• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 1 DIÁSPOROS ATRATIVOS PARA FAUNA DO CERRADO DO

2 Material e Métodos

3.1 A Chave e como usá-la

O projeto resultou em uma chave interativa de múltipla entrada acessível e de fácil manuseio. Há 47 características, subdivididas em 218 estados de caractere, para distinguir as espécies e também mais de 500 pranchas para ilustrá-las (Figura 2.8).

Sendo uma ferramenta digital com baixo custo para uso de imagens, a chave estará disponível em sua forma completa apenas via internet no site do herbário da Universidade de Brasília (www.florescer.unb.br), com o título: “CHAVE ILUSTRADA DE FRUTOS E SEMENTES ATRATIVOS PARA FAUNA DO CERRADO DO JARDIM BOTÂNICO DE BRASÍLA”. E no Apêndice A e no Apêndice B encontram- se as tabelas com a lista das espécies por família e seus dados numéricos brutos, os dados ecológicos e as descrições dos diásporos.

A chave eletrônica do LUCID® é bastante simples de acessar, sendo utilizada no chamado “Lucid Player.” Sua tela de operação é dividida em quatro painéis principais: Features Available, com as características disponíveis; Features Chosen, mostrando as características que já foram usadas para descrever o organismo; Entities Remaining, com os táxons que batem com as características selecionadas; e Entities Discarded, onde ficam os eliminados (Figura 2.9).

Há duas maneiras de se usar a chave: o modo Filtered e o Ranked. Na opção Filtered as espécies que não batem com os caracteres escolhidos são eliminadas durante o processo de identificação. Já na opção Ranked elas não são eliminadas, mas ordenadas de modo que no topo da lista encontram-se as que batem melhor com as características escolhidas, ficando no final aquelas que concordam pouco. A vantagem dessa última opção é que diminui o impacto de erros feito pelo usuário, ou da própria chave, ao não eliminar as espécies. Também, quando nada bate 100%, ficam no topo espécies de um gênero indicando que pode tratar-se de uma outra espécie desse gênero (BITTRICH, 2010). Isso é útil uma vez que na chave não estão presentes todas as espécies zoocóricas do Cerrado.

59

60

Figura 2.9. Tela de operação da chave no “Lucid Player” mostrando seus quatro painéis: (1) Características disponíveis; (2) Características

61 Alguns atalhos úteis presentes na barra de ferramentas do “Lucid Player” (versão 3.4) são (Figura 2.10): Restart Key, que reinicia a chave após seu uso; Collapse ou Expand selected list, que fecha ou abre todas as características e estados de uma só vez; Find (features, states or entities), um atalho de procura rápida; Feature ou Entity Thumbnails, onde se escolhe mostrar ou esconder as figuras deixando a chave mais limpa; Best, que seleciona as características que serão mais úteis na distinção de um grupo de espécies quando a lista vai diminuindo; Prune Redundants Features, onde as características que são redundantes para separar um grupo de espécies são “limpas” da chave, pois sua escolha não será útil. Nesse caso todas ou nenhuma das espécies restantes na lista possuem determinada característica, não sendo eficaz para a distinção; Shortcuts, que promove uma rota rápida para identificação, sendo similar ao Best, mas só funciona se o usuário possuir a característica que o atalho apresenta; Differences, que mostra as características que diferem entre as espécies remanescentes na lista.

Figura 2.10. Atalhos no “Lucid Player”: (1) reinicia a chave após uso; (2) abre outra chave; (3) fecha ou expande todas as características de uma só vez; (4) ferramenta de busca; (5) seleciona o modo Filtered; (6) seleciona o modo Ranked; (7) mostra ou esconde as figuras na chave; (8) vai à melhor opção (Best); (9) elimina caracteres redundantes (Prune Redundants); (10) atalhos para identificação (Shortcuts); (11) mostra as diferenças entre as espécies sobrando; (12) ajuda (Help).

Para maiores informações e detalhes sobre o uso e funcionamento do “Lucid Player” pode-se consultar o atalho Help (disponível apenas nas versões pagas) na sua barra de ferramentas ou também diretamente no site do LUCID® (www.lucidcentral.org). Na versão gratuita (3.3) o formato e posição desses atalhos variam um pouco, podendo até alguns estarem acessíveis apenas na barra de ferramentas, mas seu uso é praticamente o mesmo.

62 Características presentes na chave como teor de água e peso dos diásporos, grupo de animal dispersor ou uso humano podem não ser muito úteis para distinção das espécies, mas decidiu-se por mantê-los na chave por conta de um outro uso interessante dessa ferramenta que é a de gerar listas de espécies (MORSE & TARDIVEL, 1996; DALLWITZ, 2000). Por exemplo, se o usuário pretende saber quais gêneros e espécies zoocóricas são dispersas por morcegos, basta que ele selecione primeiro a característica “dispersor - morcego” e serão filtradas as que são. Como a chave foi construída usando marcadores que permitem interpretações ambíguas para as espécies não serem excluídas de forma errônea, é necessário primeiro que o usuário mude o modo de funcionamento no “Lucid Player” ao desmarcar “Allow Misinterpretatios” e “Retain Uncertains”, tratando-os como caracteres ausentes (Figura 2.11), para obter uma lista de todas as espécies que verdadeiramente possuem determinada característica.

Figura 2.11. Tela do “Lucid Player” mostrando onde o usuário pode permitir ou não características ambíguas ou incertas. Ao serem desmarcadas obtém-se uma lista das espécies que realmente possuem determinada característica, mas corre-se o risco de eliminar erroneamente algumas espécies ao rodar a chave para identificação.

As características para distinção das espécies foram organizadas na chave de modo que aquelas consideradas de mais simples observação pelo usuário estivessem no topo das “Características disponíveis” (Features Available), mas como se trata de uma ferramenta de múltipla entrada, flexível e prática, o usuário é livre para acessar qualquer caractere a qualquer momento na chave (MORSE & TARDIVEL, 1996; DALLWITZ, 2000).

63

Documentos relacionados