• Nenhum resultado encontrado

Management

O tópicos a seguir discutem como você pode usar o Oracle Profitability and Cost Management Cloud e o Modelo de Custos e Chargeback de TI para modelar dados financeiros e analisar as atividades de TI como um provedor de serviços de negócios.

IT Financial Management no EPM Cloud

O Oracle Enterprise Performance Management Cloud suporta a dupla função de um CIO nas organizações atuais—tanto do lado financeiro para gerenciar a empresa, quanto do lado investidor para expandir e transformar o negócio. Ao implementar soluções personalizadas para o Oracle Profitability and Cost Management Cloud, o Projects e o Financials no Oracle Enterprise Planning and Budgeting Cloud, além de integrar-se com dados do General Ledger, o planejamento no IT Financial

Management baseado no EPM Cloud permite que os Departamentos Financeiros de TI sejam parceiros estratégicos nos negócios da empresa.

Utilizando o Oracle Profitability and Cost Management Cloud e o Modelo de Custos e Chargeback de TI, você pode modelar dados financeiros e analisar as atividades de TI como um provedor de serviços de negócios. Após definir os serviços que a sua

organização fornecerá (usando o Catálogo de Serviços de TI), os recursos e ativos de TI da sua organização (como hardware, software e pessoal) e importar dados do General Ledger, você definirá regras para custos de serviços e chargeback. Isso permite determinar o custo das operações de TI por meio da vinculação de ativos a serviços. Esse tipo de modelagem ajuda a analisar os custos atuais e a planejar custos futuros. Se for necessário para os seus negócios, você poderá alocar custos de serviços ou custos indiretos para projetos ou departamentos e determinar um chargeback referente a serviços ou recursos de TI para cada projeto ou departamento.

Você modela o fluxo de dados no Oracle Profitability and Cost Management Cloud usando Gerenciar Regras, onde você define as regras para modificar e mapear os dados. Por meio de dimensões que incluem Conta, Entidade, Projetos, Recursos, Serviço e Consumidor, a modelagem de dados permite:

• Alocar custos indiretos para projetos.

• Obter dados do General Ledger e dados do Projects e associá-los a recursos ou serviços.

• Obter custos de recursos e associá-los a serviços (por exemplo, quantos servidores um serviço utiliza?).

• Opcionalmente, faça um chargeback de custos para um consumidor. (O modelo pode executar chargeback ou showback.)

Os usuários de negócios podem usar o Balanceamento de Regras para revisar regras e seu impacto no dados. Clique nos links do Smart View para ver os detalhes. A

possibilidade de realizar uma validação passo a passo das regras com acesso aos detalhes oferece transparência e auditabilidade. Dessa forma, você pode acessar os dados operacionais fora do General Ledger, onde é possível modelar os dados usando análises pré-criadas sem impactar o General Ledger.

Após definir as regras, você pode revisar mais de dez relatórios fornecidos com o Modelo de Custo e Chargeback de TI. Os relatórios incluem o seguinte:

• Fatura de Serviços de TI—Mostra drivers e taxas de cobrança e de chargeback. Você pode optar se deseja ou não fazer chargeback das organizações de consumo.

Se tiver optado por realizar chargebacks, você poderá enviar as cobranças de volta para o General Ledger.

• Custo do Serviço—Mostra o custo por projetos e usuários suportados e o consumo de recursos.

• Custo do Projeto—Permite que você analise os custos de execução em comparação com os de compilação, além das despesas de capital em comparação com as despesas operacionais.

Após modelar os custos de TI e alocar custos no Oracle Profitability and Cost

Management Cloud, envie os dados para o Oracle Enterprise Planning and Budgeting Cloud usando o Oracle Enterprise Data Management Cloud e realize outras atividades de planejamento e análise no Financials e no Projects.

No Financials, você pode executar um planejamento de alto nível para gastos com TI, tomando como base Serviços e Aplicativos.

No Projects, você pode realizar um planejamento mais detalhado dos projetos, planejando por recursos e compreendendo os custos e os benefícios do projeto antes

de enviar os planos para aprovação. Em seguida, você pode comparar o plano com o valor realmente gasto e pode revisar os desvios e variações de custos usando o Custo de TI.

Personalize o Projects para TI com formulários, dashboards, drivers e fluxos de navegação personalizados. Adicione uma dimensão personalizada para Serviço e compartilhe os membros do Catálogo de Serviços de TI no Oracle Profitability and Cost Management Cloud.

Personalize o fluxo de navegação para atender às necessidades da sua organização:

Por exemplo, este fluxo de navegação personalizado no Projects fornece um workflow para:

• Inserir despesas de TI para aplicativos de serviços. • Alocar Despesas de TI para Projetos.

• Analisar benefícios e custos do projeto de TI. • Realizar o planejamento de chargeback.

• Revisar a visão geral das Despesas de TI em um dashboard.

Insira despesas de TI para aplicativos de serviços no formulário de entrada de dados:

Faça a alocação de despesas de TI para projetos:

Você também pode definir benefícios para projetos.

Projete dashboards personalizados para uma visão geral das despesas de TI e das análises de variação:

Importando dados do General Ledger, modelando e alocando custos no Oracle Profitability and Cost Management Cloud e, em seguida, enviando os dados para o Oracle Enterprise Planning and Budgeting Cloud por meio do Oracle Enterprise Data Management Cloud, você cria um sistema IT Financial Management com uma análise pré-criada que é fácil de usar, proporciona transparência de resultados e

auditabilidade, ajuda a otimizar decisões de investimento em TI e promove uma parceria de negócios.

Assista a este vídeo de visão geral para saber mais sobre o IT Financial Management no EPM Cloud.

Vídeo de Visão Geral