• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA E ANÁLISE TAXIONÓMICA DOS TOPÓNIMOS

3.3. CLASSIFICAÇÃO TAXIONÓMICA DOS TOPÓNIMOS

Desde os tempos remotos, o Homem procurou estabelecer uma relação com o meio que o circunda e desta relação nasceu a necessidade de nomear e organizar o espaço do ambiente físico-social do qual fazia parte.

No âmbito da organização da informação, no sentido de fornecer aos lugares informações sólidas, podemos observar o contributo de Dick (1990), que reformulou o primeiro modelo de classificação toponímica de 1975, apresentando 27 (vinte e sete) novas taxionomias, ao contrário das 19 anunciadas em 1975. Nesta nova etapa, Dick dá a conhecer uma nova classificação, subdividida em dois grandes grupos: as taxionomias de natureza física e as taxionomias de natureza antropo-cultural, onde, segundo fazem perceber Silva e Oliveira (2012: 5), Dick “organiza os topónimos de acordo com a classificação e etimologia”, tal como podemos observar no quadro que se segue.

47

Quadro 01: Classificação Taxionómica de Natureza Física:

CATEGORIA DEFINIÇÃO

01 Astropónimos Topónimos relativos aos corpos celestes em geral.

02 Cardinotopónimos Topónimos relativos às posições geográficas em geral.

03 Cromotopónimos Topónimos relativos à escala cromática.

04 Dimensiotopónimos Topónimos relativos às dimensões dos acidentes geográficos: extensão, comprimento, largura, grossura, espessura, altura e profundidade.

05 Fitotopónimos Topónimos relativos aos vegetais.

06 Geomorfotopónimos Topónimos relativos às formas topográficas.

07 Hidrotopónimos Topónimos relativos a acidentes hidrográficos em geral: água, rio, córrego, ribeirão, braço e foz.

08 Litotopónimos Topónimos relativos aos minerais e constituição do solo, representados por indivíduos – barro, barreiro e ouro – conjuntos da mesma espécie ou de espécies diferentes.

09 Meteorotopónimos Topónimos relativos a fenómenos atmosféricos: vento, neve, chuva, trovão.

10 Morfotopónimos Topónimos relativos às formas geométricas.

11 Zootopónimos Topónimos referentes aos animais, sendo

representados pelos animais domésticos, não domésticos e de mesma espécie.

48

Quadro 02: Classificação taxionómica de Natureza antropo-cultural

CATEGORIA DEFINIÇÃO

01 Animotopónimos ou Nootopónimos

Topónimos relativos à vida psíquica, à cultura espiritual, englobando todos os produtos, referentes aos frutos do psíquico humano. Nesta taxe há a ausência da cultura física: vitória, triunfo, saudade, belo, feio.

02 Antrotopónimos Topónimos relativos aos nomes próprios individuais: prenome, hipocorístico, prenome mais alcunha, apelidos de famílias e prenome mais apelidos de famílias.

03 Axiotopónimos Topónimos relativos aos títulos e dignidades que acompanham nomes próprios individuais: presidente, duque, doutor, coronel, etc.

04 Corotopónimos Topónimos relativos a nomes de cidades, países, estados, regiões e continentes.

05 Cronotopónimos Topónimos relativos aos indicadores cronológicos, sendo representados pelos adjectivos: novo, nova, velho e velha.

06 Ecotopónimos Topónimos relativos às habitações em geral.

07 Ergotopónimos Topónimos relativos aos elementos da cultura material: flecha, jangada e relógio. Podemos incluir também os produtos manufacturados: farinha, pinga, vinho, óleo e azeite.

08 Etnotopónimos Topónimos relativos aos elementos étnicos, individuais ou não: povos, tribos, castas.

09 Dirrematopónimos Topónimos constituídos por frases ou enunciados linguísticos

49

10 Hierotopónimos Topónimos relativos aos nomes sagrados de diferentes crenças religiosas e aos locais de culto: igreja, capela, santuário. Os hierotopónimos dividem-se em duas categorias: hagiotopónimos e mitotopónimos.

a) – Hagiotopónimos: esse hierotopónimo está ligado aos santos e santas da igreja católica romana.

b) - Mitotopónimo: hierotopónimo relativo às entidades mitológicas.

11 Historiotopónimos Topónimos relativos aos movimentos histórico- culturais e seus respectivos membros, do mesmo modo as datas correspondentes.

12 Hodotopónimos ou Odotopónimos

Topónimos relacionados com as vias de comunicação rural ou urbana.

13 Numerotopónimos Topónimos relativos aos adjectivos numerais.

14 Poliotopónimos Topónimos constituídos pelos vocábulos: vila, aldeia, cidade, povoado e arraial.

15 Sociotopónimos Topónimos relativos às actividades profissionais, aos locais de trabalho e aos pontos de encontros dos membros de uma comunidade (largo, praça, pátio).

16 Somatotopónimos Topónimos relativos as relações metafóricas, à parte do corpo humano ou animal.

Fonte: Cf. Silva e Oliveira (2012: 6)

Paralelamente a esta classificação taxionómica proposta por Dick, é importante também destacar as contribuições de José Leite de Vasconcelos que, dentro desta linha (de classificação taxionómica dos topónimos) apresenta um modelo que se assemelha aos paradigmas de classificação das escolas francesas, sobretudo no tocante à reconstituição

50 e busca do significado dos nomes próprios, ao estudo da origem do nome, classificados por linguais, ao estudo das transformações fonéticas e formação gramatical do topónimo e à divisão de categorias dos nomes de acordo com as causas que lhe deram origem.

É importante sublinhar também a pesquisa de Dauzat que, examinando a etnologia e a reconstituição histórica dos topónimos, em 1922, efectuou uma classificação pormenorizada da formação dos nomes dos lugares em França. Neste trabalho apoiaram- se muitos outras investigações que o consideram como informação indispensável para qualquer outro trabalho investigativo que envolva uma componente classificatória da taxionomia dos topónimos, quer seja numa abordagem de carácter sincrónico ou diacrónica.

Tendo em conta a metodologia proposta na elaboração deste trabalho (histórico- linguístico) e, não obstante a perspectiva sincrónica apresentada por Dick, cuja informações remetem para conteúdos linguísticos que nos possibilitam perceber a intenção do sujeito denominador na altura da nomeação dos topónimos e, querendo fazer um recuo no tempo (devido aos historiotopónimos), consideramos singularizar a perspectiva diacrónica no exame toponímico da zona de Benguela. Por esta razão, e para efeitos de sistematização, os topónimos desta região foram organizados por categorias como apresentamos no ponto seguinte.

3.4.TOPÓNIMOS ORGANIZADOS POR CATEGORIA