mais baixa (3,5).

A disponibilidade para receber os encarregados de educação, a responsabilidade, a relação com o grupo de crianças e a relação com os encarregados de educação foram os valores mais cotados (3,8), onde se incluem todos os itens ao nível das relações estabelecidas. A média final é de 3,68.

Gráfico 13 – Avaliação dos Encarregados de Educação aos Coordenadores

b) Avaliação atribuída pelos Monitores

A avaliação dos Monitores aos Coordenadores (gráfico 14) divide-se em três valores distintos. A cotação máxima foi atribuída à disponibilidade para receber os encarregados de educação, dinâmica, iniciativa, gestão de conflitos, postura/forma de estar, gestão de pagamentos e empenho em outras actividades da Junta. Os itens com a classificação mais

3,4 3,5 3,6 3,7 3,8

Presença no equipamento Disponibilidade para receber os enc. de educação Responsabilidade Dinâmica Organização Transmissão de informações Gestão de conflitos Postura/Forma de estar Relação com o grupo de crianças Relação com o enc. de educação Total

104

baixa foram a presença no equipamento e a transmissão de informações (3,5), todos os restantes obtiveram a classificação de 3,8.

Gráfico 14 – Avaliação dos Monitores aos Coordenadores

c) Auto-avaliação

Quanto à auto-avaliação (ver tabela no anexo 8.3) é coincidente com esta avaliação dos Monitores, o que nos faz concluir que existe por parte de toda a equipa uma noção concordante dos aspectos mais fortes e mais fracos.

O item transmissão de informações foi o que mereceu uma pior avaliação tanto por parte dos encarregados de educação, como por parte dos Monitores, tendo sido auto-avaliado pelo Coordenador com um 3.

Neste sentido, podemos verificar que é um factor de insatisfação tanto para o exterior (na informação transmitida aos encarregados de educação), como para o interior da própria equipa, admitindo o Coordenador que poderia ser melhor.

Uma vez que este Coordenador está responsável pelo serviço de CAF no Primeiro Ciclo e no Jardim de Infância (único caso em que esta situação se verifica), decidiu auto- avaliar-se para cada um dos serviços. É por esta razão que podemos identificar casas decimais na tabela em anexo, uma vez que, em alguns casos, para o mesmo item atribuiu avaliações diferentes (por exemplo, na motivação atribuiu-se um 4 num serviço e 3 no outro, sendo a média final de 3,5).

3 3,2 3,4 3,6 3,8 4

Presença no equipamento Disponibilidade para receber os enc. de educação Responsabilidade Dinâmica Motivação Iniciativa Criatividade Espírito de Equipa Organização Transmissão de Informações Gestão de Conflitos Postura/Forma de estar Relação com o grupo de crianças Relação com o encarregado de educação Relação com os Educadores/Professores Gestao de pagamentos/recibos/entrega de … Empenho em outras iniciativas e projectos da Junta

105

Avaliação aos Monitores a) Avaliação atribuída pelos encarregados de educação

No gráfico 15 podemos verificar a existência de uma dispersão reduzida dos valores (entre os 3,58 e os 3,79). Os 358 encarregados de educação que responderam aos questionários consideraram que a relação com as crianças e o grau de satisfação da criança são os itens onde o trabalho dos Monitores é melhor. Quanto à transmissão de informações foi aquele que os encarregados de educação atribuíram uma classificação mais baixa, como já vem sendo habitual em outras avaliações.

Gráfico 15 – Avaliação dos Encarregados de Educação aos Monitores

b) Avaliação atribuída pelos colegas Monitores

Gráfico 16 – Avaliação dos Monitores aos colegas

Através da análise ao gráfico 16, podemos verificar que os Monitores consideram que a equipa de Monitores é muito assídua (4,0) e também responsável (3,9).

3,45 3,55 3,65 3,75

Relação com as crianças Actividades Desenvolvidas Atenção dada aos pais Transmissão de informações Postura/forma de estar Apreciação global da sala (organização, limpeza, etc) Grau de satisfação da criança Grau de satisfação do enc. De educação Total 3 3,2 3,4 3,6 3,8 4 Assiduidade Pontualidade Responsabilidade Motivação Iniciativa Criatividade Espírito de Equipa Gestão de conflitos Domínio do grupo Postura (linguagem e apresentação) Organização Desenvolvimento de actividades Relação c\ grupo de crianças Relação com os pais Relação com os educadores/professores Empenho nas restantes iniciativas e projectos da Junta Total

106

Os valores menos bem cotados são a motivação, a iniciativa, a criatividade e a gestão de conflitos (todos com 3,4), logo seguido da relação com os Educadores/Professores (3,5). A média ponderada desta avaliação é de 3,7.

c) Auto-avaliação

Na sua auto-avaliação (gráfico 17), a assiduidade, relação com o grupo de crianças e relação com os pais foram classificados com a escala máxima, estando a assiduidade em conformidade com a avaliação dada pelos colegas.

A iniciativa, a gestão de conflitos, o domínio do grupo e a relação com os Educadores/Professores ficaram tiveram as classificações mais baixas, mais precisamente 3,3.

No que se refere à gestão de conflitos foi também a avaliação mais reduzida atribuída pelos seus colegas.

Gráfico 17 – Auto-avaliação dos Monitores

d) Avaliação atribuída pelos Coordenadores

O gráfico 18 é dos que apresenta uma maior dispersão (entre 2,8 e 4,0). A equipa de Monitores de Carnide Centro recebeu a cotação máxima na assiduidade, pontualidade, responsabilidade, relação com o grupo de crianças, relação com os pais e reconhecimento de autoridade. A gestão de conflitos foi onde se verificou o valor mais reduzido (de 2,8), o que me parece ser algo a reflectir.

A média ponderada desta avaliação é de 3,7.

2,8 3 3,2 3,4 3,6 3,8 4 Assiduidade Pontualidade Responsabilidade Motivação Iniciativa Criatividade Espírito de Equipa Gestão de conflitos Domínio do grupo Postura (linguagem e apresentação) Organização Desenvolvimento de actividades Relação c\ grupo de crianças Relação com os pais Relação com os educadores/professores Empenho nas restantes iniciativas e projectos da Junta Total

107

Gráfico 18 – Avaliação dos Coordenadores aos Monitores

Documentos relacionados