• Nenhum resultado encontrado

CLÁUSULA TERCEIRA – DOS SERVIÇOS

No documento Empresa: Endereço: CNPJ: Telefone: Fax: (páginas 101-103)

1. A execução dos serviços ocorrerá sob demanda, segundo a necessidade de ativação de cada órgão ou de adequação no cabo principal (backbone), limitada aos quantitativos estimados na planilha de formação de preços do Anexo “B” deste Contrato e, também, conforme detalhamento da planilha orçamentária preliminar e do Projeto Executivo devidamente detalhado na CLÁUSULA QUINTA - DA EXECUÇÃO, DA ENTREGA E DA GARANTIA DOS SERVIÇOS E DOS MATERIAIS, deste Contrato.

1.2 Para fins deste Contrato, denomina-se o conjunto de atividades e materiais necessários para atendimento de determinado órgão ou adequação do “backbone” como “serviços de acesso” ou “serviços de adequação do backbone”, respectivamente.

1.3 No Plano Piloto, em Brasília, existe uma rede metropolitana de fibras óticas, de propriedade da Administração Pública Federal, cujo cabo principal (backbone) foi lançado utilizando segmentos da infra-estrutura de distribuição de energia elétrica da Companhia Energética de Brasília – CEB e redes construídas pela CONTRATANTE.

1.4 Ao longo do “backbone” foram instaladas caixas de emenda para sangria, a partir das quais serão derivadas fibras óticas para atendimento de prédios onde funcionem órgãos da APF.

1.5 Para atendimento dos órgãos, serão utilizados cabos de 12, 24, 36 ou 48 fibras, que levarão o sinal ótico da caixa de emenda mais próxima ao órgão em questão até o Distribuidor Geral Ótico (DGO) ou terminador ótico localizado em cada prédio abordado. A localização das caixas de emenda é apresentada na planta de situação descrita no Anexo A deste Contrato.

1.6 Na parte externa (antes de chegar ao prédio abordado), será utilizada a infraestrutura de dutos subterrâneos e postes da CEB, ou rede própria do MP, por onde serão lançados cabos óticos de acordo com as normas de compartilhamento (Normas Técnicas de Distribuição) daquela Companhia (NTD – 8.03: Critérios para Uso Compartilhado de Instalações de Distribuição, NTD – 8.05: Manual Técnico de Compartilhamento de Postes pelas Empresas de Telecomunicações e NTD – 8.06: Manual Técnico de Compartilhamento de Dutos pelas Empresas de Comunicações), as quais podem ser obtidas acessando o site http://www.ceb.com.br/Ceb/Ceb/area.cfm?id_area=13&nivel=2. É dever do contratado, no momento da execução do serviço contratado, consultar no referido site da CEB a existência de versão mais atualizada das referidas normas, bem como de outras normas eventualmente emanadas daquela empresa.

1.7 Onde a infra-estrutura da CEB não existir ou não estiver disponível, a CONTRATADA deverá executar a infra-estrutura necessária para passagens dos cabos desde a caixa de emenda até o prédio em questão.

ACDR 102

1.8 Na parte interna dos prédios abordados, deverão ser utilizados eletrodutos de PVC ou metálicos compatíveis com as normas de ocupação de dutos para cabeamento lógico do prédio abordado e por onde passarão os cabos óticos de acesso.

1.9 Os eletrodutos em PVC devem ser específicos para a fibra ótica e ter no mínimo 1” (uma polegada) de diâmetro. Se houver necessidade de instalação de uma estrutura diferente de PVC, em função de questões de padrões internos do prédio abordado, a CONTRATADA deverá obrigatoriamente adequar a infra-estrutura que conduzirá a fibra até a terminação do prédio, segundo a realidade de materiais, padrões e layout do órgão no prédio abordado e contabilizará tal adequação como uma infra-estrutura em PVC listada na planilha de formação de preços no Anexo “B”. A abertura e recomposição de forros, paredes, tetos e tudo mais é responsabilidade exclusiva da CONTRATADA.

1.10 Para adequação de trechos do backbone serão utilizados cabos de 96 e ou 144 fibras, que fazem o transporte do sinal ótico na parte central da rede ou no cabo principal (“backbone”) dos quais são derivados cabos de acesso para atender aos órgãos da APF ligados à INFOVIA. Esses cabos de backbone ocupam as redes tanto subterrânea quanto aérea de distribuição de energia da CEB, sendo parte alojada em rede subterrânea própria da CONTRATANTE.

1.11 O cabo ótico subterrâneo a ser adequado deverá ser relançado dentro do mesmo subduto de onde foi retirado o cabo danificado (a ser substituído) quando se trata de rede subterrânea. Para os casos de adequação em rede aérea, o cabo deverá ser sustentado com o auxilio de cordoalhas de aço, cuja instalação deverá respeitar as distâncias dos condutores da rede elétrica e do solo, conforme estabelecido pelo manual técnico de compartilha da CEB, Anexo “C” deste Contrato.

1.12 As caixas de emenda para a reconstituição do backbone na rede subterrânea não poderão ficar alojadas nas caixas da rede da CEB, conforme a configuração atual da rede. Tais caixas de emenda subterrâneas deverão ser alojadas em caixas do tipo R2 a serem construídas ou já em uso na rede INFOVIA conforme projeto. Por sua vez, as caixas de emenda na rede aérea não poderão ser fixadas no poste, devendo ser instaladas no vão, presas na cordoalha, juntamente com a reserva técnica (folga) do cabo ótico.

1.13 Deverão ser efetuadas as descidas laterais dos cabos óticos nos postes até as caixas de emenda de sangria, a serem alojadas em caixa subterrânea de serviço, compreendendo os acessórios e serviços necessários.

1.14 Na rede subterrânea, o cabo ótico e reservas técnicas serão acomodados em cada caixa subterrânea (tipo R2) através de suporte tipo J que deve ser fixado na parede da caixa.

1.15 Deverão ser fornecidos todos os acessórios e materiais necessários para o serviço de relançamento e instalação do cabo ótico na rede de dutos e postes da CEB, bem como na rede própria da CONTRATANTE, para uma perfeita reconstituição do “backbone”.

2. Esquema de ligação dos prédios abordados e adequação do “backbone”

2.1 A adequação de trechos de backbone e ou a construção de acesso deverão ser atendidas por cabos de fibras óticas e infraestrutura conforme planilha orçamentária e projeto executivo. A localização do ponto de origem e destino das fibras será determinada pela CONTRATANTE quando da solicitação do serviço. Para a realização dos serviços no backbone e nos acessos, a CONTRATADA deverá realizar vistoria prévia nos locais de execução dos serviços e apresentar planilha orçamentária preliminar para aprovação da CONTRATANTE. Após essa etapa,

ACDR 103

um Memorial Descritivo, um cronograma de trabalho e um Projeto Executivo, com o traçado do caminho da fibra ótica desde o ponto inicial até o ponto final, deverão ser apresentados para a aprovação da CONTRATANTE, tanto para os serviços de acesso quanto para os de backbone.

3. Trajeto do “backbone” da rede metropolitana

3.1. O Trajeto dos cabos de fibra ótica do backbone ao longo da rede de dutos e postes da CEB e da Rede da CONTRATANTE, bem como a localização das caixas de emenda para sangria que é apresentada na planta de situação de que trata o Anexo “A”deste Contrato.

4. Caixas de emenda para sangria

4.1. Ao longo do processo de construção da rede INFOVIA foi instalado um conjunto de caixas de emenda para sangria e que servem para atender aos acessos dos órgãos localizados nas suas proximidades. A visualização dessas caixas pode ser feita facilmente na planta de situação (esquemático) de que trata o Anexo “A” deste Contrato, identificados como pontos retangulares em vermelho ao longo da rede.

CLÁUSULA QUARTA – DOS SERVIÇOS E MATERIAIS

No documento Empresa: Endereço: CNPJ: Telefone: Fax: (páginas 101-103)