• Nenhum resultado encontrado

APÊNDICE A - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Esta pesquisa é sobre a representação social de família e do abrigo para crianças em situação de acolhimento institucional e está sendo realizada pela aluna de mestrado da pós- graduação do curso de Psicologia Social da UFPB, Tátia Mirellis de Oliveira Alexandre, sob orientação da Profa. Dra. Silvana Carneiro Maciel.

O objetivo do estudo é investigar a representação social da família e do abrigo para crianças institucionalizadas através do uso de entrevista semiestruturada e da técnica Desenho- Estória com o tema. Tem-se por finalidade compreender tal fenômeno e realizar uma reflexão acerca da elaboração simbólica de família e acolhimento institucional para crianças abrigadas, levando em consideração a situação de acolhimento, como também o tempo de permanência no abrigo.

Para tanto, solicitamos a sua colaboração no sentido de permitir a participação do infante em sua responsabilidade, como também autorização para apresentar este estudo em eventos da área de saúde e publicar em revista científica. Será garantida a privacidade dos dados coletados e das informações fornecidas, que se manterão em caráter confidencial. Por ocasião da publicação dos resultados, os nomes da instituição e da criança serão mantidos em sigilo.

A participação no estudo não acarretará custos para você, como também para a criança, e não será disponível nenhuma compensação financeira adicional. Caso o participante venha a sofrer algum dano decorrente desta pesquisa, as pesquisadoras se responsabilizam por sanarem os eventuais problemas e efetuarem os devidos encaminhamentos conforme a demanda.

Informamos que o risco é mínimo quanto aos danos que esta pesquisa possa causar, pois não se trata de nenhum procedimento invasivo, porém pode haver algum incômodo para o participante em ter que responder aos questionamentos acerca de suas produções gráficas. Contudo, acreditamos que a pesquisa trará contribuições tanto para o meio científico como para a prática dos profissionais que atuam na área, proporcionando possivelmente um melhor atendimento às necessidades de crianças em situação de acolhimento.

Esclarecemos ainda que tanto sua autorização como a participação da criança no estudo são voluntárias e, portanto, não são obrigados a fornecer as informações e/ou colaborarem com as atividades solicitadas pela pesquisadora. Caso decida não participar do estudo ou resolver a qualquer momento desistir do mesmo, não sofrerá nenhum dano ou prejuízo. As pesquisadoras estarão à sua disposição para qualquer esclarecimento que considere necessário em qualquer etapa da pesquisa.

Diante do exposto, declaro que fui devidamente esclarecido (a) e dou o meu consentimento para participar da pesquisa e para publicação dos resultados. Estou ciente que receberei uma cópia deste documento.

João Pessoa, ____/____/_____.

______________________________________ Impressão dactiloscópica Assinatura do participante da pesquisa

ou responsável legal

______________________________________ Assinatura da testemunha

Atenciosamente,

_______________________________ _______________________________ Assinatura da pesquisadora responsável Assinatura da aluna

Contato da pesquisadora responsável: Profa. Dra. Silvana Carneiro Maciel, Departamento de Psicologia-CCHLA. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Campus I- João Pessoa-PB, CEP: 58051-970. E-mail: silcamaciel@gmail.com; Telefone: (83) 3216-7330.

Contato CEP UFPB: Endereço: Universitário, S/N. Bairro Castelo Branco, João Pessoa-PB. CEP: 58.051-900; Telefone: (83)3216-7791; Fax: (83)3216-7791; E-mail: eticaccs@ccs.ufpb.br.

APÊNDICE B - Termo de Assentimento Informado Livre e Esclarecido

Você está sendo convidado (a) para participar da pesquisa por nome de “Representações sociais sobre família e abrigo na perspectiva de crianças em situação de acolhimento institucional”. Seus responsáveis permitiram sua participação.

Queremos saber o que você pensa sobre família e abrigo, procurando identificar se o fato de viver no abrigo interfere no que você entende sobre o significado de família e de abrigo. As crianças que irão participar desta pesquisa têm de 07 a 12 anos de idade. Você não precisa participar da pesquisa se não quiser, é um direito seu, e não terá nenhum problema se desistir. A coleta de dados será feita na própria instituição, em uma sala tranquila e preparada para isso. Você irá fazer o desenho de uma família e de um abrigo e, em seguida, contar uma estória sobre o mesmo. Informamos que o risco é mínimo quanto aos danos que esta pesquisa possa causar, já que o uso da técnica Desenho-Estória é considerado seguro. Porém, poderá mexer com seus sentimentos de forma a lhe causar algum desconforto. Diante disso, a pesquisadora se responsabiliza a dar total apoio psicológico e/ou encaminhar a um psicólogo que possa atendê-lo (a).

Este estudo tem como principais benefícios ajudar crianças como você, observando como vocês entendem o significado de família e abrigo, além de contribuir com o meio científico e com os profissionais que cuidam de vocês, possibilitando melhorias para a vida de crianças que vivem em abrigo.

Ninguém saberá que você está participando da pesquisa, não falaremos a outras pessoas, nem daremos a estranhos as informações que você nos der. Os resultados deste estudo serão publicados, mas sem identificar as crianças participantes. Se você tiver alguma dúvida, pode me perguntar ou à pesquisadora Dra. Silvana Carneiro Maciel.

O telefone e endereço para contato estão localizados na segunda folha. Eu, __________________________________________________, fui informado (a) dos objetivos da presente pesquisa, de maneira clara e detalhada. Sei que a qualquer momento poderei solicitar novas informações, ou desistir da mesma, se assim desejar. Concordo que os dados coletados para o estudo sejam usados para o propósito acima descrito. Tendo o consentimento do meu

responsável já assinado, declaro que concordo em participar desta pesquisa. Recebi uma cópia assinada e datada deste documento.

João Pessoa, ____ de ______________ de 2016. Impressão dactiloscópica _________________________________________ Assinatura do participante Atenciosamente, _______________________________ _______________________________ Assinatura da pesquisadora responsável Assinatura da aluna

Contato da pesquisadora responsável: Profa. Dra. Silvana Carneiro Maciel, Departamento de Psicologia - CCHLA. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Campus I - João Pessoa-PB, CEP: 58051-970. E-mail: silcamaciel@gmail.com; Telefone: (83) 3216-7330.

Contato do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPB:

Endereço: Universitário, S/N. Bairro Castelo Branco, João Pessoa-PB. CEP: 58.051-900; Telefone: (83)3216-7791; Fax: (83)3216-7791; E-mail: eticaccs@ccs.ufpb.br

APÊNDICE C- Questionário Sociodemográfico

Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Idade:_______ Naturalidade: ________________________________________

Escolaridade:____________________ Tempo de Acolhimento:_______________ Motivo do acolhimento:_______________________________________________ Número de acolhimentos:_______________ Quantidade de irmãos:____________ Irmãos biológicos no Abrigo:_________

Informação complementar acerca dessa criança: Questões sobre os aspectos institucionais:

1) Órgão responsável pelo financiamento da instituição?

2) O número de funcionário e os respectivos cargos (Ex.: coordenador, assistente social, psicólogo (a), educadores e etc):

3) Quantidade de crianças e/ou adolescentes acolhidos na instituição:

4) Sistema de atendimento dos cuidadores (Ex.: os cuidadores trabalham no sistema de plantão diário, semanal ou mensal/ folga):

APÊNDICE D- Entrevista Semiestruturada

1- O que o Abrigo é para você? 2- Como é viver no Abrigo?

3- O que você imagina que as outras crianças que vivem com a família pensam sobre o abrigo?