• Nenhum resultado encontrado

CISCO-DOT11-ASSOCIATION-MIB

Para finalizar o estudo de MIBs proposto é analisada a CISCO-DOT11-ASSOCIATION- MIB, que tal como a MIB anterior, é uma extensão da IEEE802dot11-MIB é obviamente também foi criada pela Cisco pelo que os seus objectos são proprietários. Assim, existe um melhor suporte as tecnologias desenvolvidas e criadas pela empresa, para utilização nos seus produtos. Esta MIB não é tão extensa como as anteriores, pois ocupa-se de uma área muito especifica da operação de pontos de acesso sem fios, a gestão da associação de clientes. Contém ainda alguns objectos para suporte a encaminhamento de pacotes de dados. De seguida é iniciado o estudo desta MIB, na mesma estrutura apresentada anteriormente. Para começar, é analisado o grupo ciscoDot11AssocGlobalGroup que tem como objectivo gerir o número de dispositivos associados, bem como alguns objectos estatísticos, muito úteis ao administrador de rede. De seguida são listados os objectos pertencentes a este grupo, seguido de uma análise mais detalhada de cada um dos seus constituintes.

cDot11ActiveWirelessClients cDot11ActiveBridges cDot11ActiveRepeaters cDot11AssStatsAssociated cDot11AssStatsAuthenticated cDot11AssStatsRoamedIn cDot11AssStatsRoamedAway cDot11AssStatsDeauthenticated cDot11AssStatsDisassociated • cDot11ParentAddress

Este objecto contém o endereço MAC do ponto de acesso pai para este dispositivo. Caso o dispositivo esteja a operar como um ponto de acesso raiz, o valor deste objecto será zero, indicando logicamente que o dispositivo não tem um nodo pai.

• cDot11ActiveWirelessClients, cDot11ActiveBridges e cDot11ActiveRepeaters

O primeiro objecto representa simplesmente o número de clientes associados com este dispositivo na interface em questão. Os outros dois objectos têm exactamente a mesma função, mas para número de bridges associadas e número de repetidores associados, respectivamente,

• cDot11AssStatsAssociated e cDot11AssStatsAuthenticated

Estes dois contadores estatísticos representam a contagem de estações, respectiva- mente, associadas e autenticadas com este dispositivo na interface em questão desde a sua reiniciação.

• cDot11AssStatsRoamedIn e cDot11AssStatsRoamedAway

O primeiro objecto é um contador que indica o número de estações que mudaram de outro dispositivo para este desde a sua reiniciação. O segundo objecto tem a mesma função mas no sentido inverso, ou seja, conta o número de dispositivos que mudaram deste dispositivo para outro desde o momento da sua reiniciação.

• cDot11AssStatsDeauthenticated e cDot11AssStatsDisassociated

Estes dois objectos representam a contagem de estações, respectivamente, desautenti- cadas e desassociadas com este dispositivo na interface em questão desde a sua reini- ciação.

O grupo ciscoDot11AssocGlobalGroup é o próximo grupo a analisar nesta MIB. Os seus objectos são dedicados sobretudo à configuração de clientes associados bem como alguma informação relevante para o sistema de gestão. De seguida são apresentados os objectos pertencentes ao grupo, e posteriormente é efectuada a análise individual de cada um deles.

cDot11ClientParentAddress cDot11ClientRoleClassType cDot11ClientDevType cDot11ClientRadioType cDot11ClientWepEnabled cDot11ClientWepKeyMixEnabled cDot11ClientMicEnabled cDot11ClientPowerSaveMode cDot11ClientAid cDot11ClientDataRateSet • cDot11ClientParentAddress

Este objecto contém o endereço MAC do ponto de acesso pai para este dispositivo, caso o dispositivo esteja a operar como um repetidor. Se este dispositivo não tiver um nodo pai, o valor deste objecto será zero.

• cDot11ClientRoleClassType, cDot11ClientDevType e cDot11ClientRadioType

Estes três objectos categorizam o dispositivo cliente em três aspectos respectivamente, a classificação do papel ou função do cliente, o tipo de dispositivo do cliente e a classificação da interface rádio do cliente.

• cDot11ClientWepEnabled

Este objecto, do tipo booleano, quando verdadeiro indica que o mecanismo de chaves WEP é utilizado para transmitir tramas para este cliente. Obviamente, quando o objecto assume o valor de falso, indica que o mecanismo não é utilizado.

• cDot11ClientWepKeyMixEnabled

Quando este objecto, do tipo booleano, assume o valor de verdadeiro, indica que este cliente está a utilizar mistura de chaves WEP.

• cDot11ClientMicEnabled

Este objecto, quando assume o valor de verdadeiro, indica que MIC está activado para este cliente.

• cDot11ClientPowerSaveMode

Este objecto representa o modo de gestão de energia do cliente, existindo dois modos possíveis. O modo active(1) indica que o cliente não está em modo de poupança de energia e está a enviar ou receber dados. O modo powersave(2) indica que o cliente está em modo de poupança de energia e acorda de vez em quando para verificar se existem dados para receber ou enviar.

• cDot11ClientAid

Este objecto contém o número do identificador de associação de clientes ou de endereços multicast do cliente. Para um endereço multicast com clientes, o seu valor será zero. Para a associação deste dispositivo com o dispositivo pai, o seu valor será 1.

• cDot11ClientDataRateSet

Este objecto representa o conjunto de taxas de dados com que o cliente pode enviar ou receber dados, podendo cada cliente suportar até 126 taxas de dados distintas. Cada octeto contém um valor inteiro que representa cada uma destas 126 taxas de dados e cada uma delas será de um intervalo de 2 a 127, correspondendo a taxas de dados em incrementos de 500kbps desde 1Mbps até 63.5 Mbps. Este valor é descrito nas tramas de sinalização, sonda, associação e reassociação, e é utilizado para determinar se o cliente que se deseja associar tem uma taxa de dados compatível.

O grupo seguinte é o ciscoDot11ClientStatGroup. Este grupo fornece informação estatís- tica sobre os clientes associados a um ponto de acesso sem fios. De notar que os objectos aqui analisados são relativos a dispositivos cliente presentes na tabela cDot11ClientConfigInfoTable, ou seja, cada um dos valores destes objectos será correspondente a apenas um cliente asso- ciado. cDot11ClientCurrentTxRateSet cDot11ClientUpTime cDot11ClientSignalStrength cDot11ClientSigQuality cDot11ClientPacketsReceived cDot11ClientBytesReceived cDot11ClientPacketsSent cDot11ClientBytesSent cDot11ClientAgingLeft cDot11ClientDuplicates cDot11ClientMsduRetries cDot11ClientMsduFails cDot11ClientWepErrors cDot11ClientMicErrors cDot11ClientMicMissingFrames • cDot11ClientCurrentTxRateSet

Este objecto representa o conjunto de taxas de dados com que o cliente pode enviar ou receber dados, podendo cada cliente suportar até 126 taxas de dados distintas. Cada octeto contém um valor inteiro que representa cada uma destas 126 taxas de dados e cada uma delas será de um intervalo de 2 a 127, correspondendo a taxas de dados em

incrementos de 500kbps desde 1Mbps até 63.5 Mbps. Este valor é descrito nas tramas de sinalização, sonda, associação e reassociação,

• cDot11ClientUpTime

Este objecto indica o tempo em segundos que o dispositivo cliente está associado. • cDot11ClientSignalStrength e cDot11ClientSigQuality

Ambos os objectos são uma medida dependente do dispositivo, sendo o primeiro a medida da força do sinal do pacote mais recente, e o segundo uma medida da qualidade do sinal do pacote mais recente,

• cDot11ClientPacketsReceived e cDot11ClientBytesReceived

Estes dois objectos são contadores de tráfego de entrada do cliente. O primeiro indica o número de pacotes recebidos e o segundo indica o número de bytes recebidos. • cDot11ClientPacketsSent e cDot11ClientBytesSent

Estes dois objectos são contadores de tráfego de saída do cliente. O primeiro indica o número de pacotes enviados e o segundo indica o número de bytes enviados.

• cDot11ClientAgingLeft

Este objecto representa o número de segundos de tempo de envelhecimento restante para este cliente. Isto significa que passado este tempo, se não foi recebido nenhum pacote no cliente, o ponto de acesso a funcionar como bridge irá remover a entrada do cliente na sua tabela.

• cDot11ClientDuplicates

Este objecto é um contador que incrementa o seu valor quando um pacote é recebido pelo cliente e o campo de controlo de sequência do seu cabeçalho indica que o pacote é um duplicado.

• cDot11ClientMsduRetries e cDot11ClientMsduFails

O primeiro objecto é um contador que incrementa o seu valor quando um MSDU é transmitido com sucesso depois de uma ou mais retransmissões para este cliente. O segundo objecto, também um contador, é incrementado quando um MSDU não é transmitido com sucesso devido ao número de tentativas de transmissão ter excedido o seu limite.

• cDot11ClientWepErrors

Este objecto contém o número de pacotes recebidos pelo cliente que falharam a desen- criptação através do mecanismo de segurança WEP.

• cDot11ClientMicErrors e cDot11ClientMicMissingFrames

O primeiro objecto indica o número de erros de MIC para o cliente, enquanto que o segundo indica o número de pacotes MIC em falta para o cliente.

Para terminar o estudo desta MIB falta analisar o último grupo desta MIB, o cisco- Dot11ClientInfoGroup que tem como função fornecer informação básica sobre o equipamento do cliente. cDot11ClientSoftwareVersion cDot11ClientName cDot11ClientAssociationState cDot11ClientIpAddressType cDot11ClientIpAddress • cDot11ClientSoftwareVersion

Este objecto representa a versão de software Cisco IOS, caso do outro lado da associa- ção estiver uma bridge, ponto de acesso ou repetidor. Caso seja um cliente este objecto representa a versão do firmware da placa do cliente.

• cDot11ClientName

Este objecto representa o nome de host do dispositivo, caso do outro lado da associação estiver uma bridge, ponto de acesso ou repetidor. Caso seja um cliente este objecto representa o nome de configuração do cliente.

• cDot11ClientAssociationState

Este objecto indica o estado do processo de autenticação e associação, com os seguintes valores possíveis:

initial(1) - pedido de associação recebido pelo cliente. authenNotAssociated(2) - autenticado mas não associado. assocAndAuthenticated(3) - autenticado e associado.

assocNotAnuthenticated(4) - associado mas não autenticado. • cDot11ClientIpAddressType e cDot11ClientIpAddress

O primeiro objecto representa o tipo de endereço IP do cliente. O segundo objecto representa o endereço estático ou o endereço atribuído por DHCP do cliente.

Assim termina-se a análise das MIBs mais relevantes para este trabalho. Com isto foi possível recolher informação com mais facilidade para a tarefa proposta da criação de uma pe- quena aplicação de gestão. Conforme as decisões tomadas, foram escolhidos objectos SNMP específicos que contribuiram para a resolução do problema. Proporcionou também um me- lhor conhecimento sobre o que se passa nas camadas física e MAC em SNMP e respectivas implementações em produtos comerciais. Deste modo será possível desenvolver ferramentas ou aplicações reutilizando objectos já existentes, mas utilizados com outros fins.