• Nenhum resultado encontrado

Londrina cresce aceleradamente. Constitui-se em um pólo regional como a terceira maior cidade do sul do país, depois de Curitiba e Porto Alegre. Com 75 anos de idade, possui 497.833 habitantes (fonte: site do IBGE), influenciando e dando suporte e apoio para mais de 200 municípios e 4.500.000 pessoas. Deve-se enaltecer o espírito hospitaleiro do londrinense, que é acolhedor.

Sua riqueza está no solo, chamado de “terra roxa”, rico em nutrientes, produzindo soja, milho, trigo, café, algodão, entre outros. Temperatura média é de 21 graus. Clima subtropical úmido. A agropecuária é outro ponto forte. Grandes rebanhos bovinos projetam Londrina no cenário nacional com gado premiado em leilões e exposições. A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, realizada na Sociedade Rural do Paraná no mês de abril movimenta milhares de dólares todos os anos em agronegócios.

Mata dos Godoy

Rodovia Mário Gonçalves (saída para São Luiz)

É uma das últimas reservas naturais de mata nativa do norte do Paraná. Foi transformada em Parque Estadual. Possui 790 hectares e localiza-se no Patrimônio Regina a 15 km de Londrina. A área abriga espécies animais e vegetais em extinção como, por exemplo, a peroba, o cedro, o pau marfim e diversas espécies de canelas.

A Universidade Estadual de Londrina constatou a presença de 288 espécies só de aves, o que caracteriza a Mata dos Godoy como floresta tropical / subtropical.

De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, o parque abre para grupos organizados (instituições) e ao público, mediante autorização prévia no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), sendo realizado um trabalho de educação ambiental com monitores. Maiores informações sobre visitas no local, entrar em contato com o IAP, Rua Brasil, 1115 - telefone: (43) 3373-8700. (Disponível em: www.londrina.

pr.gov.br)

Parque Municipal Arthur Thomas Rua da Natureza, 135 - Jardim Piza Telefone: (43) 3326-1177

Ônibus: Linhas 202, 203, 601

O Parque localiza-se numa área de 85,47 ha, doada à Prefeitura Municipal pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Em 1988, passou por um processo de revitalização e conta hoje com atrativos como um lago, uma usina (que fornecia energia elétrica para Londrina na década de 1930), uma belíssima queda d'água e uma grande área de mata com trilhas para passeio, que existia na região. O parque é administrado pela Autarquia Municipal do Ambiente (AMA). (Disponível em www.londrina.pr.gov.br)

A Cidade de Londrina

Lago Igapó I

Próximo à Prefeitura Municipal Lago Igapó II

Separado do Igapó I pela Avenida Higienópolis, na altura do nº 2000 Lago Igapó III

Ao lado da Rua Prefeito Faria Lima, caminho da UEL

Uma das mais belas áreas de lazer que os londrinenses e demais pessoas que passam por Londrina podem desfrutar é o Lago Igapó, cujo nome, na língua tupi, significa transvazamento de rios.

O Lago foi projetado em 1957, na gestão de Antônio F. Sobrinho e inaugurado em 10 de dezembro de 1959, dia do Jubileu de Prata de Londrina. É um local de lazer, que além da represa, propicia a prática de esportes náuticos. Possui uma vasta área urbanizada com piscinas, pistas de aeromodelismo e foto clube. Em 1996, o lago teve suas margens revitalizadas, ganhando a ciclovia, o Teatro do Lago, jardins e chafariz. (Disponível em www.londrina.pr.gov.br)

Biblioteca Pública Municipal "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza"

Avenida Rio de Janeiro, 413 - Centro

Telefone: (43) 33716600 (ramais 221 e 228) ou 33001996 (PSIU) E-mail: biblioteca@londrina.pr.gov.br

Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h as 19h30; sábados das 8h às 16h Visite o site oficial: www.londrina.pr.gov.br/cultura/biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina (BPML) foi inaugurada em 04 de setembro de 1951. Recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza". A Biblioteca Pública possui atualmente um acervo variado destinado à consulta do público em geral. Entre os serviços prestados destacam-se o empréstimo domiciliar, o Setor de Difusão Cultural responsável pela promoção de eventos; a Sala Londrina - Paraná coleção sobre a história local, e a Biblioteca Infantil que reune uma coleção voltada ao atendimento de crianças em suas pesquisas escolares e literatura (livros e gibis), que propicia a criação do hábito de leitura e quanto ao uso de bibliotecas. As Bibliotecas Sucursais são em número de 42 e localizam-se em escolas municipais tanto na zona rural quanto urbana e o atendimento é aberto à comunidade.

A Cidade de Londrina

Zerão - Área de Lazer Luigi Borguesi

Localizado à Rua Gomes Carneiro (próximo ao Ginásio de Esportes Moringão) Ônibus: Linhas 208 e 213

A área de Lazer Luigi Borghesi é mais comumente conhecida por Zerão, em função de seu formato parecer um grande zero. Possui uma pista de cooper de 1050 m.

No Zerão são realizadas manifestações artísticas, culturais e esportivas da comunidade como o Projeto Brisa, apresentações do Festival de Música de Londrina e diversos campeonatos de ginástica aeróbica.

Cine Teatro Ouro Verde

O Cine Ouro Verde foi inaugurado em 24 de dezembro de 1952, com os seus 1500 lugares (1100 no auditório e 400 no balcão). O projeto foi feito pelo arquiteto Vilanova Artigas. A iniciativa do empreendimento foi de dois pioneiros de Londrina o Sr.

Celso Garcia Cid, Jordão Santoro e o Sr. Ângelo Pesarini. Em 1978, o Cine Ouro Verde foi comprado pela UEL, com recursos do Governo do Estado e do Ministério da Educação.

Depois de algumas reformas que incrementaram o Ouro Verde dando-lhe um palco, a UEL mudou o nome adequando-o à sua nova finalidade. Nascia então o Cine Teatro Universitário Ouro Verde. Em 2012, devido a um incêndio, este espaço encontra-se em fase de reconstrução.

Ginásio de Esportes Moringão

Rua Gomes Carneiro, 315. (próximo ao Zerão) Telefone: (43) 3323-9101

Ônibus: Linhas 209, 213, 305 e 307

O Ginásio de Esportes Prof. Darci Cortez foi inaugurado no dia 1º de outubro de 1972. É comumente conhecido como Moringão, em homenagem ao Prefeito Dalton Fonseca Paranaguá, em cuja gestão o ginásio foi construído. Possui capacidade para 13 mil pessoas (sentadas). Na parte dos fundos, há um prédio de 3 andares onde funcionam a Administração do Ginásio, os alojamentos e os vestiários. É um importante espaço esportivo e cultural de Londrina, no qual acontecem apresentações de shows, disputas esportivas e cerimônias de formaturas.

Museu de Arte de Londrina Rua Sergipe, 640 - Centro Telefone: (43) 3337-6238

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados das 8h às 13h; aos domingos das 10h às 15h.

O Prédio, construído em 1952, como terminal rodoviário, teve suas instalações tombadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico, como primeiro prédio da arquitetura moderna do Estado do Paraná. Sua construção teve início na gestão do Prefeito Hugo Cabral, mas foi concluída na gestão do Prefeito Milton Ribeiro de Meneses em 1952. Desativada em 1988, passou por uma grande reforma e atualmente abriga o Museu de Arte de Londrina. A inauguração do Museu aconteceu em 13 de maio de 1993 e teve como principal atração a escultura "A Eterna Primavera", de Auguste Rodin.

O prédio onde funciona o Museu foi projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas.

Procura tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade; dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população. Visite o site oficial: www.londrina.pr.gov.br/museudearte.

A Cidade de Londrina

Qualquer comunidade tem seu vocabulário próprio. Na Universidade é comum você se deparar com termos que são utilizados nos seguintes sentidos:

Acadêmico: Estudante matriculado em qualquer curso de graduação da Universidade.

Ano Acadêmico: Período de oferta de atividades curriculares. É composto de dois períodos letivos regulares (semestres).

Atividades Acadêmicas: são as diversas atividades que compõem os currículos dos cursos de graduação tais como: disciplinas, módulos interdisciplinares, estágios etc.

Bacharelado: Título obtido - Bacharel.

Forma o profissional das diversas áreas, que irá atuar em diferentes campos de trabalho e atividades, como prática profissional específica, desenvolvimento de Estudos e pesquisas, carreira universitária, planejamento, consultoria, organizações empresariais, entre outros.

Campus: Espaço físico onde se localiza a Universidade, com seus Centros de Estudos, sua administração e serviços.

Centro Acadêmico (CA): Órgão representativo dos estudantes de um determinado curso.

Comunidade Interna: Constituída por todos os acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários.

Concedentes: São as entidades de direito privado, os órgãos da administração pública, as instituições de ensino e/ou pesquisa, as próprias unidades da Universidade Estadual de Londrina e a comunidade em geral, desde que apresentem condições para serem campo de estágio.

Corpo Discente: Conjunto de estudantes da Universidade.

Corpo Docente: Conjunto de professores da Universidade.

Corpo Técnico-Administrativo: Formado por todos os funcionários não-docentes que trabalham nos órgãos da Universidade.

Currículo (matriz curricular): Conjunto de disciplinas/ atividades acadêmicas que compõem um determinado curso.

Deferido: Atendido, outorgado, aprovado;

despachado favoravelmente.

Diretório Central dos Estudantes (DCE):

Órgão representativo de todos os estudantes da Universidade.

Graduação: Usado tanto para designar o nível de ensino ofertado por uma Instituição de Ensino Superior - IES, quanto para identificar a formação em um curso superior.

Indeferido: Que não teve despacho ou teve despacho contrário ao que se requereu Interveniente: É a Instituição onde o estagiário estuda, se você é estudante da UEL, a interveniente é a UEL.

Licenciatura: Título obtido - Licenciado.

Habilita, principalmente ao exercício de uma carreira docente na Educação Básica.

Projeto Pedagógico Institucional: Conjunto de definições quanto ao cumprimento das atribuições de uma Universidade. Expressa o consenso existente quanto à concepção de Universidade, de Educação Superior e de Política Educacional a ser implantada.

Constitui um conjunto de diretrizes que norteiam o planejamento e a execução das atividades cotidianas da instituição. Serve de base para os Projetos Pedagógicos dos diversos cursos da Universidade.

Projeto Pedagógico de Curso: Conjunto de definições quanto ao perfil do ingressante, princípios teóricos e metodológicos da formação dos estudantes, perfil do profissional a ser formado, dentre outros.

Inclui o currículo do curso e o sistema de avaliação, buscando precisar o seu contexto de desenvolvimento e os objetivos gerais que nortearam a opção pedagógica proposta.

Registro de Matrícula: Comprovante de matrícula personalizado, onde constam as disciplinas /atividades acadêmicas/turmas matriculadas da série ou semestre em curso, com especificação de horário e salas de aulas.

Série: Os cursos estão programados para serem concluídos em quatro ou mais períodos letivos anuais. Cada período constitui-se em uma série.

Glossário

Guia Acadêmico UEL 2013

Documentos relacionados