• Nenhum resultado encontrado

O Sistema de gestão da manutenção

5.5 A codicação utilizada no sistema de gestão

5.5.1 A codicação utilizada para os equipamentos da infraestru- infraestru-tura AVACinfraestru-tura AVAC

Idealmente um sistema de codicação deve ser estruturado de forma sintética e lógica, permitindo uma rápida identicação dos elementos inseridos na base de dados. Para tal, a referenciação a empregar deve recorrer a eventuais codicações em uso na organização, que frequentemente são empregues nas tarefas diárias e que consequentemente estão rotinadas.

O objetivo fundamental do SGMCE é a gestão da manutenção dos equipamentos que in-tegram cada uma das infraestruturas de cada edifício - a unidade elementar do sistema é pois o equipamento.

A Figura5.3 pretende ilustrar os diversos domínios tidos em consideração na sistematiza-ção da codicasistematiza-ção criada para os equipamentos da infraestrutura AVAC.

Figura 5.3: Domínios considerados na sistematização da codicação dos equipamentos AVAC

As Tabelas 5.1 e 5.2 que se seguem, ilustram a título exemplicativo as codicações das cidades onde estão instalados os edifícios da UM, bem como dos edifícios localizados em Guimarães e cuja manutenção está a cargo dos STEC.

Tabela 5.1: Codicação utilizada para as cidades onde a UM tem edicações

Código Cidade

GM Guimarães

BR Braga

Tabela 5.2: Codicação utilizada para os edifícios geridos pelos STEC localizados em Guimarães

Código Edifício

A1F Corpo A da Escola de Engenharia, 1a Fase B1F Corpo B da Escola de Engenharia, 1a Fase C1F Corpo C da Escola de Engenharia, 1a Fase A2F Corpo A da Escola de Engenharia, 2a Fase B2F Corpo B da Escola de Engenharia, 2a Fase C2F Corpo C da Escola de Engenharia, 2a Fase ESC Escola de Ciências

ESE Escola de Engenharia ESA Escola de Arquitetura PA3 Pavilhão 3

PA4 Pavilhão 4

COU Centro Avançado de Formação Pós-Graduada (Couros)

5.5 A codicação utilizada no sistema de gestão 89 A Tabela 5.3 lista alguns dos centros de custos que poderão ser parametrizados em função das necessidades que o controlo de gestão da UM venha a denir.

Tabela 5.3: Codicação utilizada para os centro de custos - exemplos

Código Centro de Custos

DEM Departamento de Engenharia Mecânica DEC Departamento de Engenharia Civil DET Departamento de Engenharia Têxtil

Por seu turno, a Tabela 5.4 cataloga a codicação empregue para os diversos tipos de equipamentos que integram a infraestrutura AVAC e que estão presentes nos edifícios da UM, no campus de Azurém.

Tabela 5.4: Codicação utilizada para os equipamentos de AVAC no campus de Azurém

Código Equipamento CAL Caldeira

CHI Chiller

UTA Unidade de tratamento de ar UTV Unidade de termo ventilação

UCA Unidade de climatização autónoma de expansão direta UVR Unidade de ventilação com recuperação

CCT Unidade de close-control

ARC Aparelho de ar condicionado do tipo split de expansão direta (incluindo os VRV ) VCO Ventiloconvetor

RAD Radiador

PCP Permutador de calor de placas VEE Ventilador de extração

VEI Ventilador de insuação

BCF Bomba circuladora de água fria BCQ Bomba circuladora de água quente BTF Bomba circuladora de termouido BDO Bomba doseadora

PST Painel solar térmico

TAC Termoacumulador (água quente sanitária, volantes de inércia) BGE Banco de gelo

VEX Vaso de expansão

Conforme referido no ponto 4.4 desta tese, os equipamentos AVAC estão agrupados em famílias cuja designação e codicação se baseia na norma UNE 100004 IN. Este documento foi uma das referências da ADENE, nos módulos de certicação RSECE, na abordagem ao tema da manutenção preventiva.

A Tabela 5.5 lista a codicação empregue para as famílias dos equipamentos e sistemas AVAC, presentes nos edifícios da UM, no campus de Azurém e baseada na referida norma.

Tabela 5.5: Codicação utilizada para as famílias de equipamentos AVAC no campus de Azurém

N.o Família de equipamentos / sistemas

3 Gerador de calor p/ água ou termouido quente ou p/ vapor c/ combustíveis gasosos 4 Sistemas de captação térmica solar

5 Sistemas de produção de AQS - água quente sanitária

6 Unidade de produção água arrefecida / aquecida (compressão mecânica) 9 Unidades autónomas de condicionamento de ar

10 Sistemas autónomos de caudal de refrigerante variável (VRV ) 11 Unidades de tratamento de ar

12 Filtros de ar

13 Recuperadores de calor ar-ar 16 Baterias de tratamento de ar 17 Unidades de ventilação e extração 18 Bombas de circulação

19 Condutas de ar, elementos de difusão e acessórios 20 Redes hidráulicas, componentes e acessórios 21 Permutadores de calor água-água

22_1 Unidades terminais de climatização - ventiloconvectores e cortinas de ar 22_4 Unidades terminais de climatização - radiadores e convetores

22_5 Unidades terminais de climatização - pavimentos e tetos radiantes 23 Sistemas e equipamentos de regulação e controlo

24 Quadros elétricos e redes elétricas de distribuição

A codicação utilizada para a identicação de cada equipamento ou sistema no SGMCE, incorpora parte desta informação, complementada com o registo do piso e do número de ordem do equipamento dentro de cada família, nesse piso.

A Figura5.4 pretende ilustrar o esquema da codicação detalhada para cada equipamento da infraestrutura AVAC registado no SGMCE.

5.5 A codicação utilizada no sistema de gestão 91

Figura 5.4: Esquema da matriz de codicação dos equipamentos AVAC

Assim e por exemplo para referenciar um radiador, RAD, que está instalado no 1o piso do corpo C, do edifício de Engenharia da 1a fase, em Guimarães e em que 10 é o seu número de ordem nesse piso, a codicação surge como:

RAD 1.10/GM/C1F

Para não tornar a codicação demasiado extensa, não foram incluídas as referências à fa-mília, ao sistema ou ao centro de custos a que o equipamento está associado. A codicação permite a rápida e completa identicação de cada equipamento, com o recurso à informa-ção estritamente necessária.

Na aplicação informática, será possível listar equipamentos recorrendo a ltros de cidade, edifício, família, sistema ou centro de custos a que pertencem.