• Nenhum resultado encontrado

As scriptae do Cerimonial para se lançar o Habito e serem recebidas as Recolhidas de Nossa Senhora dos Humildes, extrahido do cerimonial das Recolhidas do Senhor Bom

4 DESCRIÇÃO DOS DOCUMENTOS

4.1 CERIMONIAL PARA SE LANÇAR O HABITO E SEREM RECEBIDAS AS RECOLHIDAS

4.1.1 As scriptae do Cerimonial para se lançar o Habito e serem recebidas as Recolhidas de Nossa Senhora dos Humildes, extrahido do cerimonial das Recolhidas do Senhor Bom

Jesus dos Perdoes

As scriptae do Cerimonial para se lançar o Habito e serem recebidas as Recolhidas

de Nossa Senhora dos Humildes, extrahido do cerimonial das Recolhidas do Senhor Bom Jesus dos Perdoes datam do século XIX (1817), sendo grafadas em letra cursiva, como era de

se esperar.

O manuscrito aqui estudado possui 11 scriptae diferentes conforme se verá a seguir. Nos fólios 1r° ao 9r°, onde há a apresentação do documento com o seu título, o

scriptor 1 não pôde ser identificado, devido a ação do tempo na tinta, que por ser ferrogálica,

oxidou muito, o que dificultou a decodificação do texto. Trata-se de uma escrita pausada, levemente inclinada para a direita e com enlaces nas hastes superiores.

Nas imagens a seguir, mostra exemplos da escrita do scriptor 1 em diferentes pontos do documento.

Fig. 15: Excerto do fólio 2rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fig. 16: Excerto do fólio 3rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

Nos fólios 10r° ao 11r° e no 61rº, onde se informa a finalidade do documento, descrevendo a sua serventia e o modelo que se deve seguir ao longo dos lançamentos de todo o documento, o scriptor 2 também não foi identificado. Trata-se de uma escrita em tinta ferrogálica escura, que por conta da ação do tempo oxidou e só se mantém o contorno da letra; a escrita é pausada, levemente inclinada para a direita e com hastes ascendentes voltadas para esquerda.

Nas imagens a seguir, mostra exemplos da escrita do scriptor 2 em diferentes pontos do documento.

Fig. 17: Excerto do fólio 10rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fig. 18: Excerto do fólio 61rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrivã Genoveva Joaquina aparece nos fólios 12r° ao 13r°. Eles abrangem o período de 8 de dezembro de 1817 à 2 de abril de 1818. Trata-se de uma escrita em tinta ferrogálica bastante escura, com muito fixador e oxidada em alguns pontos; a escrita é pausada e levemente inclinada para direita com hastes ascendentes voltadas para esquerda.

Na imagem a seguir, mostra um exemplo da escrita da escrivã Genoveva Joaquina no documento.

Fig. 19: Excerto do fólio 13rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrivã Maria da Conceição de Jesus aparece em alguns fólios do manuscrito tanto como escrivã, quanto como vice-Regente, função que assume em decorrência da ausência de uma escrivã. No fólio 13v°, que compreende o período de 21 de Junho de 1818 à 4 de Julho 1818. Também aparece nos fólios 18vº ao 19v°, que compreendem o período de 21 de Dezembro de 1820 à 16 de Setembro de 1821; no fólio 61v° que compreende o período de 11

de Setembro de 1820; e do 62r° ao 62v° que compreendem o período de Dezembro de 1820 à 14 de Maio de 1821.

Trata-se de uma escrita em tinta ferrogálica castanha com pouco fixador; a escrita se apresenta aligeirada e irregular e levemente inclinada para a direita.

Nas imagens a seguir, mostra exemplos da escrita da escrivã Maria da Conceição de Jesus em diferentes pontos do documento.

Fig. 20: Excerto do fólio 13vº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

Fig. 21: Excerto do fólio 19vº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrivã Ritta Maria do Sacramento aparece entre os fólios 13v° ao 18r° que compreendem o período de 20 de setembro de 1818 à 11 de julho de 1819. Aparece também no fólio 62r° cuja datação é 10 de Março de 1820. Trata-se de uma escrita em tinta ferrogálica escura, com muito fixador e oxidada em alguns pontos, por conta disso, ocorreu perda de suporte, o que dificulta a transcrição. A escrita é aligeirada e inclinada para a direita.

Nas imagens a seguir, mostra exemplos da escrita da escrivã Ritta Maria do Sacramento em diferentes pontos do documento.

Fig. 22: Excerto do fólio 18rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

Fig. 23: Excerto do fólio 17rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

Nos fólios 15rº, 19rº, 20vº, 24rº, 26r°, 29vº, 63rº, 64vº e 65rº aparece o secretário eleito Padre Domingos José Duarte dando um parecer sobre o livro Cerimonial para se lançar

o Habito...juntamente com os visitadores, o senhor Joze Francisco da Costa Nogueira, o

senhor Vicente [†] /dos Santos*/ e o senhor Conego Vigario Bernardino de Sena e Souza, que assinam o texto escrito pelo secretário. As vistas foram realizadas nesses períodos de 17 de Fevereiro de 1819, 20 de Fevereiro de 1821, 8 de Março de 1824, 13 de Fevereiro de 1827, 6 de Fevereiro de 1830 e 18 de Dezembro de 1833.

Nos fólios 39vº, 57vº, 66vº e 75vº, que abrangem os períodos de 15 de Fevereiro de 1846, 7 de Fevereiro de 1862, 16 de (...) de 1830 e 15 de Feveveiro de 1846, não há indicação de secretário e nem foi possível identificar o visitador.

A escrita do secretário é feita em tinta ferrogálica bastante escura, com bastante fixador. O traçado é pausado e inclinado para a esquerda.

Na imagem a seguir, mostra exemplo da escrita do secretário eleito Padre Domingos José Duarte no documento.

Fig. 24: Excerto do fólio 15rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrita do visitador Joze Francisco da Costa Nogueira é feita, provavelmente, com a mesma tinta usada pelo secretário. O traçado apresenta inclinação para direita e muitos enlaces nas hastes superiores pendendo para esquerda.

Na imagem a seguir, mostra um exemplo da escrita do visitador Joze Francisco da Costa Nogueira no documento.

Fig. 25: Excerto do fólio 15rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrita do visitador Vicente [†] /dos Santos*/é feita, provavelmente, com a mesma tinta usada pelo secretário. O traçado apresenta uma leve inclinação para direita e enlaces nas hastes superiores pendendo para esquerda.

Na imagem a seguir, mostra um exemplo da escrita do visitador Vicente [†] /dos Santos*/ no documento.

Fig. 26: Excerto do fólio 26rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrita do visitador do Conego Vigario Bernardino de Sena e Souza é feita, provavelmente, com a mesma tinta usada pelo secretário. O traçado apresenta inclinação para direita.

Na imagem a seguir, mostra um exemplo da escrita do visitador do Conego Vigario Bernardino de Sena e Souzano documento.

Fig. 27: Excerto do fólio 29vº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrita do visitador não identificado, o seu traçado apresenta inclinação para direita. Na imagem a seguir, mostra um exemplo da escrita do visitador não identificado no documento.

Fig. 28: Excerto do fólio 57vº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrivã Maria Salomé Cardozo (ou Maria Salomé de Jesus que acreditamos se tratar da mesma pessoa) aparece nos fólios 20r° ao 27r° que compreendem o período de 16 de Setembro de 1821 à 13 de Junho de 1830. Aparece também nos fólios 63v° ao 66v° que compreendem o período de 21 de Outubro de 1824 à 27 de [†] de 1830. Trata-se de uma escrita em tinta ferrogálica escura, com muito fixador e oxidada em alguns pontos. A escrita do verso aparece no recto o que dificulta a transcrição; a letra é aligeirada e inclinada para a direita.

Na imagem a seguir, mostra um exemplo da escrita da escrivã Maria Salomé Cardozo no documento.

Fig. 29: Excerto do fólio 20rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrivã Maria Benta do Patrocinio aparece nos fólios, 27v° ao 46v° que compreendem o período de 15 de Dezembro de 1830 à 12 de Fevereiro 1853. Ela aparece

também nos fólios 66v° ao 81v° que compreendem o período de 24 de Janeiro à 27 de Fevereiro. Trata-se de uma escrita em tinta ferrogálica escura; é pausada e levemente inclinada para a esquerda; possui haste superior bastante longa e inclinada para esquerda, à exceção da haste do <d> que apresenta inclinação para direita.

Na imagem a seguir, mostra um exemplo da escrita da escrivã Maria Benta do Patrocinio no documento.

Fig. 30: Excerto do fólio 27vº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

A escrivã Gertrudes da Santissima Virgem aparece nos fólios 47r° ao 49v°, que compreendem o período de 15 de novembro 1853 à 8 de Julho de 1855. Ela aparece também nos fólios 81v° ao 84vº que compreendem o período de 22 de Maio 1853 à 11 de Abril de 1855. Trata-se de uma escrita em tinta ferrogálica escura, com muito fixador, por conta disso, o texto do verso aparece no recto e vice-versa o que prejudica um pouco a leitura; a escrita é pausada com uma leve inclinação para a direita, possui haste superior bastante inclinada.

Na imagm a seguir, mostra um exemplo da escrita da escrivã Gertrudes da Santissima Virgem no documento.

Fig. 31: Excerto do fólio 47rº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

Nos fólios 49v° ao 54r°, que compreendem o período 4 de Outubro de 1855 à 15 de Dezembro de 1858 e nos fólios 84v° ao 85v°, que compreendem o período de 26 do Dezembro de 1855 à 2 de Março de 1856, não há identificação de escrivã, scriptor 3. Trata-se de uma escrita em tinta ferrogálica castanha; a escrita é pausada e de fácil decodificação, com uma leve inclinação para a direita.

Na imagem a seguir, mostra um exemplo da escrita do scriptor 3 no documento.

Fig. 32: Excerto do fólio 49vº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

A escrivã Maria Carlina Ayres aparece nos fólios, 54vº ao 61r°, que compreendem o período de 5 de Fevereiro de 1859 à 10 de maio de 1866. Ela aparece também nos fólios 86r° ao 95r°, que compreendem o período de dezembro de 1855 à 1º de Fevereiro de 1870. Trata- se de uma escrita em tinta ferrogálica castanha com pouco fixador; a escrita é pausada de fácil decodificação, com uma leve inclinação para a esquerda, possui haste superior longa e inclinada para direita.

Na imagem a seguir, mostra um exemplo da escrita da escrivã Maria Carlina Ayres no documento.

Fig. 33: Excerto do fólio 54vº do Livro Cerimonial para se lançar o Habito...

Fonte: Arquivo do Recolhimento dos Humildes

Documentos relacionados