• Nenhum resultado encontrado

5.2 – Aspectos Teóricos das Analises de Dados

CATEGORIAS DAS RESPOSTAS FREQUENCIA DAS RESPOSTAS CO1 5 Sim, porque os elétrons se movimentam de forma

desordenada/não ordenada/aleatória/não uniforme/a mudar de direção toda hora/a mudar sempre de posição, não ficando em uma posição só/a não ter direção correta/seguindo várias direções.

CO25 Sim, porque os elétrons se movimentam de forma

desordenada/não ordenada/aleatória, não formando

assim, corrente elétrica.

CO35 Sim, porque os elétrons se movimentam de forma

aleatória/de forma a não ter direção correta, pois movimentam-se sempre de acordo com o Campo Elétrico (E).

CO45 Sim, porque os elétrons se movimentam de forma

desordenada/não ordenado, pois não estão submetidos a uma diferença de potencial elétrico.

IN15 Sim, porque tem carga, tem movimento, mas, não tem

corrente, pois, a cada hora o elétron tem um campo/não estão ligados a um campo elétrico como, ligados numa tomada ficam em posição diferente, eles não ficam aleatórios/tem movimento e não contém carga

elétrica/ficam coordenados e não conduz carga elétrica, os elétrons ficam sem direção correta/ficam coordenados e não produz carga elétrica/se movimentam

aleatoriamente e o campo é uniforme.

●1 ●2 ●3 ●4 ●5 ●6 ●9 ●10 ●11●12 ●14 ●15 ●18 ●19 ●21 ●23 ●24 ●25 ●26 ●28 ●29 ●30 ●31 ●33 ●35 ●36 ●37 ●38 ●42 ●46 ●47 ●48 ●51 ●52 ●55 ●56 ●57 ●59 ●61 ●62 ●63 ●65 ●66 ●67 ●69 ●70 ●71 ●72 ●73 (49 ou ≈ 65,34%) ●7 ●8 ●13 ●16 ●43 ●54 ●58 ●60 ●68 ●74 (10 ou ≈ 13,34%) ●17 ●20 ●40 ●45 ●64 ●75 (6 ou 8%) ●34 ●49 (2 ou ≈ 2,66%) ●22 ●27 ●32 ●39 ●41 ●44 ●50 ●53 (8 ou ≈ 10,66%)

Para a categoria CO25, as respostas se referem também sobre os movimentos desordenados, não ordenados ou aleatórios dos elétrons, porém, enfatizando que essas características de movimento, não faria com que os

92 elétrons formassem uma corrente elétrica. Essa estrutura de resposta foi utilizada por dez (10) estudantes, ou seja, aproximadamente 13,34% dos alunos.

A categoria CO35 reúne as respostas estruturadas pelos alunos que versavam sobre os movimentos aleatórios ou de forma a não ter direção

“correta”, porém, justificando que tais características de movimentação ocorrem

por causa do Campo Elétrico (E) no interior do fio metálico.

Como nessas duas primeiras simulações e visualizações os campos possuem direções e sentidos distintos em cada ponto do espaço do fio, os elétrons também se movimentariam em direções e sentidos distintos. Essa estrutura de resposta foi observada para seis (6) alunos, ou seja, 8% dos educandos.

Na categoria CO45, as respostas foram estruturadas também a partir das características de movimentação das cargas elétricas: movimentos

desordenados e não ordenados, justificando que tais movimentações ocorrem

pelo fato dos elétrons não estarem submetidos a uma diferença de potencial (DDP). Tal estrutura de resposta foi formulada apenas por dois (2) alunos, ou seja, aproximadamente 2,66% deles.

As quatro (4) primeiras categorias de respostas podem ser classificadas como corretas, pois, todos esses estudantes responderam que nos modelos computacionais, simulados e visualizados, observam-se características para não se formar uma corrente elétrica.

Tais categorias de respostas usaram justificativas distintas para caracterizar porque no condutor metálico modelado as cargas não formariam uma corrente elétrica. Essas argumentações estão pautadas principalmente na observância dos movimentos aleatórios ou desordenados dos elétrons, nas configurações aleatórias de campos elétricos e também, na ausência de diferença de potencial. Dessa forma, um total sessenta e sete (67) alunos responderam corretamente, a primeira questão do roteiro de atividades, após as simulações e visualizações dos dois primeiros modelos, ou seja, aproximadamente 89,34%.

93 Por outro lado, a categoria IN15 reúne todas as respostas que podem ser classificadas como incorretas; inesperadas e/ou insatisfatórias, pois, apresentam justificativas que parecem não estarem pautadas nas observações das dinâmicas dos dois primeiros modelos computacionais. Para essa categoria de respostas, existe um total de dez (10) alunos, ou seja, aproximadamente 10,66%.

Essas respostas possuem em suas formulações erros como, por exemplo, a cada hora o elétron tem um campo, não estão ligados a um campo

elétrico, eles não ficam aleatórios, o campo é uniforme dentre outras. É

importante destacar que nesses dois primeiros modelos, as dinâmicas simulam representações apenas dos movimentos desordenados dos elétrons e as respectivas configurações dos campos elétricos no interior do condutor metálico que não está sujeito a uma DDP. Nesse sentido, tais educandos parecem não ter conseguido descrever ou interpretar de forma satisfatória esses modelos computacionais.

A Tabela 06, construída a partir das respostas dadas pelos alunos para a terceira questão do roteiro de atividades é também divida em duas partes. A primeira mostra uma representação visual e descrição sucinta do terceiro e quarto modelos utilizados na atividade. A segunda parte expõe as categorias de respostas formuladas pelos estudantes, após simulações e visualizações, para os seguintes questionamentos: Existem cargas elétricas no interior do fio metálico? Porque essas cargas agora conseguem formar uma corrente elétrica? Mas uma vez, o foco de analise dessa tabela é o segundo questionamento, pois, o primeiro é automaticamente respondido pelo segundo.

Assim, observa-se novamente que em todas as categorias de respostas formuladas para essa terceira questão, os estudantes responderam Sim para o primeiro questionamento. Nesse sentido, constata-se mais uma vez que os alunos observaram através das simulações & visualizações computacionais ou através do fato dessa resposta não poder ser negativa, que os elétrons existem no interior do fio quando este é percorrido por uma corrente elétrica.

Em relação ao segundo questionamento, foco principal da analise, é possível perceber que as respostas dos setenta e cinco (75) estudantes puderam ser agrupadas agora em sete (7) categorias distintas.

94

Tabela 06: Analise das Atividades da Terceira Questão do Roteiro de Atividades

MODELOS COMPUTACIONAIS

(C1) (C2)

O terceiro modelo computacional representado parcialmente na Figura C1 também é totalmente hipotético, pois, no interior do fio metálico simulava-se um único elétron se movimentando de forma ordenada da esquerda para a direita. A Figura C2 representa o Campo Elétrico (E) no fio metálico, esse campo agora têm direções e sentidos constantes.

(D1) (D2)

O quarto modelo computacional representado parcialmente na Figura D1 se aproxima de uma situação real, pois, no interior do fio metálico vários elétrons se movimentavam de forma ordenada da esquerda para a direita. A Figura D2 representa o Campo Elétrico (E) no fio metálico, esse campo agora têm direções e sentidos constantes.

CATEGORIAS DAS RESPOSTAS FREQUENCIA DAS RESPOSTAS