• Nenhum resultado encontrado

Para um humano é fácil a detecção de objetos em movimento bem como a identicação das interações entre estes objetos. Para que uma máquina atinja este nível de inteligência, uma tarefa essencial é a classicação dos objetos em movimento em diferentes classes. A classicação destes objetos é feita com base nas características extraídas anteriormente. Nesta Seção detalharemos o algoritmo de classicação dos objetos segmentados.

Para cada região segmentada da imagem onde existe possibilidade da presença de um objeto, o algoritmo de classicação atribuirá a classe mais adequada para este objeto. Propomos neste Capítulo um algoritmo que permite distinguir humanos e veículos. Esta restrição em duas classes pode ser justicada pelo fato de que a ocorrência de objetos destas classes é muito freqüente em um ambiente de um estacionamento. Buscamos os seguintes objetivos na construção do algoritmo de classicação:

• Encontrar uma melhor combinação de critérios utilizando diferentes características primitivas do objeto;

• A classicação é feita sem exemplos de aprendizagem dos objetos;

Dentre as várias abordagens de classicação existentes, inspirados em [Maadi e Maldague 2006], focamos nossos esforços em três condições básicas para o funcionamento em tempo real do sistema: simplicidade, rapidez (baixo tempo de máquina) e eciência (alto índice

CAPÍTULO 4. MÓDULO DE SEGMENTAÇÃO

4.6. CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETOS EM MOVIMENTO 54

de acerto na classicação). Para isso, optamos, após vários testes, pela combinação de três características diferentes:

1. A relação entre a altura e a largura do retângulo da caixa delimitadora do objeto candidato, usado para dar ao algoritmo uma invariância em alterações de escala da imagem;

2. A área ocupada pelo retângulo da caixa delimitadora do objeto;

3. O módulo da velocidade de deslocamento do objeto na cena, representada pela velocidade do centro do retângulo da caixa delimitadora do objeto que pode ser calculado pela equação 5.2.

Os elementos de entrada para o nosso método de classicação são as siluetas 2D com qualquer forma e em qualquer posição conhecida na imagem. Como saída, as etiquetas "humano" ou "veículo" são atribuídos a cada um dos objetos de acordo com a classicação mais adequada para este objeto. Caso o objeto não obedeça nenhum dos critérios das duas classes, uma terceira classe de objetos não identicados agrupa estes objetos. Dentre os objetos desta classe estão cães, pássaros, ciclistas e qualquer outro objeto que possa passar pela cena (que não seja um humano ou um veículo). A aparição de ruído na cena devido à baixa qualidade de imagens capturadas ou qualquer outro fator externo ao sistema também pode gerar objetos não identicados pelo sistema (borrões disformes). Estes objetos também serão colocados nesta terceira classe. Os objetos desta terceira classe passarão pelo algoritmo de classicação a cada quadro até que este objeto saia do campo de visão da câmera e não esteja mais presente na cena. Isto para tentar garantir que um objeto (por exemplo um humano) que foi classicado como não identicado nos primeiros quadros seja corretamente classicado nos quadros seguintes.

Assim, inspirados em [Maadi e Maldague 2006], propomos algumas mudanças nos critérios de classicação propostos por eles para criar os nossos critérios de classicação a m de obter melhores resultados na classicação de objetos.

4.6.1 A classe humano

O vetor de características criado para cada objeto contém todos os dados para o monitoramento e para a classicação: área, posição do centro de massa, coordenadas da caixa delimitadora do objeto, velocidade de deslocamento, etc. Um objeto é classicado como humano se ele obedece o seguintes critério: a velocidade de deslocamento é diferente de zero, em outras palavras, o objeto não está parado; a área do objeto é menor que o maior tamanho possível para objetos da classe humano; e a relação altura/largura é maior que 1,5. O valor para o maior tamanho possível para objetos da classe humano foi escolhido experimentalmente e em nossa implementação esse valor é de 1500 pixels. A Figura 4.10 mostra a classicação correta de dois humanos.

CAPÍTULO 4. MÓDULO DE SEGMENTAÇÃO

4.6. CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETOS EM MOVIMENTO 55

Figura 4.10: Classicação correta de dois humanos pelo algoritmo.

4.6.2 A classe veículo

Para que um grupo de pessoas não seja confundido com um veículo, o parâmetro velocidade tem papel fundamental para classicação de um objeto como sendo veículo. A unidade de medida utilizada é pixel/quadro e é calculada entre duas imagens consecutivas a partir das coordenadas do centro de massa do objeto. Um objeto é classicado como veículo, quando um dos seguintes critérios é vericado: a área do objeto é maior que um limiar pré-denido (em nossa implementação: 500 pixels) e a velocidade de deslocamento do centro de massa é maior que outro limiar (em nossa implementação: 4); ou a área do objeto é maior que a maior área dos objetos da classe humano (em nossa implementação: 1500 pixels); ou a velocidade de deslocamento do centro de massa do objeto é maior que a maior velocidade de deslocamento dos objetos da classe humano (em nossa implementação: 20). Novamente todos os limiares utilizados para a criação destes critérios foram escolhidos experimentalmente e este valores foram os que mostraram melhores resultados. A Figura 4.11 mostra a classicação correta de um veículo.

4.6.3 A classe não identicado

Neste trabalho esta terceira classe agrupa todos os demais objetos que não passaram pelos testes das outras duas classes. Os objetos desta classe só são utilizados pelo módulo de monitoramento e não serão utilizados pelo módulo de gerenciamento de eventos. Nesta classe ocorrem vários tipos de objetos como animais, grupos de pessoas, ciclistas, etc. Os objetos desta terceira classe passaram pelo algoritmo de classicação a cada quadro até que este objeto saia do campo de visão da câmera e não esteja mais presente na cena.

CAPÍTULO 4. MÓDULO DE SEGMENTAÇÃO

4.7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 56

Isto para tentar garantir que um objeto (por exemplo um humano) que foi classicado como não identicado nos primeiros quadros seja corretamente classicado nos quadros seguintes.

Documentos relacionados