• Nenhum resultado encontrado

Centro Hospitalar Lisboa Norte: Hospital de Santa Maria

No documento Tese de Mestrado Carolina lc (páginas 83-87)

Capítulo IV – Apresentação, Análise e Reflexão dos Resultados

4.1. Apresentação dos resultados

4.1.1. Centro Hospitalar Lisboa Norte: Hospital de Santa Maria

Relativamente ao Centro Hospitalar de Lisboa Norte, mais concretamente o Hospital de Santa Maria, vejamos o quadro que se segue:

Quadro 9: Relatório de avaliação de website – Hospital de Santa Maria

Fonte: Elaboração Própria

Após a análise do site relativo ao Hospital de Santa Maria, é importante realçar a disponibilização de um conjunto vasto de informação.

Em primeiro lugar a componente «Instituição Hospitalar», que dentro do seu âmbito, abrange diversos pontos importantes como são; a sua história, a sua estrutura organizacional, Unidade de Saúde Setentrional A (isto é, quais as unidades de saúde, incluindo o próprio hospital em estudo, que fazem parte daquela área), bem como uma perspectiva do Hospital Futuro, isto é, quais as medidas de dinamização do hospital que se encontram em curso, e quais as que se perspectivam, com o intuito de melhorar o serviço prestado, em todas as áreas, desde os acessos ao hospital, passando por serviços de apoio, bem como cada departamento e/ou especialidade.

No que respeita à componente «Política de Qualidade e Segurança», no site do Hospital de Santa Maria, esta integra-se no item Gabinete de Segurança, onde se encontram todas as informações relativas ao protocolo seguido pelo hospital no âmbito

Legenda:

O : ligação da componente à área

-- : componente da página que incita à participação

da segurança, com o objectivo de “garantir o mais elevado nível de eficiência e qualidade técnica nas áreas relativas à segurança física de pessoas e equipamentos” (HSM, 2008).

«Serviços de Apoio» apresenta-se como a componente que abrange mais pontos. Nesta, inserem-se itens como: Cuidados Continuados Integrados, que se traduz “no conjunto de intervenções sequenciais de saúde e/ou apoio social, decorrente da avaliação conjunta, centrados na recuperação global entendida como um processo terapêutico e de apoio social (…), que visa promover a autonomia melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social” (HSM, 2008); Informações Úteis; Links;

Serviços de Assistência; Gabinete do Utente, onde o utente poderá apresentar as

suas sugestões, opiniões ou até reclamações relativamente ao serviço prestado no Centro Hospitalar Lisboa Norte; Comissões, que existem em diverso número, pois existe uma para cada acção. A título de exemplo, existe a Comissão de Controlo de Infecção, que constituída por um grupo de profissionais articulam as melhores medidas a tomar de modo a controlar o risco de infecção hospitalar.

De seguida, importa também destacar a componente «Centros, Departamentos e Especialidades», onde se incluem os diversos Departamentos e Especialidades que compõem o Hospital de Santa Maria, bem como os Centros de Responsabilidade (Óptica de Gestão). Os Centros de Responsabilidade são ainda recentes, pelo que as especialidades incluídas, são ainda reduzidas. Estes, foram criados com o intuito de conseguir uma optimização dos recursos do serviço, sendo eficaz, prestando o melhor serviço.

Para a análise de cada área, e começando pela homepage, é possível verificar que existe um conjunto de informação disponível ao utente, nomeadamente os «Contactos», as «Marcações», alguns dos diversos «Serviços de Apoio», ou ainda os «Centros, Departamentos e Especialidades».

Por sua vez, no que respeita à Área Institucional e Serviços Clínicos, é possível verificar que nesta se encontram componentes como o «Gabinete de Segurança», bem como os «Sistemas e Equipas de Gestão» que integram a instituição. No que aos «Fornecedores» diz respeito, esta componente centra-se fundamentalmente nos

concursos públicos, que estes podem consultar e concorrer. Porém, este último não parece ter muita actividade.

Quanto à Área Hospital e Comunidade, encontramos componentes essenciais como tais como: «Instituição Hospitalar», «Visão, Missão e Valores», «Órgãos Sociais», «Contactos», «Serviços de Apoio», «Centros, Departamentos e Especialidades», «Equipa Médica», «Sistemas e Equipas de Gestão», e bem ainda «Formação». Porém, as nuances surgem aqui, as componentes «Instituição Hospitalar», «Visão, Missão e Valores», «Órgãos Sociais» e «Contactos» encontram-se todos em cada «Centros, Departamentos e Especialidades». Isto é, cada Departamento/Especialidade apresenta a sua história, a sua estrutura, localização na instituição, bem como todos os contactos disponíveis ao utente. Nos «Sistemas e Equipas de Gestão», destacam-se as equipas de Apoio Logístico e Gestão, nomeadamente equipas de Recursos Humanos, Compras e/ ou Logística, e também estas com a sua estrutura, localização na instituição, bem como todos os contactos disponíveis.

Relativamente à análise da Área do Utente, verificamos que a informação que se destaca foi principalmente, «Como Chegar», «Marcações» e os diversos «Serviços de Apoio» disponíveis ao Utente, nomeadamente no que diz respeito aos Gabinetes de Apoio ao Utente, Marcações Electrónicas, e bem ainda Informações de Saúde.

Por sua vez, no que respeita à abertura da instituição à participação e envolvimento dos utentes, é possível concluir que o site, apesar de conter em algumas áreas, itens que incitam à participação, e onde são disponibilizados meios para que o utente dê a sua opinião, a sua abertura ao exterior não é tão flexível. Os locais disponibilizados à participação/opinião do utente, implicam uma procura e conhecimento maiores do que os restantes. Isto é, implica um esforço maior por parte do utilizador do site para aceder à informação pretendida. Através da observação do relatório de avaliação é possível verificar que apenas existem duas componentes que incitam à participação, como são os «Contactos» e os «Serviços de Apoio». Porém este último apresenta-se em duas áreas: Área Hospital e Comunidade, apresentando-se aqui Serviços de Apoio Técnico e Assistencial, como são o caso das Comissões e Assistência Religiosa respectivamente, e Área do Utente, onde encontramos por exemplo o Gabinete do Utente.

Por fim, numa avaliação global do site da instituição de saúde em estudo, foram notados diversos pontos importantes, tais como um acesso muito reservado, diversas falhas em diversas páginas, muita informação antiga e pouco actualizada. No que respeita à Área Institucional, foi possível constatar a existência de itens importantes como Concursos e Contratações Públicas (próprios do cariz da instituição) e ligações importantes à faculdade de Medicina e outras associações. Importa também destacar, que se verificou na homepage, informação importante que respeita ao Departamento de Pediatria, e ainda numa óptica de gestão, síntese de indicadores, onde podemos conhecer alguns indicadores como de acessibilidade, eficiência e económicos.

No documento Tese de Mestrado Carolina lc (páginas 83-87)

Documentos relacionados