• Nenhum resultado encontrado

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA – DAS INFRAÇÕES E DAS SANÇÕES ADMINSTRATIVAS

TERMO DE REFERÊNCIA

MINUTA DE CONTRATO

17. CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA – DAS INFRAÇÕES E DAS SANÇÕES ADMINSTRATIVAS

17.1 O atraso injustificado na execução do CONTRATO sujeitará a CONTRATADA, após regular processo administrativo, à penalidade de multa moratória de 1% (um por cento) por mês de atraso injustificado sobre o valor do contrato.

a. A aplicação da multa moratória não impede que a Administração rescinda unilateralmente o CONTRATO e aplique as outras sanções cabíveis.

17.2 A inexecução total ou parcial do CONTRATO, ou o descumprimento de qualquer dos deveres assumidos, sujeitará a CONTRATADA, garantida a prévia defesa e sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal, às penalidades de:

a. Advertência por faltas leves, assim entendidas como aquelas que não acarretarem prejuízos significativos ao objeto da contratação;

b. Multa compensatória diária, incidente por dia e por ocorrência, até o limite de 10% (dez por cento) do valor total do contrato, recolhida no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir do recebimento da comunicação oficial, segundo graduação a seguir:

TABELA 1 – GRAU x VALOR DA MULTA

Página 142 de 154

01 0,01% por dia sobre o valor da parcela inadimplente do contrato

02 0,02% por dia sobre o valor da parcela inadimplente do contrato

03 0,03% por dia sobre o valor da parcela inadimplente do contrato

TABELA 2 – RELAÇÃO OCORRÊNCIA x GRAU

DESCRIÇÃO DA INFRAÇÃO GRAU

Permitir situação que crie a possibilidade de causar dano físico, lesão corporal ou

consequências letais 03

Não cumprir o cronograma de dragagem da Fase 1, adiando a data prevista de

conclusão da etapa informada no Projeto Executivo de Dragagem 01

Manter profissionais sem qualificação exigida para executar os serviços contratados ou deixar de fazer substituição, quando exigido pela Fiscalização (por profissional)

02

Permitir a execução de serviços sem utilização de EPI/EPC (por profissional) 01

Recusar-se a executar ou corrigir serviço determinado pela fiscalização (por

serviço) 02

Deixar de zelar pelas instalações da Autoridade Portuária, da SEP/PR ou de

terceiros (por ocorrência) 01

Deixar de cumprir determinação formal ou instrução da Fiscalização (por

ocorrência) 02

Deixar de cumprir quaisquer dos itens do edital e de seus anexos, ainda que não

previstos nesta tabela de multas (por item e por ocorrência) 01

Deixar de entregar relatórios de acompanhamento ambiental 02

Entregar os relatórios de acompanhamento ambiental com atraso 01

c. Suspensão de licitar e impedimento de contratar com a SEP/PR pelo prazo de até dois anos;

d. Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a CONTRATADA ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da penalidade de suspensão do subitem anterior.

17.3 Ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas no instrumento convocatório e no contrato, bem como das demais cominações legais, o licitante que:

a. ensejar o retardamento da execução ou da entrega do objeto da licitação sem motivo justificado;

b. praticar atos fraudulentos na execução do contrato;

c. comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal; ou d. der causa à inexecução total ou parcial do contrato.

17.4 A aplicação de qualquer penalidade não exclui a aplicação da multa.

17.5 A ocorrência de cotas na Faixa “C” por período superior a 3 (três) meses consecutivos, faculta à SEP/PR a rescisão unilateral do Contrato, garantido o direito a defesa previsto na legislação vigente.

17.6 O não atendimento do objeto da Fase 2 – Manutenção das Profundidades indica que o desempenho que a SEP/PR espera da CONTRATADA não foi atingido, não sendo devido o pagamento mensal e faculta a aplicação de multas que se graduarão em função da gravidade da ocorrência.

17.6.1 A penalidade de multa será graduada em função de um fator denominado M, que será obtido da divisão do valor anual atualizado da dragagem de manutenção pelo prazo de 365 dias

M = V a / 3 6 5

Em que:

M = valor unitário da multa;

Va = valor anual atualizado da dragagem de manutenção, por trecho

17.6.2 As causas que motivam a aplicação de multas serão as seguintes:

a) Ocorrência de falta de manutenção da profundidade de navegação em cada trecho do empreendimento, causado pela CONTRATADA.

Multa de 1,2M por cada dia transcorrido, computado a partir da data de comunicação da não conformidade a CONTRATADA, até a data da correção da inconformidade, ambas comprovadas por meio de levantamentos hidrográficos.

Caso exista, comprovadamente, condição meteorológica que impeça a operação de equipamentos no local ou a execução de um segundo levantamento hidrográfico para verificação da correção da inconformidade, a multa ficará suspensa durante o período específico.

Transcorridos 30 (trinta) dias, sem solução da inconformidade, além das multas previstas, os pagamentos mensais referentes à dragagem de

Página 144 de 154

manutenção serão integralmente suspensos até que a inconformidade seja solucionada.

b) Atraso na execução dos serviços de manutenção previstos no Plano de Trabalho do Projeto Executivo de Dragagem, em cada trecho do empreendimento, causado pela CONTRATADA.

Multa de 0,5M, por dia, por trecho, até que as atividades sejam normalizadas. c) Não executar, nos prazos previstos no Plano de Trabalho do Projeto Executivo de Dragagem, a dragagem de manutenção.

Multa de 0,5M, por dia de atraso, por trecho.

d) Paralisação dos trabalhos de dragagem de manutenção, causado pela CONTRATADA.

Multa de 2M, por dia de paralisação, até que as atividades previstas sejam retomadas.

e) No caso de qualquer outra inconformidade não listada acima de obrigação técnica não atendida, a SEP/PR poderá aplicar multa diária de 1M até a efetiva normalização da prestação de serviços, desde que a inconformidade seja baseada em fatos reais, devidamente atestada pela Fiscalização e a multa seja contada desde a comunicação da falha à CONTRATADA, sendo suspensa no momento em que a falha seja solucionada.

17.6.3 A CONTRATADA não poderá ser multada nos critérios acima listados quando o fato ocorrido decorrer de caso fortuito ou força maior, que deve ser comprovado pela CONTRATADA e expressamente aceito pela Fiscalização da SEP/PR.

17.6.4 Eventos em que a CONTRATADA seja impedida de dragar por falta de liberação dos berços em período superior a 48 (quarenta e oito) horas, desde que comprovados pela CONTRATADA e a Autoridade Portuária, não ensejarão multas. 17.6.5 As multas poderão ser cumulativas, caso um mesmo evento se enquadre em mais de um inciso acima listado.

17.6.6 As multas acima se aplicam apenas a critérios técnicos de execução dos serviços e não poderão ser impostas de forma cumulativa àquelas previstas para inconformidades na execução administrativa do contrato.

17.7 A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa observando-se o procedimento previsto na Lei nº 8.666, de 1993, e subsidiariamente na Lei nº 9.784, de 1999.

17.8 A autoridade competente, na aplicação das sanções, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à Administração, observado o princípio da proporcionalidade.

17.9 As multas devidas e/ou prejuízos causados à CONTRATANTE serão deduzidos dos valores a serem pagos, ou recolhidos em favor da União, ou deduzidos da garantia, ou

ainda, quando for o caso, serão inscritos na Dívida Ativa da União e cobrados judicialmente.

17.10 As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

17.11 As sanções aqui previstas são independentes entre si, podendo ser aplicadas isoladas ou, no caso das multas, cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.