• Nenhum resultado encontrado

3. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA

3.7 CENÁRIO DE DISTÂNCIAS DE TRANSPORTE

Nesta seção, será apresentado o cenário das distâncias de transportes dos materiais utilizado no estudo. As distâncias de transporte das matérias-primas para produção do clínquer, cimento, fíler calcário e cal para o cenário do ES são apresentadas na Tabela 8. Todos os transportes são realizados via rodoviária. Para dados de segundo plano do transporte, utilizou-se o caminhão EURO3 com capacidade de 16 a 32 t do banco de dados Ecoinvent.

Para produção de cimento, considerou-se inicialmente que 2 das 3 plantas de cimento instaladas no estado (sendo que apenas uma produz o clínquer no estado), uma na

região Sul (em Cachoeiro do Itapemirim) e outra na região Central (na Grande Vitória) (Figura 16), produzissem todos os tipos de cimentos utilizados nos traços. Além disso, considerou-se que a única planta fabricante de clínquer do estado (atualmente desativada13 (JORNAL FATO, 2018)), localizada na região Sul, fosse utilizada como

fonte do clínquer por ambas. Posteriormente, como se adotou o cenário da região Central como base para análise comparativa dos traços, utilizou-se o cimento produzido na Região Central.

Tabela 8 – Distâncias de transporte das matérias-primas para fabricação de clínquer, cimento, fíler calcário e cal.

Matéria-prima Material

fabricado Origem Destino

Distância (km) Clínquer Cimento Cachoeiro do Itapemirim,

ES

Cachoeiro do Itapemirim,

ES; Grande Vitória, ES 0; 160¹ Fíler calcário Cimento Cachoeiro do Itapemirim,

ES

Cachoeiro do Itapemirim,

ES; Grande Vitória, ES 20; 170¹

Gesso Cimento Araripe, CE Cachoeiro do Itapemirim,

ES; Grande Vitória, ES 1860; 1700¹ EGAF Cimento Grande Vitória, ES Cachoeiro do Itapemirim,

ES; Grande Vitória, ES 160; 10¹ Areia Clínquer Itapemirim, ES (Jazida) Cachoeiro do Itapemirim,

ES 50

Calcário, bruto Calcário, britado

Variada - Mina cativa (Jazida)

Fábrica de clínquer/ Fíler

calcário/ Cal virgem 5

Argila Clínquer Cachoeiro do Itapemirim, ES (Jazida)

Cachoeiro do Itapemirim,

ES 5

Minerais ferrosos Clínquer Grande Vitória, ES Cachoeiro do Itapemirim,

ES 160

Nota: ¹ As distâncias em negrito foram utilizadas para análise comparativa dos traços, sendo referentes à logística da Região Central. A outra distância informada é referente à logística para produção na Região Sul.

Para a distância de transporte do fíler calcário, utilizou-se como base a empresa visitada na elaboração do inventário (representante de mais de um quarto da produção estadual); para o gesso, utilizou-se como origem a região do Araripe (mais de 90% da produção nacional de gesso); e para a EGAF, utilizou-se o complexo industrial siderúrgico localizado na Grande Vitória. Para produção do clínquer, fíler calcário e cal, considerou-se o caso comum em que essas indústrias possuem uma mina cativa de calcário que fica localizada em suas proximidades, considerando a distância de 5

km neste estudo. Ademais, para a areia e argila utilizadas na produção do clínquer, considerou-se uma distância de 50 km e 5 km, respectivamente.

O estado do Espírito Santo (ES) foi dividido em 3 regiões: Sul, Central e Norte (Figura 16). Para avaliação comparativa de impacto dos traços dos materiais de construção, adotou-se o cenário da região central do ES, devido a esta região apresentar o valor mediano de distância de transporte entre as três regiões definidas (Tabela 9). Ademais, nesta região se concentra a maior demanda por materiais de construção do ES, concentrando mais da metade da população do estado.

Figura 16 – Regiões do ES com a localização dos polos de beneficiamento de rochas

Fonte: Elaborado pelo autor.

Para produção da cal, considerou-se a empresa mais próxima, localizada no estado de Minas Gerais. Como a areia e brita são materiais abundantes no estado, o que governa o seu preço é a distância de transporte. Logo, considerou-se pouco provável que seja feito o transporte desses materiais em uma distância superior à 50 km para o cenário utilizado do ES, devido ao alto custo envolvido no transporte. Ademais, devido aos polos de beneficiamento de rochas ornamentais estarem em cidades localizadas na parte central de cada região considerada (Figura 16), adotou-se a mesma distância de transporte de 50 km para o transporte do RBRO reciclado até o ponto de uso para produção dos traços. Para o transporte do RBROTT na produção

dos traços, adotou-se como ponto de partida a fábrica de produção do clínquer, onde o RBRO também pode ser queimado no forno rotativo.

Tabela 9 – Distância de transportes dos materiais componentes dos traços.

Material Origem Destino Distância máx.

(km) Cimento Cachoeiro do Itapemirim,

ES; Grande Vitória, ES RS; RC; RN 150; 150; 350

Cal São José da Lapa - MG RS; RC; RN 550; 650; 700

RBRO, Areia, Brita e pó de

pedra Diversas RS; RC; RN 50; 50; 50

Aditivo/Superplastificante São Paulo, SP RS; RC; RN 900; 1000; 1200

RBROTT Cachoeiro do Itapemirim,

ES RS; RC; RN 150; 350; 500

Legenda:RS = Região Sul do ES; RC = Região Central do ES; RN= Região Norte do ES.

Esses materiais componentes são então utilizados para a produção dos diferentes traços nas concreteiras, fábricas de argamassa industrializada e fábricas de blocos. Na concreteira, os materiais componentes são dosados e misturados com água, e transportados para o ponto de uso. Na fábrica de argamassa industrializada, os materiais são homogeneizados, dosados e ensacados. Em seguida, a argamassa é transportada para o ponto de uso (canteiro de obras) e misturada com água em uma argamassadeira. Na fábrica de blocos, os materiais componentes são dosados, misturados com água e moldam-se os blocos. Adotou-se o valor de 25 km para o transporte do concreto, argamassa e blocos até o ponto de uso dos mesmos, encerrando a fronteira berço-ao-portão.

Para avaliar a sensibilidade do impacto do transporte, realizou-se uma análise comparativa do RBRO e RBROTT em comparação a outros materiais. Determinou-se a distância adicional limite de transporte do RBRO em comparação com areia, pó de pedra e fíler calcário, bem como a distância adicional limite do RBROTT em comparação com cimentos. Para tal, considerou-se 3 indicadores de impacto (AG, EI e IT), onde a distância do RBRO e RBROTT variam e a distância dos materiais de comparação se mantém constante igual a zero. Sendo assim, o ponto de encontro das retas determina a distância adicional limite de transporte do RBRO e RBROTT para o indicador analisado.

3.8 INVENTÁRIO DO CICLO DE VIDA DA PRODUÇÃO DOS TRAÇOS

Documentos relacionados