• Nenhum resultado encontrado

Codificação do Conteúdo

No documento Flat Design Branding (páginas 74-77)

Capítulo V: Corpus de Análise

1. Codificação do Conteúdo

Reunidas as etapas (universo e respetiva amostra) que constituem o Corpus de análise, neste ponto são delimitadas as variáveis de análise retiradas da amostra em estudo, as unidades de análise correspondentes a cada variável e as categorias de análise que vão permitir, posteriormente, através da codificação do conteúdo chegar aos resultados da investigação. Assim, começamos por definir as variáveis relevantes a analisar nas mensagens e as unidades de análise presentes na amostra em estudo. Ambas as etapas foram delimitadas segundo aquilo que se pretende analisar e quantificar dentro da amostra selecionada. Este procedimento pode ser verificado na Tabela seguinte (ver p.55).

Tabela 3 - Seleção dos primeiros procedimentos da análise de conteúdo, segundo a tabela de Roger

Wimmer e Joseph Dominick (2011).

Procedimentos da Análise de Conteúdo

Universo Amostra Variável de Análise Unidade de Análise Unidade de Recolha

Marcas globais ativas, presentes na Internet, no final de 2014 e início de 2015 50 Marcas ativas, sendo 25 internacionais e 25 nacionais

Logótipo Caraterísticas dos Logótipos Marcas Portuguesas; Interbrand; Brands of the World

Interação Caraterísticas de Interação Web sites oficiais das Marcas

Web site Caraterísticas dos Web sites Web sites oficiais das Marcas

App Caraterísticas das Apps App Stores

(Fonte: Wimmer & Dominick, 2011, p.165.)

Na Tabela 3 (ver p.55) podemos observar os primeiros procedimentos da análise de conteúdo. É possível identificar que após a definição do universo e seleção da amostra correspondente, as etapas seguintes são compostas pela definição da variável de análise, da seleção das unidades de análise e unidades de recolha. No caso da presente dissertação existem quatro variáveis de análise das 50 Marcas selecionadas, os Logótipos, as Interações, os Web Sites e as Apps. Estas variáveis são algumas das componentes que nos permitem verificar, segundo o nosso estudo, se os designers adotaram o flat design como estilo base na construção das Identidades de Marca. Assim, segundo as variáveis definidas interessa-nos quantificar as Caraterísticas dos Logótipos, as Caraterísticas de Interação das Marcas, as Caraterísticas dos Web Sites e as Caraterísticas das Apps. Na Tabela pode, também, observar-se que, embora em sítios diferentes, a unidade de recolha dos dados a analisar é a Internet.

Depois de encontradas as variáveis a analisar e selecionadas as unidades de análise, no passo seguinte procedemos à definição das categorias de análise para cada uma das variáveis. Este procedimento de classificação determina o conteúdo que vai ser analisado dentro de cada unidade de análise. No caso desta dissertação foram definidas categorias para as caraterísticas dos logótipos, as caraterísticas de interação, as caraterísticas dos Web sites e as caraterísticas das apps, que passamos a descrever.

Nas caraterísticas dos logótipos foram analisadas categorias gerais de identificação (País de Origem; Autor e Ano de Criação do Logótipo Atual) e categorias específicas que determinam se a “Simplicidade” presente nestes logótipos é resultado da utilização do flat design, segundo os critérios estudados e fornecidos pelos autores, anteriormente, analisados (Logótipo Flat; Cores; Formas; Tipografia; Tipo de Logótipo).

Já na interação importa determinar a relação que estas Marcas têm com os públicos, assim sendo foram definidas categorias que ajudam analisar o tipo e forma de contacto entre as Marcas e os públicos (Tipo de Marca; Página Online; App; Web; Impresso; Audiovisual; Forma de Contacto; Redes Sociais).

No que respeita às caraterísticas dos Web sites, estes foram analisados com base em categorias específicas que, tal como as categorias dos logótipos, pretendem demonstrar se, atualmente, os Web sites são criados segundo o conceito da “Simplicidade” e o estilo flat design (“Favicon”; Mobile Web Site; Interface Flat; Design de Apresentação; Tipografia; Menu; Conteúdo; Velocidade de Carregamento).

Em relação às caraterísticas das apps, estas foram divididas em duas grelhas de análise devido à grande quantidade de categorias. Assim, numa questão mais geral foram definidas as categorias que identificam as apps (App; Fabricante; Distribuidor; Multi-plataforma; Atualizações; Online) e na especificidade foram definidas as categorias que demonstram o desempenho e a simplicidade das apps (Ícone Flat; Cores e Formas do Ícone; Interface Flat; Design de Apresentação; Tipografia; Menu; Conteúdo; Desempenho).

Após a definição das categorias de análise, o conteúdo analisar é codificado em grelhas de análise, isto é, os dados recolhidos são distribuídos pelas categorias de análise, que foram, anteriormente, divididas pelas respetivas unidades de análise. Nesta etapa da investigação, as grelhas de análise são o item que vai ajudar na obtenção dos resultados. Assim, no presente estudo foram realizadas cinco grelhas de análise30, uma das caraterísticas dos

logótipos, uma para as caraterísticas de interação, uma para as caraterísticas dos Web sites e duas para as caraterísticas das apps (uma vez que é a unidade de análise que apresenta mais categorias de análise).

Uma vez construídas as grelhas de análise e distribuídos os dados pelas respetivas categorias de análise, é, agora, necessário estabelecer um sistema de quantificação que define a frequência de ocorrência de cada uma das variáveis dentro das categorias de análise, ou seja, nesta etapa é definido o objeto que está a ser contabilizado. Esta informação é depois apontada numa ficha de análise31, que se torna a base para a realização dos gráficos com os

resultados da investigação. Relativamente a esta dissertação, o objeto que se pretende quantificar são as Marcas, isto é, embora existam quatro variáveis de análise (logótipos, interação, Web sites e apps), o que se pretende quantificar é o número de Marcas que apresentam determinadas caraterísticas nos logótipos, na interação, nos Web sites e nas apps.

30 As grelhas de análise construídas para esta investigação podem ser visualizadas no Anexo E, Tabelas 2-

6, pp.95-114.

31 As fichas de análise definidas para esta investigação podem ser visualizadas no Anexo F, Tabelas 7-11,

A codificação do conteúdo é uma fase importante no processo de investigação pois é aqui que são definidos os passos para a recolha e análise dos dados em estudo. Esta etapa é a base para o ponto seguinte, a apresentação e interpretação dos dados através de gráficos, dos quais, posteriormente, são obtidos e discutidos os resultados da investigação.

No documento Flat Design Branding (páginas 74-77)

Documentos relacionados