• Nenhum resultado encontrado

Classificação Dos Tipos De Assédio Moral Segundo Sua Procedência

No documento Assédio moral no ambiente de trabalho (páginas 32-36)

O assédio moral não é cometido apenas por um chefe a um subordinado, o assédio também pode ser cometido de um empregado para outro, assim como, de um subordinado a um chefe.

3.2.1 Atos Praticados Por Superiores Hierárquicos: Vertical

Descendente

É a situação mais comum, é aquela cometida pelos superiores hierárquicos contra seus subordinados, por meio de atos de depreciação, falsas acusações, insultos e ofensas.

Quando se pensa em assédio moral, logo vem à mente a figura do chefe ou qualquer superior hierárquico pressionando o empregado.

É muito comum até pelo poder diretivo, disciplinar, fiscalizatório inerente à empresa que é repassado aos seus prepostos. O problema é o abuso no uso dessas prerrogativas, como por exemplo deixar um empregado sem trabalho ou sem equipamentos de trabalho, dar-lhe uma tarefa difícil e procurar os erros que tenha cometido para depois demiti-lo por essa falha, dentre outros.15

Quando isto ocorrer, o empregado deve ir ao judiciário rescindir o seu contrato e pleitear uma indenização conforme está expresso no artigo 483 da CLT.

Art. 483 - O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:

a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;

b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo;

_______________________________________________________________

15

c) correr perigo manifesto de mal considerável;

d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato;

e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama;

f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.

§1º - O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigações legais, incompatíveis com a continuação do serviço.

§2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.

§3º - Nas hipóteses das letras d e g, poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo.

3.2.2 Atos praticados contra um superior hierárquico:

vertical ascendente

Trata-se do típico caso de violência psicológica perpetrada por um ou vários subordinados contra um superior hierárquico. É uma espécie bem mais rara, porém, embora sua insignificância estatística, sua crueldade não é menor.

Pode acontecer quando a empresa contrata alguém que não fazia parte dela para um cargo superior, porém, se o seu modo de trabalhar não é aceito pelos trabalhadores, ou porque o cargo era desejado por algum destes, pode acontecer um assédio por parte dos trabalhadores em relação ao chefe.

3.2.3 Entre colegas de mesmo nível hierárquico: horizontal

Este tipo de assédio ocorre nas relações de colegas do mesmo nível hierárquico. O assédio aqui é comum ocorrer quando um empregado começa a se destacar dos demais e assim ganha status com à chefia, fazendo com que seus

colegas com um sentimento de inveja, ou até por uma rivalidade criada pela empresa involuntariamente para que os trabalhadores produzam mais, isto acaba prejudicando o companheirismo que os mesmos deviam ter.

Alguns autores defendem que a vítima pode ser atacada de modo individual ou coletivo.

“Essa espécie de assédio lembra muito a figura do Bullying no Brasil usado também como sinônimo de Assédio Moral. Á princípio esse instituto, muito utilizado na Inglaterra, foi criado para caracterizar o comportamento hostil e humilhante de uma criança ou grupo de crianças, em relação à outra ou outras. E sabe-se que entre crianças é muito comum este tipo de comportamento. Não existe uma hierarquia entre elas, mas pode ocorrer a agressão como forma de exclusão por motivos muitas vezes de características pessoais ou de personalidade.” 16

3.2.4 sujeitos envolvidos no assédio moral

Aqui veremos quem são as pessoas envolvidas direta e indiretamente no processo do assédio moral. Desde já, deve fica claro que não é possível traçar um perfil de assediador ou assediado, mas sim, algumas características que estes possuem.

O assediador é difícil enxergar um agressor apenas por sua aparência, pois geralmente ele apresenta uma imagem bastante positiva. Geralmente ataca aquela pessoa que começa a se destacar em suas funções, e por isso, acaba trazendo uma insegurança para ele, então por temer perder seu cargo ou algum privilégio, faz com que esta pessoa procure eliminar qualquer obstáculo que apareça no seu caminho.

O ato de que o comportamento de assédio moral, seja qual for a sua causa, depende da existência daquele ou daqueles por quem os assediadores nutrem amor ou ódio, repulsa ou admiração o assediado. Cabe investigaraspectos da personalidade desse indivíduo porque a prevenção do comportamento indesejado de assédio moral inclui as transformações comportamental e cognitiva de ambos, assediador e assediado.

Diante disso, notamos que o agressor é uma pessoa que não preza pela ética, e que o assédio moral realizado por ela pode acontecer pelo sentimento de inveja ou para elevar seu cargo dentro da empresa, é uma pessoa que não se importa com ninguém, apenas com si próprio e seus objetivos.

A vítima alvo dos ataques não existe um perfil específico para que se caracterize o assediado, ou seja, qualquer pessoa poder ser vítima do assédio moral.

“Normalmente quando a vítima é um trabalhador, este costuma ter o perfil de uma pessoa com grande senso de responsabilidade, bem educado, além de possuir inúmeras qualidades morais e profissionais. Os assediados na maioria das vezes são pessoas bem sucedidas, com escrúpulos, detalhistas e extremamente dedicadas ao que fazem, por exemplo, ao seu trabalho. É bem comum, que as vítimas não se oponham a fazer trabalhos exorbitantes, que fiquem até mais tarde em seu serviço, não titubeiem em trabalhar aos finais de semana ou feriados e quando doentes não deixem de comparecer ao trabalho. Como geralmente as vítimas querem sempre dar o melhor de si, os assediadores as colocam em situações inoportunas, constrangedoras, a fim de humilhá-las, ridicularizá-las, inferiorizá-las, de tal maneira que a vítima se sinta tão pressionada a ponto de tornar-se frágil emocionalmente, trazendo grandes consequências em sua produtividade profissional e moral” 17

O assediador vai buscar encontrar um ponto fraco na vítima, alguma

vulnerabilidade que ela possua para usar isso como instrumento para a realização do assédio. Enfim, qualquer pessoa que venha a se destacar em suas funções laborais, ou por algum motivo venha a fazer com que o agressor se sinta ameaçado, pode acabar se tornando vítima de assédio moral.

Existem alguns grupos que podem ser notados quando o assédio está ocorrendo, como um grupo que se faz que nada enxerga, um grupo que tenta ajudar a vítima e com medo de sofrer os mesmos ataques acabam desistindo de ajudá-la, um outro que fica no lado do assediador, ajudando-o inclusive a atacar a vítima, pois o chefe até aplaude quando isto ocorre e um pequeno grupo que tenta realmente ajudar a vítima passando informações pra ela que o chefe deixa de passar tentando prejudicá-la, ou mesmo, incluindo ela no grupo para não deixá-la totalmente isolada. O problema disso tudo é que a maioria não tem coragem de denunciar o chefe, porém, isto faz com que de certa forma o assediador seja atrapalhado na execução do seu plano.

17

Muitos casos de assédio moral ocorrem por falta de treinamento dos superiores hierárquicos. A empresa precisa adotar um código de ética que deve ser

respeitado dentro dela, onde deve ser estabelecidos parâmetros de atuação do chefe e dos funcionários, para que não ocorram abusos dentro do período laboral.

É necessário que a empresa eduque seus funcionários, mostrando o que é o assédio moral, demonstrando suas consequências e o prejuízo que aquilo pode trazer tanto para empresa quanto para a vítima.

No documento Assédio moral no ambiente de trabalho (páginas 32-36)

Documentos relacionados