• Nenhum resultado encontrado

4.3.1 Corpo de captura andando

As capturas realizadas com os tipos de cenário padrão, piso flexível e vários níveis, reproduziram os movimentos no ambiente virtual iguais aos movimentos do corpo de captura: ocorreu a movimentação na mesma direção e sentido que o corpo de captura com relação à linha de referência (Figura 4-19).

Figura 4-19: Resultados cinemáticos para os cenários padrão, piso flexível e vários níveis com corpo de captura andando

Fonte: Autor

Já os cenários, pélvis fixa e pélvis fixa apertada tiveram resultados diferentes, porém iguais entre si. Nestes dois cenários o Human não se movimentou, houve uma elevação automática do manequim com relação ao piso e reprodução dos movimentos das pernas (passos), porém o manequim com o manequim parado com relação à linha de referência.

Figura 4-20: Resultados cinemáticos para os cenários pélvis fixa e pélvis fixa apertada, com corpo de captura andando

Fonte: Autor

4.3.2 Corpo de captura movimentando as pernas

Novamente os resultados da cinemática do Human podem ser agrupados em dois tipos. O primeiro grupo são os resultados com os tipos de cenário padrão, piso flexível e vários níveis. Com estes cenários, no momento em que o corpo de captura mudou a posição de suas pernas, mantendo-se o resto do corpo parado, no ambiente virtual ocorreu movimentação do toda a estrutura biomecânica do Human, exceto das pernas. Analisando-se a linha de referência antes e depois do corpo de captura movimentar as pernas, é possível observar a diferença entre o movimento real e movimento virtual (Figura 4-21).

Figura 4-21: Cinemática para os cenários, padrão, piso flexível e vários níveis, com corpo de captura sentado

O segundo grupo de resultados foram obtidos utilizando-se os tipos de cenário que mantém a pélvis fixa. Com estes cenários, os movimentos resultantes na cinemática do Human foram semelhantes os movimentos realizados pelo corpo de captura, porém houve elevação da posição do manequim em relação ao piso (eixo z). Na Figura 4-22 é possível observar a semelhança previamente descrita, baseando-se na posição do corpo de captura e do Human, em relação a linha de movimentação.

Figura 4-22: Resultado cinemático dos cenários com pélvis fixa para corpo de captura sentado

Fonte: Autor

4.3.3 Corpo de captura movimentando-se em escada

Neste tipo de atividade, o único cenário que reproduziu os movimentos no ambiente virtual, semelhantes aos movimentos realizados pelo corpo de captura foi o cenário vários níveis (Figura 4-23). Neste cenário ocorreu a movimentação do Human no eixo horizontal (eixo x) e no eixo vertical (eixo y).

Figura 4-23: Cinemática do Human com o cenário vários níveis

Fonte: Autor

A única diferença entre os movimentos ocorreu quando o corpo de captura desceu os degraus em direção ao piso. Nestes movimentos, o avatar do MVN reproduziu os passos descendo a escada (eixo x), porém não retornou ao piso (eixo y), como o corpo de captura. Para resolver esse problema, foi necessário editar a captura realizada, através da definição da altura do piso, com o ponto de contato do pé pivô (direito).

Os outros cenários disponíveis apresentaram resultados diversos. No cenário padrão, a movimentação do Human ocorreu no eixo horizontal (eixo x), porém não apresentou a elevação no eixo y. Nos cenários pélvis fixa e pélvis fixa apertada, foi possível observar as diferentes posturas tomadas assumidas pelo corpo de captura, mas sem ocorrer deslocamento horizontal, apenas uma pequena elevação no eixo y, automática gerada pelo MVN. O último cenário disponível, piso flexível, o Human se deslocou normalmente no eixo x, conforme o movimento do corpo de captura, porém não ocorreu elevação no eixo y, pelo contrário, ele “afundou” levemente no piso. A Figura 4-24 ilustra os resultados para os diferentes cenários descritos.

Figura 4-24: Resultados cinemáticos de diferentes cenários com atividade de movimentar-se em escada

a) Cenário padrão

b) Cenários pélvis fixa e pélvis fixa apertada

c) Cenário piso flexível Fonte: Autor

4.3.4 Análise ensaio de cinemática manequim digital

Os resultados demonstram que o sistema inercial MVN utiliza o tipo de cenário escolhido, no momento de realizar a captura, para determinar um ponto fixo de referência. A

partir deste ponto de referência, são capturados os movimentos realizados pelo corpo de captura e reproduzidos no software MVN Studio. Como este ponto está atribuído a um segmento do avatar do MVN, ocorrem diferenças entre os movimentos reais do corpo de captura, com a reprodução no software. Esta mesma diferença ocorre quando esta captura é integrada com o DELMIA.

Comparando-se os diferentes tipos de cenários com os tipos de movimentos realizados no ensaio, pode-se determinar o ponto fixo do avatar do MVN de cada tipo de cenário e as implicações para movimentação do Human, conforme o Quadro 4-4.

Quadro 4-4: Cinemática dos avatar do MVN para cada tipo de cenário

Tipo de cenário Cinemática

Padrão Os movimentos são gerados tendo como referência o pé direito (fixo), permitindo movimentação no eixo horizontal.

Piso flexível Pélvis fixa

Os movimentos são gerados a partir do quadril fixo, o que impede movimentação no eixo horizontal.

Pélvis fixa apertada

Múltiplos níveis

Os movimentos são gerados com a referência fixa no pé direito, com liberdade de movimentos no eixo horizontal e vertical.

Fonte: Autor

Para impedir que o tipo de cenário possa interferir nas posturas assumidas pelo corpo de captura durante o ensaio de compatibilidade antropométrica, foi utilizado o cenário com a pélvis fixa.