• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO

5 CONCLUSÃO 19 REFERÊNCIAS

2.3 CARTÕES DE INSIGHT

Os Cartões de Insight, de acordo com Vianna (2012), são reflexões embasadas em dados reais das pesquisas realizadas anteriormente, transformadas em cartões que facilitam a rápida consulta e manuseio. Normalmente é dividido em título, tema e fonte, e é recomendado sua utilização sempre que se identifica uma questão relevante para o projeto.

Inicialmente, durante a pesquisa para a realização da Introdução, foram encontrados dois dados importantes para a realização do projeto (Figura 38), sendo necessário o seu destaque em Cartões de Insight para evidenciar as dificuldades principais relatadas pelos alunos e a importância da interdisciplinaridade para o ensino, dois fatores centrais para o desenvolvimento do projeto, que tem como foco a educação. A interdisciplinaridade foi abordada mais profundamente na fase de Imersão em Profundidade, mostrando de modo mais específico como é possível utilizá-la na prática.

Figura 38 – Cartões de Insight: Introdução

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

Já na fase de Imersão Preliminar, foram pesquisados temas relacionados ao meio ambiente, como as Problemáticas Ambientais. O primeiro cartão da Figura 39, relativo com as principais causas da extinção de espécies, está relacionado com o tema posteriormente escolhido para os Kit’s de Educação Ambiental. O segundo cartão diz sobre a realidade da educação brasileira, onde se nota necessário que os materiais didáticos se relacionem com o dia a dia do aluno.

Figura 39 – Cartões de Insight: Imersão Preliminar 1

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

Durante a fase de Imersão Preliminar se mostrou indispensável observar a legislação referente a brinquedos no Brasil (Figura 40), mesmo que o produto não se encaixe fielmente nessa categoria. Essa necessidade tem relação com a segurança do usuário, já que muitas recomendações buscam diminuir os acidentes durante o uso.

Figura 40 – Cartões de Insight – Imersão Preliminar 2

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

Ainda na mesma fase, de Imersão Preliminar, foi feita a pesquisa com Jogos e Materiais Didáticos, procurando entender os pontos positivos e negativos dos produtos já existentes. Na Figura 41é possível observar pontos relevantes dos jogos pesquisados. Figura 41 – Cartões de Insight: Imersão Preliminar 3

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

Na fase de Imersão em Profundidade também foi feita a pesquisa com o Público- alvo. Os cartões de Insight da Figura 42 são relativos à pesquisa feita no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, na Universidade Federal de Santa Catarina. No primeiro e

terceiro, são ressaltados a necessidade de desenvolver um produto que possa ser transportado tanto pela professora quanto pelos alunos, já que além das aulas internas, dentro de sala de aula, a professora costuma fazer atividades em áreas externas. O segundo e o quarto cartão são relativos à observação feita sobre os alunos, onde foi possível perceber que eles lembram melhor de aulas anteriores quando são questionados e que entram em contato com materiais que podem causar danos aos Kit’s Educativos, como água e comida.

Figura 42 – Cartões de Insight: Imersão em Profundidade 1

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

Na mesma fase foi feita a identificação do que é Inteligência Naturalista (Figura 43), além de características que são aprofundadas por ela, para buscar assim que as atividades ajudem o desenvolvimento dessa capacidade em relação ao meio ambiente.

Figura 43 – Cartão de Insight: Imersão em Profundidade 2

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

Em seguida mostrou-se necessário um aprofundamento sobre o tema da interdisciplinaridade (Figura 44), definindo assim quais temas são trabalhados com a faixa etária do público-alvo nas três disciplinas pesquisadas: matemática, história e geografia.

Figura 44 – Cartões de Insight: Imersão em Profundidade 3

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

Os cartões de Insight relativos aos estímulos aos sentidos na infância (Figura 45) demonstraram como é possível estimular cada um dos sentidos por meio de objetos. O primeiro cartão é relativo ao tato, onde é sugerido o uso de diferentes texturas; o segundo é relativo ao sistema auditivo, onde seria estimulada a linguagem pela comunicação entre professor(a)-estudante e estudante-estudante; o terceiro está relacionado com a visão, que seria estimulada através do uso de diferentes tamanhos, proporções e cores e o quarto cartão ressalta como estimular o olfato, onde nesse caso seriam utilizadas se possível, diferentes fragrâncias no produto. O sentido do paladar não foi ressaltado devido a segurança do estudante e a duração do produto.

Figura 45 – Cartões de Insight: Imersão em Profundidade 4

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

Para ressaltar a necessidade de materiais didáticos inclusivos, foram feitos os cartões de insight relativos ao tema da acessibilidade (Figura 46), onde são ressaltadas características que ajudam que o produto seja usado pelo maior número de crianças com

diferentes capacidades físicas e intelectuais, como por exemplo, conter palavras em Braille no material destinado às crianças, figuras com texturas e/ou auto relevo e uso da maior quantidade possível de imagens.

Figura 46 – Cartões de Insight: Imersão em Profundidade 5

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

A pesquisa sobre a perda da biodiversidade brasileira foi feita igualmente na fase de Imersão em Profundidade. Os cartões da Figura 47 são as causas do tema: aquecimento global, eliminação ou alteração do habitat natural pelo ser humano, a superexploração comercial das espécies, a agricultura moderna, a introdução de espécies exóticas em hábitats naturais de outros animais e a construção de infraestrutura e barragens.

Figura 47 - Cartões de Insight: Imersão em Profundidade 1

Por fim, foram feitos cartões de insight sobre os pontos positivos e diferenciais da Análise Sincrônica, expressos na Figura 48.

Figura 48 – Cartões de Insight: Imersão em Profundidade 3

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

Após os Cartões de Insight, foram feitos os Requisitos de Projeto para orientar a Geração de Alternativas.