• Nenhum resultado encontrado

Categoria 1: Autonomia dos participantes na realização das atividades

CAPÍTULO IV: ANÁLISE DOS DADOS E RESULTADOS

4.1 Categoria 1: Autonomia dos participantes na realização das atividades

Autonomia é um termo de origem grega, que significa aquele que estabelece suas próprias leis. A palavra vem de auto, que significa por si mesmo, e nomos, que significa

lei. Na área educacional, autonomia é considerada como sendo a capacidade do participante de organizar, sozinho, os seus estudos, sem dependência do professor, administrando eficazmente o seu tempo de dedicação ao aprendizado, e escolhendo de forma eficiente as fontes de informação disponíveis.

Segundo Abrantes, Serrazina e Oliveira:

Todas as pessoas precisam desenvolver as suas próprias capacidades e preferências, bem como interpretar as mais variadas situações e tomar decisões fundamentadas relativas à sua vida pessoal, social ou familiar. Isto implica que todas as crianças e jovens devem desenvolver a sua capacidade de usar a matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, assim como a autoconfiança necessária para fazê-lo. (ABRANTES, SERRAZINA, OLIVEIRA, 1999, p. 17-18)

Nesta pesquisa, a manifestação de autonomia dos participantes foi considerada como sendo a capacidade do sujeito de buscar informações, desenvolver suas próprias estratégias na resolução de questões, tomar decisões, gerir suas ações e responsabilizar-se por elas.

No decorrer da investigação, em vários momentos e situações, os participantes tomaram decisões independentes do professor-pesquisador, propondo e realizando ações, revelando assim comportamentos autônomos.

Um desses comportamentos foi registrado no caderno de campo da pesquisadora, durante a realização da primeira atividade de intervenção. Como já foi descrita, esta atividade consistia em coletar dados através de uma enquete. Os próprios participantes escolheram o tema e conduziram uma enquete sobre a copa de futebol 2014, propondo como questão de múltipla escolha: - Qual dos jogadores brasileiros relacionados atuou melhor na copa de 2014? A resposta consistia na escolha de uma dentre cinco alternativas: Neymar, Davi Luiz, Hulck, Thiago Silva, Nenhum jogador.

Os participantes da pesquisa deveriam realizar essa enquete com os alunos do turno da manhã, de acordo com a proposta da professora-pesquisadora. Os participantes, entretanto, pediram à professora-pesquisadora que a enquete fosse aplicada também no período da tarde com os alunos do 3o e 4o anos. Assim sendo, não somente aplicaram a enquete no período da manhã como também voltaram à Escola para fazer o mesmo com os alunos da tarde. Para tanto, foram à Diretora da Escola solicitar permissão para essa atividade extra-turno. Embora a quantidade de alunos e, portanto, de dados da enquete

tivesse aumentado, os participantes fizeram a contagem das respostas, elaboraram a tabela e o gráfico dos resultados com grande empenho.

Durante a contagem das respostas, outra demonstração de autonomia pode ser observada. Os sujeitos perceberam que, se não tomassem cuidado, uma mesma resposta poderia ser contada duas vezes. Para evitar isso, eles começaram a marcar com um xis cada resposta contabilizada. Por decisão própria, os grupos foram se organizando de modo que um dos componentes de cada grupo ficasse encarregado de contar os resultados e outro de anotar e riscar os papéis contados.

Os participantes também demonstraram sua capacidade de autonomia durante a realização da atividade 3. Como já foi descrito, esta atividade consistia na elaboração de tabelas e gráficos a partir de uma nova enquete. Os participantes mostraram interesse em saber qual era o tipo de filme que os colegas mais gostavam de assistir na televisão, e se propuseram a realizar uma enquete sobre esse tema. Sugeriram como pergunta: - Qual é o filme que você mais gosta? A resposta seria a escolha entre uma das seguintes alternativas: ação, suspense, aventura, terror. Os próprios participantes se organizaram em duplas e realizaram a pesquisa com os estudantes da escola. Em seguida, com os resultados em mãos, eles se organizaram em grupos - os mesmos formados na primeira atividade- para realizar a contagem dos dados. Nesta contagem, foram consideradas também as respostas por sexo. Ao perceberem que a soma das opções de modalidade de filmes escolhidas pelas meninas não estava coincidindo com a soma de papéis contados, resolveram recontar os dados por conta própria.

Estes comportamentos dos participantes confirmam o entendimento de Hermínio (2009), segundo o qual:

Quando é dado ao aluno o direito de escolher o tema a ser estudado, o objetivo é dar poder ao aluno, de forma que ele, nesse momento, decida uma parte do seu currículo e tenha direito à fala e à decisão. Este direito, traz consigo a responsabilidade de envolvimento nessa questão, tornando o aluno, parceiro de sua própria educação. O resultado dessa parceria, é uma cooperação responsável, já que não foi imposta e sim voluntária. (HERMINIO, 2009, p.94)

A autonomia também foi manifestada por um grupo de participantes no decorrer da atividade 5, que consistia na medição da altura e da massa corporal de cada participante, construção de tabelas e gráficos a partir desses dados, aproximação decimal e operações

com números decimais, além do cálculo do índice de massa corporal e das médias aritméticas.

Na atividade mencionada acima, os participantes que faltaram aula a qual foi feita a medição da massa corporal pediram a professora-pesquisadora que medisse sua altura e massa. Disseram à professora-pesquisadora que desejavam fazer as medições com os alunos do turno da tarde e, por decisão própria, foram até a sala da diretora da escola solicitar permissão para fazê-lo.

Para completar, uma manifestação de autonomia dos participantes foi observada nas atividades 7 e 8, que tinham por objetivo determinar as probabilidades do lançamento de dados e da retirada de bolas coloridas de uma urna. Para realizar a atividade, os participantes se propuseram a trazer para a sala de aula os dados e as bolas coloridas, e foram até a cantina da escola buscar um saco de lixo emprestado para realizar o sorteio das bolas.

Documentos relacionados