• Nenhum resultado encontrado

3 MÉTODO PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA

3.1 Classificação da pesquisa

Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada que, de acordo com Silva e Menezes (2005), tem como objetivo gerar conhecimento para solucionar de forma prática um problema específico. No caso em estudo, foi proposto um método para gestão e avaliação de desempenho de frota de veículos rodoviários de passageiros, com enfoque na definição da estratégia de composição de frota, que permita a avaliação da eficiência das atividades de transporte em uma instituição pública de ensino multicampi.

Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa: (i) exploratória, pois para a aplicação em um caso real foram analisados casos semelhantes e foram feitas pesquisa documental e coleta de dados a partir de uma entrevista preliminar com a participação de um gestor, que permitiu a construção de um questionário e, em seguida, esse questionário foi enviado a todos os gestores/especialistas de gestão de frota em virtude dos dados não estarem disponíveis em fontes secundárias; (ii) descritiva, tendo em vista que foram descritas, nos Capítulos 4 e 5, as características do sistema de gestão e avaliação de desempenho de frota da instituição estudada, estabelecendo relações entre variáveis.

Para tanto, foi feito um estudo de caso tendo em vista que o enfoque desta pesquisa é a gestão e avaliação de desempenho de frota em uma instituição pública de ensino, considerando as estratégias de composição de frota disponíveis.

Assim, para realização deste trabalho foram desenvolvidas pesquisas bibliográfica e documental, conforme Silva e Menezes (2005). Tais pesquisas possibilitaram conhecer e dominar uma série de métodos de avaliação de desempenho, sua estrutura e variáveis (aspectos, atributos, indicadores e medidas) empregadas para a apuração do desempenho econômico das alternativas de composição de frota em análise. Além disso, embasaram a proposição de um método para gestão e avaliação de desempenho de frota, bem como dos indicadores a serem usados neste método.

O problema foi abordado de forma qualitativa, tanto no que diz respeito à seleção dos indicadores e à proposição do método para gestão e avaliação de desempenho de frota, quanto no tratamento dos dados. A Tabela 7 sintetiza a classificação da presente pesquisa.

Tabela 7 – Tabela síntese da classificação da pesquisa.

Ab.1 Classificação

da Pesquisa Descrição (Silva; Meneses, 2005) Justificativa

N

at

ur

ez

a

Aplicada Objetiva gerar conhecimento para solução prática de problema específico.

Gerar conhecimento para solucionar problema específico (eficiência na gestão de frota), em uma instituição pública de ensino, por meio de indicadores de gestão e avaliação de desempenho de frota. A b or da ge m do p ro bl em a Qualitativa

Compreensão detalhada dos significados e das características situacionais apresentadas, em lugar de produzir medidas quantitativas.

Compreensão dos conceitos de gestão e avaliação de desempenho de frota.

O b je ti vo s Exploratória

Tem por objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito.

Aprofundamento do problema de pesquisa tratado (eficiência na gestão de frota considerando as dimensões: planejamento, estratégia, operação e controle) e descrição e/ou detalhamento dos passo a passo para solucioná- lo (método para gestão e avaliação de desempenho de frota).

Descritiva

Tem a finalidade de descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.

Proposição e aplicação de um conjunto de indicadores que permitam a gestão e avaliação de desempenho de frota. Descrição de como cada indicador proposto influencia no desempenho das alternativas e proposição de melhorias. E st ra té gi a, P ro ce d im en to s té cn ic os e le va n ta m en to d e da do s

De Campo Levantamento de informações com gestores/especialistas, sem o controle do pesquisador.

Levantamento de dados a partir de visitas técnicas aos setores de transporte da instituição em estudo. Entrevistar e aplicar questionários estruturados e/ou semiestruturados em gestores/especialistas desses setores.

Bibliográfica Revisão bibliográfica. Elaboração levantamento dos atributos, indicadores e de referencial teórico e medidas do estudo.

Documental Quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.

Coleta de dados de indicadores, atributos e medidas em documentos e relatórios.

Estudo de

Caso

Envolve o estudo profundo de objetos, de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

Estudo das diversas práticas de gestão de frota, nos diferentes setores de transporte da instituição estudada, com foco em sua estratégia de composição de frota.

Entrevista

Levantamento de dados não

documentais sobre um

determinado tema, pela entrevista, uma parte busca obter dados e a outra se apresenta como fonte de

Entrevista com gestor para estruturação de um questionário a ser utilizado para coleta de dados juntos aos gestores de transporte da instituição estudada.

Ab.1 Classificação

da Pesquisa Descrição (Silva; Meneses, 2005) Justificativa

informação.

Questionário2

Levantamento de dados não

documentais sobre um

determinado tema, por meio da aplicação de um questionário.

Aplicação de questionários juntos aos gestores de transporte do IF Sudeste MG, visando ponderar, com base na percepção dos dirigentes, quais são os critérios quantitativos e qualitativos mais relevantes que influenciam na escolha da melhor estratégia de composição de frota.

Nota: (1) Ab = diz respeito à abordagem. (2) este questionário encontra-se no apêndice deste trabalho. Fonte: Elaboração própria (2019).

A estrutura do questionário aplicado aos gestores pode ser visualizado no apêndice desta pesquisa e o resultado será apresentado no capítulo 4.

Como forma de tratamento dos dados coletados, foi utilizada a técnica multicritério de apoio à decisão AHP (Análise Hierárquica de Processo). Esta técnica será detalhada no subcapítulo 3.3.

Documentos relacionados