• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE MATERIAL

POS. DESCRIÇÃO MATERIAL

1 Chave fusível ---

2 Chave seccionadora ---

3 Lâmina int. superior Cobre eletrolítico 4 Lâmina int. inferior Cobre eletrolítico 5 Suporte chave 2 operações Aço zin. o fogo 6 Etiqueta de identificação Alumínio anodizado

7 Terminais Liga de cobre

Corrente Nominal (A) Tensão Suportável de Impulso Atmosférico (crista – kV) Tensão Suportável à frequencia industrial durante 1min. (kV) Tensão Máx. de Operação (kV) Foca Base Fusível À terra e entre polos Entre contatos abertos À terra e entre polos Entre contatos abertos Código Celesc 24,2 500 300 125 140 50 55 28274 Nota:

1 – O fabricante deve ser homologado para fornecimento de chaves fusíveis e seccionadoras unipolares na Celesc. O não cumprimento desta exigência impossibilitará o fornecimento da chave.

E-08 Chave Fusível-Faca

1. Características Gerais

No que se refere aos aspectos construtivos e características elétricas e mecânicas do dispositivo fusível, a chave deve obedecer aos requisitos da Especificação E-313.0014.

Referente aos aspectos construtivos e características elétricas e mecânicas da parte seccionadora, a chave deve obedecer aos requisitos da Especificação E-313.0013, porém o corpo isolante deve ser semelhante ao utilizado nas chaves fusíveis de distribuição, conforme a Especificação E-313.0014. O porta-fusível deve ser intercambiável com as bases de mesmas características nominais de todos os fabricantes e ter as características construtivas da chave fusível tipo C.

A chave deve ser provida de 2 suportes L para sua instalação em cruzeta.

Os ensaios de recebimento aplicáveis são os especificados na E-313.0013 e E-313.0014.

2. Material 2.1. Base Isolante

O isolador deve ser de porcelana vitrificada, isento de imperfeições, com as extremidades vedadas, na cor cinza claro notação Munsell 5BG 7/1.

2.2 Terminais

Os conectores terminais, do tipo espada, próprios para conexão direta com conectores tipo cunha, devem ser em cobre ou liga de cobre, estanhados com camada mínima de 8µm e média mínima de 12µm.

O terminal espada deve ser posicionado e ter seu comprimento dimensionado, de forma que seja possível realizar a conexão com um cabo 336,4CA, através de conector cunha.

2.3. Dispositivo Fusível 2.3.1. Base

As molas que mantém a tensão mecânica entre a base e o porta-fusível devem ser de aço inoxidável ou material similar. As partes condutoras devem ser de cobre eletrolítico.

2.3.2. Porta-fusível

O tubo do porta-fusível deve ser cinza, de fibra de vidro prensada, ou similar, e ter revestimento interno de fibra vulcanizada ou material similar, adequado às características especificadas.

2.4. Dispositivo Faca/Seccionador 2.4.1. Lâminas

Cobre eletrolítico. 2.4.2. Contatos

Cobre eletrolítico ou material de características equivalentes ou superiores. As molas de pressão dos contatos devem ser de liga de cobre ou aço inoxidável.

2.4.4. Parafusos, Porcas e Arruelas

Bronze silício, estanhados com espessura mínima de 8 µm. 2.4.5. Dispositivo de Travamento, Operação e Limite de Abertura

Bronze de resistência mecânica adequada à função. 2.4.6. Pinos e Eixos

Aço inoxidável ou materiais não ferrosos. 2.4.7. Revestimento

As peças ferrosas devem ser zincadas por imersão a quente, conforme a NBR 6323, porém, com camada de 100µm (média) e 86µm de mínima.

As bases e os porta-fusíveis devem ter os contatos prateados com espessura mínima de 8µm.

3. Aplicação

Esta chave deve ser aplicada em ramais que possibilitem manobra para atendimento em casos de contingência.

4. Resistência Mecânica

O isolador deve suportar, quando apoiado nas extremidades, a aplicação de uma força F = 130/X, no seu ponto médio e sendo X a distância em metros entre o ponto médio e uma das extremidades. O gancho para fixação da ferramenta de abertura em carga deve suportar uma tração mecânica de 200 daN, aplicada na direção perpendicular ao eixo do isolador.

A argola do porta-fusível e da lâmina condutora da chave seccionadora devem suportar uma tração de 200 daN sem haver ruptura. Os dispositivos devem sofrer abertura com a aplicação de um esforço

5. Identificação

A base deve ser identificada de forma legível e indelével, com tipos de no mínimo 2mm de altura, através de placa de aço inoxidável ou alumínio anodizado ou latão niquelado, fixada de modo permanente, ou gravadas no próprio isolador, com as seguintes informações:

a) nome ou marca do fabricante; b) modelo;

c) data com mês e ano de fabricação; d) tensão nominal;

e) corrente nominal da base fusível e chave seccionadora; f) tensão suportável nominal de impulso atmosférico;

g) capacidade de interrupção simétrica nominal (porta-fusível).

O isolador deve ser identificado de forma legível e indelével com nome ou a marca do fabricante e o ano de fabricação.

O porta-fusível deve ser identificado conforme E-313.0014.

6. Acondicionamento

Em embalagem individual que permita o fácil manuseio. Paletização conforme a Especificação E-141.0001 - Padrão de Embalagens.

Tensão Suportável Nominal (kV) Dimensões Máximas (mm) Impulso

Atmosférico

Frequência Ind. a Seco e Sob Chuva Item Tensão Nominal (kV) Corrente Nominal (A) A B C D E À terra e entre pólos Entre contatos abertos À terra e entre pólos Entre contatos abertos Código Celesc 1 24,2 400 641 278 728 380 381 125 140 50 55 7982 Nota:

1- A chave deve ser especificada para suportar uma corrente de curto circuito de 25 kA durante 1 segundo.

E-10 Chave Faca Tipo By-Pass 1. Características Gerais

Conforme a Especificação E-313.0013 - Chaves Seccionadoras de Facas Unipolares. A chave deve ser fornecida com suporte de inclinação de 30º, para montagem em cruzeta. 2. Material

2.1. Lâminas

Cobre eletrolítico. 2.2. Contatos

Cobre eletrolítico ou material com características equivalentes.

As molas de pressão dos contatos devem ser de liga de cobre ou aço inoxidável. 2.3. Terminais

Cobre ou liga de cobre, estanhados com camada mínima de 8µm e média de 12µm. 2.4. Isoladores

Porcelana vitrificada. 2.5. Parafusos, Porcas e Arruelas

Bronze silício, estanhados com espessura mínima de 8 micra. 2.6. Dispositivo de Travamento, Operação e Limite de Abertura

Bronze de resistência mecânica adequada à função. 2.7. Pinos e Eixos

Aço inoxidável ou materiais não ferrosos. 2.8. Inserto na Porcelana

Deve ser em ferro fundido galvanizado ou outro material compatível química e eletricamente com os demais materiais fixados próximos a ele (ex. lâmina de condutora). Não serão aceitos insertos fabricados em liga de alumínio.

3. Revestimento

As partes ferrosas, exceção das molas de aço inoxidável, devem ser zincadas por imersão a quente, conforme a NBR 6323, porém, com camada de 100 µm (média) e mínima de 86µm.

4. Resistência Mecânica

A chave deve suportar nas partes fixas aos isoladores, um esforço de tração e compressão de 540 daN, sem que ocorram deformações mecânicas ou trincas nos isoladores.

5. Identificação

Deve ser gravado, de forma legível e indelével, com tipos de no mínimo 2mm de altura, através de placa de aço inoxidável, alumínio anodizado ou latão niquelado, rebitada na base da chave, no mínimo:

a) nome ou marca do fabricante; b) tipo e número de série;

c) data com mês e ano de fabricação; d) tensão nominal;

e) corrente nominal;

f) corrente de curta duração; g) nível de isolamento.

6. Acondicionamento

Tabela 1 - Dimensões Corrente Nominal

do Elo Fusível (A)

∅A (mm) ∅d máximo (mm) ∅ D máximo (mm) 0,5 a 50 (1) 12,5 7,8 5,0 65 a 100 19,0 10,0 8,0 140 a 200 25,0 18,0 (2) 9,5 Tabela 2 – Elos Fusíveis – Tipo H e K