• Nenhum resultado encontrado

A investigação dos valores da cultura da instituição foi realizada com base nas subdimensões, compreendidas nas dimensões trabalho, relações, controle e pensamento, propostas por Nelson e Loureiro (1996).

A dimensão "trabalho" compreendeu as subdimensões esforço, velocidade ou tempo, concluir tarefas e qualidade, relacionadas diretamente ao esforço, à velocidade, às pressões para o término e à qualidade requeridas na consecução do trabalho. Ressalta-se que a rapidez e a pressão para o término afetam a qualidade do trabalho.

Já a dimensão "relações" tratou das relações entre as pessoas e compreendeu as subdimensões afeto, empatia, sociabilidade e lealdade. Na subdimensão afeto, investigou- se o que aproximava as pessoas e sua necessidade de receber atenção. Com os graus atribuídos à empatia, pode-se inferir sobre a capacidade do saber se colocar no lugar da outra pessoa. Já a sociabilidade enfocou a aproximação de grupos mais do que indivíduos. Por fim a lealdade enfatizou a aproximação duradoura entre pessoas ou grupos.

A dimensão "controle" compreendeu as subdimensões domínio, status, política e liderança. Com a subdimensão domínio foram investigados os graus de imposição da vontade dos superiores aos subordinados. Ao status associaram-se os graus relativos a favorecer o ego das pessoas por meio de símbolos ou da desigualdades entre as pessoas, caracterizado normalmente pela importância que se dá aos títulos, cargos ou posições ocupadas pelas pessoas. Já a política ou manipulação envolveu a busca da identificação dos graus atribuídos à imposição de uma vontade por mecanismos externos e indiretos. Diferentemente, a liderança compreendeu a prospeção de graus atribuídos ao exercício do controle por meio do carisma ou do poder de referência.

A dimensão "pensamento" compreendeu as subdimensões abstração, planejamento da organização, comunicação e flexibilidade. Ressalta-se que essas subdimensões representam diferentes influências estratégicas nos comportamentos das pessoas. Na subdimensão abstração buscou-se compreender o grau de importância atribuído ao pensamento generalizado sobre a organização e seu ambiente. Já na subdimensão planejamento da organização enfocou-se a busca de graus de importância atribuídos ao detalhamento dos planos decorrentes da abstração. Com os graus atribuídos à comunicação, procurou-se compreender o grau de importância atribuído à exposição das idéias e planos. Já a flexibilidade teve como finalidade investigar graus de importância atribuídos às iniciativas individuais e à adaptabilidade da organização, no contexto de sua capacidade empreendedora.

Para a pesquisa dos fatores organizacionais que influenciaram as realizações estratégicas, procurou-se adotar categorias próximas às dimensões e subdimensões utilizadas na investigação dos valores. Dessa forma, foram adotadas, como categorias de fatores, trabalho, pensamento, controle, institucional e ambiental (Hall, 1984; Stoner e Freeman, 1995; Robbins e Coulter, 1998 e Daft, 1999b).

A categoria de fatores "trabalho" foi investigada a partir das subcategorias: comprometimento, constância de propósito, competência laborare, efeito do uso de tecnologia, capacitação de docentes, volume e qualidade. A subcategoria comprometimento compreende o grau de compromisso dos executores com as metas estabelecidas no planejamento. À constância de propósito vinculou-se o empenho da gestão em perseguir as realizações previstas no planejamento estratégico. No tocante à competência laborare, buscou-se identificar o nível influência da capacitação da organização em fazer bem suas ações estratégicas. Na subcategoria efeito do uso da tecnologia, pesquisou-se o grau de influência da disponibilidade e uso de novas tecnologias na consecução das metas estratégicas. Já com a capacitação dos docentes, buscou-se obter graus de vínculos das realizações das metas estratégicas com o aprimoramento do corpo docente. Na subcategoria excesso de trabalho, buscou-se identificar o comprometimento ou não das realizações estratégicas em função do

aumento do volume de trabalho. Por último, na subcategoria baixa qualidade, buscou- se identificar as influência dos requisitos de qualidade nas realizações estratégicas.

A categoria de fatores relativos ao "pensamento" foi investigada a partir das subcategorias: sistemática de planejamento, estrutura organizacional, clareza de objetivos, cenários de profissões, monitoramento, comunicação, viabilidade econômica e sistemática de marketing. Na subcategoria sistemática de planejamento, buscou-se associar-se o nível de cumprimento das metas com o processo de planejamento. Na subcategoria estrutura organizacional, investigou-se o nível de adequação desta, ao propósito das realizações das metas estratégicas. Na subcategoria clareza de objetivos, pesquisou-se o nível de influência da sistemática de comunicação de objetivos, na consecução das metas estratégicas. Na subcategoria cenário de profissões, buscou-se identificar o nível de influência da capacidade de perceber os cenários das profissões em relação à materialização dos planos estratégicos. Na subcategoria monitoramento, pesquisou-se as associações do nível de cumprimento das metas com o monitoramento dos planos correspondentes. Na subcategoria comunicação, pesquisaram-se os vínculos das realizações dos planos estratégicos com a sistemática de comunicação. Já na subcategoria viabilidade econômica, buscou-se identificar os efeitos dos retornos econômicos-financeiros nas associações das realizações previstas. Por último, a subcategoria sistemática de marketing compreendeu a verificação dos impactos dos planos de marketing nas realizações das metas estratégicas do período.

A categoria "fatores institucionais" foi investigada a partir das subcategorias: situação financeira, estrutura societária, condição fisco-legal e lançamento de novos cursos. A subcategoria situação financeira compreendeu o nível de cumprimento das metas em face da situação financeira da instituição. A subcategoria estrutura societária envolveu o nível de efeito da composição societária na realização do plano estratégico. A subcategoria condição fisco-legal compreendeu o nível de influência dos aspectos fiscais e legais da instituição, nas realizações da metas do período. A subcategoria lançamento de novos cursos envolveu a influência do aumento de trabalho, relativo à implantação de novos cursos, na consecução das metas estratégicas.

A categoria "controle" foi pesquisada a partir das subcategorias: processo de tomada de decisão, estrutura de poder, administração de conflitos, estilo de liderança e controle administrativo. A subcategoria processo de tomada de decisão compreendeu as associações dos níveis de cumprimento das metas estabelecidas, com a agilidade nas decisões. A subcategoria estrutura de poder: administração de conflitos envolveu os efeitos da distribuição do poder e do tratamento aos conflitos, na realização do plano estratégico. A subcategoria estilo de liderança compreendeu os efeitos da liderança na consecução das metas do período. A subcategoria controle administrativo envolveu a identificação dos efeitos dos controles sobre as realizações das metas estratégicas.

A categoria de "fatores ambientais" foi investigada a partir das subcategorias: legislação governamental, condições econômicas, situação sociocultural, grupos de pressão, mercado de trabalho, concorrência, clientes, evolução tecnológica e globalização. A subcategoria legislação governamental compreendeu os efeitos, fundamentalmente, da legislação educacional sobre as ações da instituição. A subcategoria condições econômicas envolveu os efeitos dos aspectos econômicos da sociedade em geral, na materialização das metas estratégicas da instituição. A subcategoria situação sociocultural compreendeu fundamentalmente os efeitos dos aspectos sociais e culturais do contexto da instituição, na materialização do seu plano estratégico. A subcategoria grupos de pressão investigou os efeitos das pressão de grupos externos, nas realizações estratégicas da instituição. A subcategoria mercado de trabalho compreendeu os efeitos do comportamento do mercado de mão-de-obra sobre as ações estratégicas da instituição. A subcategoria concorrência compreendeu os efeitos dos níveis de concorrência associados à consecução de cada meta estratégica. A subcategoria clientes envolveu a associação do cumprimento da meta com o nível de existência de clientela. A subcategoria evolução tecnológica envolveu fundamentalmente os efeitos das novas tecnologias educacionais e de informática sobre as realizações das metas estratégicas da instituição. Por último, a subcategoria globalização envolveu a percepção das ameaças e oportunidades da globalização, na execução do plano estratégico.

Documentos relacionados