• Nenhum resultado encontrado

Durante este capítulo serão descritos os parâmetros utilizados durante a execução de cada um dos modelos desenvolvidos. Como mencionado anteriormente, foram desenvolvidos para esta pesquisa três modelos de simulação, todos eles utilizando o software Matlab.

5.1 Cenários de Simulação para o Modelo de Simulação baseado em fórmulas probabilísticas

Para a execução da simulação do Modelo de Simulação baseado em Fórmulas Probabilísticas foram utilizados os seguintes parâmetros: eficiência de sensoriamento, taxa de chegada, taxa de serviço e quantidade de canais simulados. Para a eficiência de sensoriamento será utilizado o valor fixo 0,9, o mesmo valor utilizado nas pesquisas de Lee e Akyldiz.

Já a taxa de chegada e a taxa de serviço serão geradas randomicamente em um intervalo de 0 a 1. Estes valores foram baseados nos valores utilizados nas simulações realizadas por Lee e Akyldiz em 2011. E a quantidade de canais simulados foram 10. Estes parâmetros estão listados no quadro 3.

Quadro 3 – Relação dos parâmetros utilizados na simulação do modelo baseado nas fórmulas probabilísticas

Fonte: Autoria própria, 2012

Os dados analisados durante a simulação deste modelo foram: (I) Período Médio de Disponibilidade em função a Taxa de Chegada, (II) Período Médio de Ocupação em função da Taxa de Serviço, (III) Capacidade Média Disponível em

Parâmetro Valor

Eficiência de Sensoriamento 0,9

Taxa de Chegada Número randômico no intervalo de 0 a 1 Taxa de Serviço Número randômico no intervalo de 0 a 1

Quantidade de canais 10

função da Taxa de Chegada e (IV) Capacidade Média Ocupada em função da Taxa de Serviço. Para cada uma destas métricas foi gerado um gráfico que será utilizado para a comparação deste modelo com os modelos propostos durante esta pesquisa.

5.2 Cenários de Simulação para o Modelo de Simulação OFDM baseado na Geração de Trafego VoIP e HTTP

Na simulação do modelo o qual simula uma rede primária com tecnologia OFDM com geração de tráfego VoIP e HTTP foram utilizados além dos parâmetros já apresentados no capítulo 4 referentes à geração de tráfego, os seguintes parâmetros: eficiência de sensoriamento, quantidade de canais, quantidade de usuários atendidos em cada canal, tipo de tráfego de cada usuário, total de portadoras de cada canal e o número máximo de slots enviados em cada quadro.

O número máximo de slots enviados a cada quadro foram definidos com base em Both et al. (2012), onde o valor utilizado para este parâmetro é de 420. A porcentagem de overhead foi definida como 10 % para cada slot e o número de símbolos por slot como 2, com base também nas informações desta mesma pesquisa. E a eficiência de sensoriamento definida neste modelo foi a mesma utilizada no modelo descrito anteriormente.

A simulação possui um tempo total de 10 s, onde cada 5 ms correspondem a um quadro a ser transmitido. A quantidade de canais simulados foi a mesma utilizado nos demais modelos, ou seja, 10 canais. Para a definição do número de usuários os quais serão clientes de cada uma das operadoras responsáveis pela a transmissão dos dados em cada um dos canais simulados, o modelo realiza uma escolha entre os valores 50, 100, 150 e 200 onde cada um possui a probabilidade de 25 % de ser escolhido.

Outro parâmetro importante é a definição do tipo de tráfego que será utilizado por cada um destes usuários, neste caso também é realizada uma escolha entre os tipos de tráfego VOIP e HTTP, para esta escolha cada um possui uma probabilidade de 50 % de ser escolhido. E por fim, para caracterizar uma rede primária a qual esteja utilizando tecnologia OFDM, o número de portadoras definido foi de 256. Todos os parâmetros descritos anteriormente estão relacionados no quadro 4.

Quadro 4 – Relação dos parâmetros utilizados no modelo de simulação OFDM baseado na geração de tráfego VoIP e HTTP

Parâmetro Valor

Eficiência de Sensoriamento 0,9

Quantidade de canais 10

Quantidade de usuários em cada canal Escolha entre 50, 100, 150 e 200 usuários. Todos com uma probabilidade de escolha de 25%.

Tipo de tráfego de cada usuário Escolha entre HTTP ou VoIP realizada para cada usuário. Cada um com uma probabilidade de 50%.

Total de portadoras 256

Número máximo de slots por quadro 420 Número de símbolos por slots 2 Porcentagem de overhead gerado 10 %

Tempo de simulação 10 s

Tempo de cada quadro 5 ms

Fonte: Autoria própria, 2012.

5.3 Cenário de Simulação para o Modelo de Simulação OFDMA baseado na Geração de Tráfego VoIP e HTTP

Como mencionado anteriormente, o modelo de simulação o qual simula uma rede primária com tecnologia OFDMA foi desenvolvido de forma muito semelhante ao modelo o qual simula uma rede OFDM, desta forma foram utilizados os mesmos parâmetros nestes dois modelos alterando apenas o número de portadoras utilizadas que neste caso foram 1024, caracterizando assim uma rede OFDMA. Os parâmetros utilizados durante esta simulação estão relacionados no quadro 5.

Quadro 5 – Relação dos parâmetros utilizados na simulação do modelo OFDMA baseado na geração de tráfego VoIP e HTTP.

Parâmetro Valor

Eficiência de Sensoriamento 0,9

Quantidade de canais 10

Quantidade de usuários em cada canal Escolha entre 50, 100, 150 e 200 usuários. Todos com uma probabilidade de escolha de 25%.

Tipo de tráfego de cada usuário Escolha entre HTTP ou VOIP realizada para cada usuário. Cada um com uma probabilidade de 50%.

Total de portadoras 1024

Número máximo de slots por quadro 420 Número de símbolos por slots 2 Porcentagem de overhead gerado 10 %

Tempo de simulação 10 s

Tempo de cada quadro 5 ms

Documentos relacionados