• Nenhum resultado encontrado

CESPE PGE-ES Procurador de Estado (2008) Acerca do direito de empresa, julgue o item subsequente.

E XERCÍCIOS REPETIDOS

6. CESPE PGE-ES Procurador de Estado (2008) Acerca do direito de empresa, julgue o item subsequente.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 43

( ) A empresa é uma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, e, se legalmente constituída, adquire capacidade jurídica, tornando-se, portanto, investida de direitos e obrigações. 7. CESPE - TJ-SE - Titular de Serviços de Notas e de Registros (2006) Lucas e Caio constituíram a sociedade Comando Serviços Gerais Ltda., cujo objeto principal é a prestação de serviços de limpeza e conservação. A publicação da inscrição do contrato social da referida sociedade empresária, no registro competente, se deu no dia 3/5/2006. Contudo, o referido instrumento portava defeito quanto à discriminação do capital social.

( ) A empresa é o complexo de bens de Comando Serviços Gerais Ltda. por meio dos quais a sociedade presta os serviços de limpeza e conservação.

8. FCC - TRT 1a Região - Juiz do Trabalho (2012)

( ) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. 9. FCC - TJ-GO - Juiz (2012)

( ) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação, tanto de bens como de serviços.

10. FCC - Pref. de São Paulo-SP - Auditor Fiscal do Município (2012) ( ) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. 11. FCC - TCM-BA - Procurador Especial de Contas (2011)

( ) É considerado empresário quem exerce profissionalmente atividade, econômica ou não, organizada para a produção, criação ou circulação de bens ou de serviços.

12. FCC - TJ-MS - Juiz de Direito Substituto (2010) Considera-se empresário

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 44

a) quem organiza a produção de certa mercadoria, ainda que episodicamente, destinando-a à venda no mercado.

b) quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

c) quem exerce habitualmente qualquer atividade, econômica ou intelectual, para prestação de serviços diretos na comunidade.

d) quem exerce atividade econômica, habitualmente ou não, desde que destine a produção de seus bens à venda no mercado.

13. FGV - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas (2010)

( ) Segundo o art. 966 do Código Civil, é considerado empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.

14. FGV - TJ-MS - Juiz (2008)

( ) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. 15. FMP - DPE-RO - Defensor Público Substituto (2010)

( ) Profissionalismo é um dos elementos imprescindíveis à caracterização da atividade empresarial. Para que esteja caracterizada a profissionalização da atividade econômica, devem estar presentes a habitualidade, a pessoalidade e o monopólio das informações sobre o produto ou serviço.

16. FMP - DPE-RO - Defensor Público Substituto (2010)

( ) Para que se considere organizada uma determinada atividade é necessário que estejam articulados os quatro fatores de produção: capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia.

17. PUC-PR - TJ-RO - Juiz (2011)

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 45

a) Segundo a Lei (Código Civil), é considerado empresário todo aquele que exerce, de forma profissional, atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

b) A atividade empresária não pode ser exercida por pessoas jurídicas. 18. PUC-PR - PGE-PR - Procurador do Estado (2015)

( ) A definição legal de empresário não permite que uma atividade dotada de eventualidade seja caracterizada como empresária.

19. UPENET - JUCEPE - Técnico - Registro Empresarial (2012) À luz da Lei no 10.406/2002, o conceito de empresa equivale ao de

a) estabelecimento, como o conjunto de bens empregados para o exercício da atividade mercantil.

b) empresário, isto é, o sujeito da atividade mercantil que ostenta os riscos do negócio.

c) qualquer entidade de fins lucrativos, inobstante a forma utilizada.

d) empresário, forma societária qualquer ou de estabelecimento, não se tratando de conceito inequívoco.

e) uma atividade organizada com o fito da obtenção de lucros. 20. UEPA - PC-PA - Delegado de Polícia (2013)

( ) Sobre o Direito de Empresa, regulado pelo artigo 966 e seguintes do Código Civil, empresário é aquele que exerce qualquer atividade ou profissão, economicamente organizada, para a produção ou circulação de bens e serviços.

21. VUNESP - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros (2009) No que concerne à conceituação de empresário, é correto afirmar que se trata a) do intermediário de serviços e produtos.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 46

c) do sujeito de direito que exerce a produção ou a circulação de bens ou de serviços, mediante a organização dos fatores de produção, com ou sem fins lucrativos.

d) do sujeito de direito que explora profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

e) daquele que combina a aplicação de seus recursos com a finalidade de divisão dos frutos ou lucros.

22. VUNESP - MPE-SP - Promotor de Justiça (2008)

( ) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens.

23. *

Assinale a alternativa correta:

a) Considera-se empresário quem exerce esporadicamente atividade destinada à produção ou à circulação de bens ou de serviços.

b) Considera-se empresário quem exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, com ou sem interesse lucrativo.

c) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens apenas, excluídas as atividades econômicas relacionadas com a prestação de serviços. d) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. 24. *

( ) Toda empresa é uma pessoa jurídica. 25. *

( ) O conceito de empresa confunde-se com o conceito de pessoa jurídica que exerce atividade empresarial.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 47

26. *

( ) Empresa é sujeita de direitos.

E

MPRESÁRIO INDIVIDUAL

27. ESAF - PGFN - Procurador da Fazenda Nacional (2012)

( ) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

28. ESAF - MF - Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (2009) ( ) O empresário individual atua sob a forma de pessoa jurídica. 29. FGV - TJ-AP - Juiz (2008)

( ) O empresário individual adquire personalidade jurídica com a inscrição de sua firma individual no Registro Público de Empresas Mercantis.

30. CESPE - TCE-PB - Procurador (2014)

( ) O sócio de sociedade simples, ao contrário do sócio de sociedade empresarial, não é considerado empresário.

31. FCC - TJ-GO - Juiz (2012)

( ) Antes do início de sua atividade, faculta-se ao empresário sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.

32. FCC - Pref. de São Paulo-SP - Auditor Fiscal do Município (2012) ( ) É desnecessária a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 48

( ) É facultativa a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

34. IESES - TJ-RO - Titular de Serviços de Notas e de Registros (2012) ( ) A inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede é obrigatória apenas depois do início de sua atividade.

35. MPT - Procurador do Trabalho (2009)

( ) O empresário pode ser pessoa física ou jurídica e, em ambas as hipóteses denominam-se de sociedade empresária.

36. VUNESP - TJ-SP - Titular de Serviços de Notas e de Registros (2014) ( ) O empresário individual não é considerado pessoa jurídica mesmo após o registro de comércio competente.

37. VUNESP - TJ-MG - Juiz (2012)

No que diz respeito ao empresário individual, assinale a alternativa correta. a) Não é pessoa jurídica e pode ingressar em juízo em nome próprio.

b) É pessoa jurídica e não pode ingressar em juízo em nome próprio.

c) Não é pessoa jurídica e pode ingressar em juízo em nome próprio, mas, para tanto, exige-se que tenha CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e não CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

d) É pessoa híbrida e, para que ingresse em juízo, é necessário que outorgue duas procurações, uma em nome da pessoa física e outra em nome da empresa.

38. VUNESP - TJ-SP - Titular de Serviços de Notas e de Registros (2011) ( ) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 49

( ) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início da sua atividade.

40. *

( ) Empresário pode ser pessoa física ou jurídica.

___________________________________________________________________________ * As questões com o sinal (*) foram elaboradas pelo Professor Carlos Antônio Bandeira.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 50

GABARITO

1. V 2. F 3. F 4. F 5. V 6. F 7. F 8. V 9. V 10. V 11. F 12. B 13. V 14. V 15. V 16. V 17. A 18. V 19. E 20. F 21. D 22. V 23. D 24. F 25. F 26. F 27. V 28. F 29. F 30. F 31. F 32. F 33. F 34. F 35. F 36. V 37. A 38. V 39. V 40. V

RESUMO

Empresa (atividade):

EMPRESA é a atividade exercida pelo empresário que contém, obrigatoriamente, as seguintes características destacadas do art. 966, caput, do Código Civil:

✓ “PROFISSIONALMENTE”: exercício da atividade com habitualidade; pessoalidade; e monopólio das informações sobre o produto ou serviço;

✓ “ATIVIDADE ECONÔMICA”: intuito lucrativo;

✓ “ORGANIZADA”: deve haver aplicação dos fatores de produção (capital; mão de obra; insumos; e tecnologia) na execução do

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 1

negócio empresarial;

✓ “PRODUÇÃO OU CIRCULAÇÃO DE BENS OU DE SERVIÇOS”: não exercida para o mero uso próprio.

Importante: ✓ EMPRESA: é a atividade exercida. Não se confunde com os bens destinados à atividade e não pode ser considerada como sujeito de direitos!

✓ COMPLEXO DE BENS: essa expressão faz parte do conceito de estabelecimento empresarial, de acordo com o art. 1.142, do CC , e não da empresa (esse tema será tratado na AULA 01)!

✓ SUJEITO DE DIREITOS: apenas o empresário (pessoa física ou jurídica) pode ser sujeito de direitos. A empresa não pode ser sujeito de direitos porque constitui a atividade exercida por um empresário!

Empresário Individual:

É a PESSOA FÍSICA (ou pessoa natural) aquele que executa as atividades empresariais descritas no art. 966, caput, do CC.

✓ A pessoa jurídica que exerça atividade de empresário sujeita a registro será considerada

sociedade empresária (art. 982, caput, do

CC).

✓ A empresa individual de responsabilidade limitada é uma pessoa jurídica (art. 980-A do CC).

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 2

✓ Toda sociedade por ações será sempre uma

sociedade empresária, independentemente

do objeto explorado (art. 982, primeira parte do parágrafo único, do CC).

Obs.: Há mais aspectos relevantes sobre o

EMPRESÁRIO, os quais serão devidamente destacados na AULA 01!

É isso aí! Espero por ti na AULA 01, com mais TEORIA e EXERCÍCIOS

COMENTADOS!

Abraços, excelentes estudos e até breve!

Carlos Antônio Bandeira

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Carlos Antônio Bandeira 3

Documentos relacionados