• Nenhum resultado encontrado

Classificação dos artrópodes

O filo Arthropoda é dividido nos seguintes subfilos: Chelicerata (aranhas, ácaros, escorpiões, etc.), Crustacea (camarões, siris, lagostas,

2007 - Caderno 3 Curso Pré-Vestibular de Nova Iguaçu

34 Curso Pré-Vestibular de Nova Iguaçu 2007 - Caderno 3 35

34 35

Fisiologia e anatomia dos artrópodes - Os artrópodes são in- vertebrados com corpo metamerizado, ou seja, dividido em segmentos, a metameria na maioria dos casos é evidente somente nas fases embrio- nárias. Eles são triblástico, celomado e apresentam simetria bilateral. O corpo desses animais é constituído por três partes básicas: cabeça, tórax e abdome. Nos crustáceos e aracnídeos a cabeça e o tórax são fundidos originando o cefalotórax.

Os artrópodes apresentam apêndices corporais articulados, especia- lizados em várias funções, como andar, nadar, obter alimento, perceber estímulos químicos ou mecânicos, copular, etc. O exoesqueleto é consti- tuído de proteínas e do polissacarídeo quitina. Sua função é proteger os órgãos internos e fornecer apoio rígido para a fixação da musculatura, o que permite grande eficiência na movimentação.

Muda ou ecdise e crescimento - Para crescer, um artrópode precisa abandonar o seu exoesqueleto antigo e produzir outro maior, ajustando ao novo tamanho do corpo. Esse fenômeno denominado de ecdise ocorre periodicamente ao longo da vida do animal (fig.1). Du- rante a muda, a epiderme se solta do exoesqueleto e produz um novo, o exoesqueleto velho se rompe ao longo de linhas predeterminadas e o animal sai do envoltório antigo. Depois da muda o exoesqueleto novo é mole e maleável e se estira para se adaptar ao novo tamanho do animal. Esse estiramento ocorre devido à pressão de crescimento dos tecidos e também pela absorção de água ou ar pelo animal. O estágio entre as mudas (instars) e a duração aumenta à medida que o animal envelhece. A muda está sobre controle hormonal, quando o exoesqueleto endurece o crescimento do animal cessa.

Sistema muscular - A musculatura dos artrópodes é bem de- senvolvida.Os músculos se fixam na parte interna do exoesqueleto e funcionam em antagonismo, a atuação dos músculos antagôni- cos que permite a grande variedade e eficiência dos movimentos dos artrópodes.

Excreção: Glândulas verdes ou glândulas antenais; Habitat mais comum: aquático.

Subfilo Myriapoda Classe Chilopoda Exemplo: Lacraia;

Corpo: cabeça e corpo (vermiforme); Patas: Um par por segmento; antenas: Um par;

Respiração: Tranquial; Excreção: Túbulos de Malpighi Habitat mais comum: Terrestre.

Classe Diplopoda Exemplo: Gongôlo;

Corpo: cabeça e corpo (vermiforme); Patas: Dois pares por segmento; antenas: Um par;

Respiração: Tranquial; Excreção: Túbulos de Malpighi Habitat mais comum: Terrestre.

2007 - Caderno 3 Curso Pré-Vestibular de Nova Iguaçu

36 Curso Pré-Vestibular de Nova Iguaçu 2007 - Caderno 3 37

36 37

consumo elevado de oxigênio. Explique como é possível para os insetos, na ausência de pigmentos transportadores, obter o oxigênio necessário ao vôo.

Metazoa (cordados)

Os cordados (latim científico: Chordata) constituem um filo animal que compreende os anfioxos, os tunicados e os vertebrados, que são dotados, ao menos durante uma das fases de suas vidas, de uma noto- corda, fendas branquiais na faringe e de um cordão nervoso completo, e uma cauda muscular que se estende para trás do ânus.

Alguns cientistas argumentam que a verdadeira característica de qualificação desse grupo devem ser as fendas branquiais.

O filo chordata é subdividido em quatro subfilos: Urochordata, Cephalochordata, Myxini e Vertebrata. No subfilo Urochordata, as larvas têm notocórdio e tubos neurais, desaparecendo ambas no esta- do adulto. Os Cefalocordados têm notocórdio e tubo neural, mas sem vértebras. Nos vertebrados,exceto nos peixes-bruxa, o notocórdio foi substituído por uma coluna vertebral óssea. São animais triblásticos, enterocelomados, deuterostômios, com segmentação heterônoma, es- queleto interno.

Os cordata e dois filos aparentados, os hemichordata e os echino- dermata, se unem no grupo dos deuterostômios, um superfilo.

Todos os Chordata têm:

- Uma notocorda ao menos no início da vida.

- Uma cauda que se estende além do seu ânus.

- Uma corda dorsal completa.

- Estruturas na faringe.

O filo Chordata tem dez classes extintas: uma no subfilo Urochorda- ta, um no subfilo Cephalochordata, e oito no subfilo Vertebrata. A classificação tradicional dos vertebrados contém uma larga variedade de grupos parafiléticos que, nos novos sistemas taxonômicos, foram consideravelmente alterados, devido a novos dados filogenéticos. Outros grupos usados frequentemente (em ordem alfabética):

- Agnatha – vertebrados sem mandíbula

- Amniota – répteis, aves e mamíferos.

- Anapsida - tartarugas

- Archosauria – crocodilos, aves, dinossauros, etc.

- Craniata - vertebrados e enguias-de-casulo

- Diapsida - lepidossauros e arcossauros

- Dinosauria - dinossáurios, incluindo, por vezes, aves

- Gnathostomata – vertebrados com mandíbula

- Lepidosauria – lagartos e cobras

- Lissamphibia – salamandras (Caudata), sapos (Anura) e cobras- cegas.

- Osteichthyes – peixes ósseos: actinopterígeos e sarcopterígeos – na análise cladística, inclui todos os Tetrápodes (Tetrapoda)

- Sarcopterygii – peixes com barbatanas lobadas, como o celacan- to e o peixe-pulmonado, – na análise cladística, inclui todos os Tetrápodes (Tetrapoda).

- Synapsida – mamíferos e outros animais aparentados, extintos.

- Tetrapoda – vertebrados com quarto membros (ou descendentes de animais com quatro membros, como as cobras).

Sistema circulatório - O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto ou lacunar.

O coração é encontrado na região dorsal, que bombeia o sangue, ou hemolinfa, através das artérias. Estas se abrem em espaços entre os tecidos, hemocelas ou lacunas sanguíneas. Das lacunas a hemolinfa retorna ao coração através das veias.

Alguns insetos apresentam corações acessórios, para bombear o sangue para extremidades do corpo, particularmente para as asas. A função da hemolinfa varia nos diferentes artrópodes:

a. Crustáceos – Além de transportar nutrientes e excreções celulares, apresentam pigmentos respiratórios que transportam gases.

b. Insetos – transportam apenas nutrientes e excreções. Os gases circulam em uma rede separada, que fica em comunicação direta com o ar.

Sistema respiratório - O sistema respiratório varia de acordo com o grupo de artrópodes, refletindo a adaptação aos diversos ambientes.

Questões de Vestibular

1- (UFF 99). No gráfico a seguir, uma das curvas ilustra o crescimento dos artrópodes e a outra, o dos demais animais.

a) Observe as curvas indicadas por I e II e assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que se refere, corretamente, ao cresci- mento dos artrópodes.

( ) A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes, pois revela etapas de crescimento rápido e de não crescimento.

( ) A curva I está relacionada aos artrópodes pois, por possuírem exoes- queleto rígido, têm o crescimento lento e gradativo ao longo do tempo. ( ) A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes, pois no gráfico está representada a ocorrência de ecdises.

b) Explique cada escolha feita no item anterior.

2- (UFRJ 2000). Para alguns cientistas os artrópodes teriam surgido a partir dos anelídeos. Os peripatos (Peripatus) seriam os representantes atuais dos possíveis ancestrais dos artrópodes, uma vez que reúnem características dos anelídeos e dos artrópodes. Os peripatos apresen- tam corpo vermiforme, são dotados de traquéias, possuem nefrídios, têm circulação aberta e cutícula de quitina. Quais dessas característi- cas são próprias dos anelídeos e quais características pertencem aos artrópodes?

3-(UFRJ 2002). Os insetos possuem sistema circulatório aberto e em sua hemolinfa não existem pigmentos como a hemoglobina ou a hemo- cianina _ pigmentos responsáveis pelo transporte de oxigênio em outros animais. A maioria dos insetos é capaz de voar por períodos longos, o que implica necessariamente grande esforço muscular associado a um

2007 - Caderno 3 Curso Pré-Vestibular de Nova Iguaçu

36 Curso Pré-Vestibular de Nova Iguaçu 2007 - Caderno 3 37

36 37

4) Os cordados vertebrados atuais são representados pelos Agnatha, Chondricthyes, Osteichtyes, Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre esses animais.

(001) Os peixes cartilaginosos são desprovidos de escamas, a fecunda- ção é interna e o seu desenvolvimento é indireto.

(002) As lampreias, bem como a maioria dos peixes ósseos, apresentam válvula espiral no interior do intestino.

(004) Os anfíbios geralmente apresentam fecundação externa, desenvol- vimento indireto na maioria das espécies e a respiração pode ser bran- quial, cutânea ou pulmonar.

(008) Os répteis, possuem respiração pulmonar, fecundação interna e desenvolvimento direto.

(016) As aves adultas fazem muda das penas a cada três anos, apresen- tam ossos pneumáticos e os sacos aéreos não estão conectados aos pulmões.

(032) A maioria das espécies de mamíferos apresenta um par de glându- las mamárias na região torácica, e todas são placentárias.

Documentos relacionados