• Nenhum resultado encontrado

CARTA DE EXPLICITAÇÃO DO ESTUDO E DO CONSENTIMENTO

INTRODUÇÃO

A questão da iniciativa tem sido uma preocupação ao longo das últimas décadas tendo-se assumido como um valor de gradual interesse e cada vez mais solicitado no dia-a-dia de qualquer ser humano. Se a problemática da iniciativa tem também preocupado o Exército Português é porque ela apresenta particular importância neste sector militar.

A iniciativa em contexto militar está inteiramente relacionada com acção dos subordinados. A importância que é dada a este conceito prende-se ao facto da evolução das novas ameaças exigirem indivíduos capazes de tomar decisões face a situações inesperadas e desconhecidas. Com efeito, a táctica dos escalões mais baixos é por excelência a que detém maior influência nos resultados de uma operação. É cada vez mais é necessário forças que estejam preparadas e aptas para acompanhar a evolução das novas ameaças. Torna-se deste modo um ponto bastante fulcral o desempenho dos baixos escalões.

A guerra da manobra segundo as ideias de Lind (1985) em que o conceito Auftragstaktik, ou como denominamos mais à frente, “controlo directivo” conduzem a tácticas vocacionadas para os baixos escalões. A ideia é, o comandante atribui as missões aos subordinados com o mínimo detalhe porque estes compreendem a sua intenção e o que pretende. Deste modo, os subordinados determinam qual o método a adoptar porque são eles que lidam com a situação. Então face a essas situações que espera-se por parte do subordinado tome a iniciativa de agir de acordo com o objectivo que lhe foi atribuído (Lind,1985).

OBJECTIVO

O estudo visa: Identificar e descrever os factores que potenciam e/ou condicionam o desenvolvimento da Iniciativa dos Subordinados nos baixos escalões do Exército Português em contexto de treino operacional.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO NO ESTUDO

O presente estudo de investigação é um estudo qualitativo de nível de conhecimentos I, exploratório-descritivo. Este tipo de estudo corresponde à investigação exploratória-descritiva,

Apêndices

A INTENÇÃO DO COMANDANTE E A INICIATIVA DOS SUBORDINADOS NOS BAIXOS ESCALÕES DO

EXÉRCITO PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TREINO OPERACIONAL 64 visa a descoberta de factores, através da descrição, nomeação ou caracterização de um fenómeno, de forma a torná-lo conhecido (Fortin, 1999).

O meio seleccionado para a realização do estudo será o Exército Português, dentro deste optou-se por uma companhia em contexto de treino operacional.

O instrumento seleccionado para a colheita de dados, junto da amostra, foi a entrevista semi-dirigida por possibilitar uma compreensão profunda acerca do fenómeno em estudo. Esta obedecerá à abordagem de várias temáticas pré-selecionadas.

As entrevistas serão realizadas no mês de Abril de acordo com a disponibilidade dos entrevistados, prevendo-se que as mesmas tenham a duração aproximada de 20 minutos.

Para o tratamento dos dados a recolha neste estudo, optou-se pelo método de análise de discurso.

O estudo é elaborado por: Aspirante Oficial Aluno de Infantaria Luís Duarte do 5ºano, do Curso de Mestrado em Infantaria, sob orientação do Tenente-Coronel de Cavalaria Miguel Freire.

ESCOLHA DOS SUJEITOS EM ESTUDO

O método de amostragem, do estudo, foi não probabilístico e por selecção racional. Para a selecção dos sujeitos que se inserem na amostra foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão. Como critérios de inclusão tem-se: pertencer aos quadros permanentes, com excepção dos soldados; ter pelo menos de 1 ano de experiência na prestação de serviços militares; ter pelo menos 3 meses de experiência na prestação de serviços à companhia em que inseriu o estudo. Como critério de exclusão tem-se militares com menos de 1 ano de experiência na prestação de serviços militares.

VANTAGENS DE PARTICIPAR NO ESTUDO

Como principais vantagens da participação neste estudo antevê-se a aquisição e melhoria dos conhecimentos nos domínios dos conceitos Intenção do Comandante e Iniciativa dos Subordinados, isto é, do conhecimento de factores que potenciam e/ou condicionam o desenvolvimento da Iniciativa dos Subordinados em contexto de treino operacional.

RISCOS E DESCONFORTOS DO ESTUDO

A entrevista pode ser percepcionada pelo entrevistado como aborrecida e cansativa, uma vez que implicará dispêndio de tempo e reflexão e descrição de determinadas temáticas.

PARTICIPAÇÃO

A participação neste estudo de investigação é voluntária, razão pela qual a pessoa que participa no estudo é livre de se retirar do mesmo a qualquer momento, sem que lhe advenha prejuízo e sem o dever de justificar a sua decisão.

CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES

Os dados colhidos durante o estudo são de carácter confidencial. PESSOA CONTACTO

No caso de necessidade de informações suplementares sobre o assunto em estudo ou por decisão respeitante ao seu direito de se retirar do estudo deverá contactar o autor, Aspirante Oficial Aluno Luís Duarte, através do respectivo número 963984082, de segunda-feira a domingo, das 10 horas às 21 horas.

Apêndices

A INTENÇÃO DO COMANDANTE E A INICIATIVA DOS SUBORDINADOS NOS BAIXOS ESCALÕES DO

EXÉRCITO PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TREINO OPERACIONAL 66

FORMULÁRIO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

Reconheço que os procedimentos de investigação descritos na carta de explicitação do estudo e do consentimento me foram explicados e que me responderam de forma satisfatória às questões colocadas.

Pelo presente documento, eu consinto que a minha participação no estudo, através de entrevista, seja sujeita a gravação áudio.

Nome do Entrevistado___________________________________________________ Assinatura____________________________________________________________ Assinatura da militar que obteve o consentimento_____________________________ Data ____/____/____

Para qualquer questão, contactar o autor cujo número de telefone consta na carta de explicação do estudo e do consentimento.

Autor: Aspirante Oficial Aluno de Infantaria Luís Duarte, do 5º Ano do Curso de

APÊNDICE F

Documentos relacionados