• Nenhum resultado encontrado

Abaixo, seguem a estrutura de dados e o dicionário de dados.

A figura 12, a seguir, mostra a tabela principal, “dados_cz”, do WS Zeri. Ela contém as informações do ciclo produtivo de todos os elementos da cadeia. Cada elemento elo da cadeia possui um identificador id único, um ou mais processos (campo da tabela: processo), por exemplo: manufatura do bambu, beneficiamento de óleo, extração de algum minério ou vegetal, etc.

Figura 9 . Tabela “dados_cz” do banco de dados zeri. Fonte: Do autor.

Esse processo requer um insumo (campo da tabela: insumo) para sua realização o qual é mensurado através de uma quantia (campo da tabela: quant_ins) segundo uma métrica (campo da tabela: met_ins), por exemplo: tonelada, litro, quilograma, metro cúbico, etc.

O resultado desse processo é obter certo produto (campo da tabela: produto) o qual é mensurado através de uma quantia (campo da tabela: quant_ins) segundo uma métrica (campo da tabela: met_ins), por exemplo: tonelada, litro, quilograma, metro cúbico, etc. Durante ou ao final desse processo, um resíduo (campo da tabela: residuo) pode ser gerado o qual possui uma quantia e uma métrica similarmente.

Por fim, o campo sazon define a sazonalidade do processo, ou seja, durante qual período do ano o processo ocorre.

A figura, abaixo, contém informações dos elementos elo da cadeia em uma tabela chamada “elos_cz”. Da mesma forma que a tabela anterior, o id é único para cada elemento da cadeia.

Figura 10 . Tabela “elos_cz” do banco de dados zeri. Fonte: Do autor.

O campo “nome” refere-se ao nome da companhia; o “setor”, ao ramo de atividade econômica da companhia; o “fone”, ao telefone de contato da companhia e o “email”, ao e-

mail de contato da companhia.

Para trabalhos futuros, pretende-se incluir informação de posicionamento geográfico com fim de que a busca por melhoria na cadeia zeri leve em consideração a menor distância rodoviária, aérea ou hidroviária entre os elos. O resultado da distância seria obtido através de consultas a outros web services públicos disponíveis na internet. Por isso, foram incluídos os campos “lat” (latitude geográfica) e “longi” (longitude geográfica).

A tabela, abaixo, “solucao_zeri”, contém as soluções Zeri do WS Zeri, ou seja, nela são armazenadas as correlações entre os resíduos gerados e as possíveis transformações destes em insumos para outros elos. Diferente das anteriores, o campo “id” dessa tabela não tem relação ao elemento elo da cadeia. Ele apenas identifica cada solução nesta tabela.

Fonte: Do autor.

O campo “processo” identifica em que processo ocorreu a geração de resíduo. O campo “residuo” identifica o resíduo gerado, e o campo “zeri” indica a possível transformação do resíduo em insumo.

A tabela “graduacao_zeri”, abaixo, informa, em forma de pontuação, em que nível de alinhamento à metodologia Zeri tal elemento se encontra. O campo “id” referencia cada elemento elo da cadeia.

Figura 12 . Tabela “graduacao_zeri” do banco de dados zeri. Fonte: Do autor.

O campo “grau” contém a pontuação, quanto maior a pontuação mais sustentável (menos resíduos gerados por seus processos e/ou mais resíduos consumidos da cadeia) é tal elo. E, por último, “def” é a definição verbal para tal pontuação.

Para fins de autenticação, a tabela da figura 16, abaixo, armazena os usuários que compõem os elos da cadeia. O identificador único, “id”, é o mesmo das tabelas: “dados_cz”, “elos_cz” e “graduacao_zeri”. O campo “nome” especifica o usuário, o campo “senha” armazena sua senha e o campo “ativo” diz se tal usuário já inseriu ou não os dados do seu ciclo produtivo, ou seja, se ele já integra a cadeia zeri.

Figura 13 . Tabela “usuario” do banco de dados zeri. Fonte: Do autor.

A figura, abaixo, mostra o modelo entidade-relacionamento do banco de dados do WS

Zeri.

Figura 14 . Modelo entidade-relacionamento do banco de dados. Fonte: Do autor.

Abaixo, segue a forma de como foram codificadas as informações. Abaixo, são mostrados os trechos de código dos arquivos mais relevantes para o esclarecimento da implementação.

O cliente do WS Zeri faz sua autenticação no arquivo “wszeri.html”. Ele dispara a execução do “autentica.php”. Nele, é feita a conexão com o banco de dados mysql. Caso usuário e senha informados estejam corretos, o campo “ativo” retornado pela consulta é verificado. Caso seja igual a “1”, abre-se ao usuário uma página para atualização dos parâmetros de seu elemento elo. Caso não, abre-se ao usuário uma página para a inserção dos parâmetros de seu elemento.

Após o preenchimento dos formulários, o botão “Atualizar” (ou “Cadastrar dados”, em caso de inserção) submete esses dados ao arquivo “clienteWszInsere.php”. Esse implementa o cliente do web service Zeri que fará a requisição ao servidor WS Zeri. As dezenove variáveis passadas via formulário ao “clienteWszInsere.php” são armazenadas em variáveis PHP da seguinte forma: $p0, $p1, .., $p18.

O cliente invoca o método “insereParam” do servidor (definido no escopo do cliente como “wszInsere.php”) passando essas variáveis em formato de parâmetros de função. O arquivo servidor possui a implementação do método chamado. Nele, é feita a conexão com o

banco de dados e, depois, a atualização das tabelas (ou inserção dos dados) “wszeri.elos_cz”, “wszeri.dados_cz”, “wszeri.graduacao_zeri” onde wszeri identifica a base de dados.

Ainda dentro de tal método, é realizada uma chamada a outro método, “buscaSolZeri”. Esse método fará a busca por solução Zeri para a cadeia, ou seja, considerando os parâmetros dos ciclos produtivos dos elementos da cadeia, a busca retornará possíveis elos que possam consumir os resíduos gerados por esse membro recém atualizado (ou inserido) ou verificará se algum resíduo emitido pela cadeia pode ser consumido por esse em forma de insumo.

Essa busca, no banco de dados, é feita através da correlação direta entre os campos “insumo” e “residuo” dos processos de cada membro da cadeia zeri. Caso encontre resultado (s), o método retorna os dados do (s) elemento (s) elo envolvido (s). Caso não, é retornada uma mensagem dizendo que, naquele momento, com os dados e elos inseridos na cadeia não há possibilidade de remodelagem da cadeia.

Documentos relacionados